sábado, 12 de janeiro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Creme de camarão e coentros

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

400 g de camarões 40/60

150 g de batatas

1 tomate grande

1/2 Pimento Vermelho

2 cebolas médias

2 dentes de alho

100 ml de azeite

1 colher (chá) de whisky

1 ramo de coentros

Sal e pimenta q.b.

Pão torrado ou croutons para acompanhar

Instruções de preparação:

1. Descasque os camarões. Leve ao lume uma panela com o azeite, deixe aquecer, junte as cascas e as cabeças dos camarões e deixe saltear um pouco. Adicione o whisky e deixe cozinhar até o álcool evaporar.

2. Descasque e corte grosseiramente as cebolas e os dentes de alho, junte-os à panela e deixe refogar até ficarem macios. Adicione então o tomate limpo e picado e o pimento limpo e cortado em pedaços, mexa e deixe refogar mais um pouco. Acrescente 2 l de água e as batatas descascadas e cortadas em cubos e deixe cozinhar durante 20 minutos.

3. Retire a panela do lume, reduza o conteúdo a puré, passe por um passador de rede fina, deite novamente na panela e leve ao lume. Junte o miolo de camarão e deixe cozer. Tempere com sal e pimenta e sirva quente, polvilhado com os coentros picados. Pode acompanhar com pão torrado ou croutons.

 

************

 

Bacalhau ao leite

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

600 g de bacalhau demolhado

7 dl de leite magro

1 folha de louro

1 pão de 700 g

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

2 alhos-franceses (parte branca)

3 cenouras

1 colher (café) de sal

Pimenta q.b.

Coentros q.b.

Noz-moscada q.b.

60 g de queijo ralado light

Instruções de preparação:

1. Coza o bacalhau no leite juntamente com a folha de louro, escorra-o, aproveitando o leite, e deixe amornar. Corte o pão em pedaços, coloque numa taça e regue com o leite do bacalhau. Limpe o bacalhau de peles e espinhas, desfie finamente e reserve.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique-os finamente e aloure-os num tacho com o azeite. Junte os alhos-franceses cortados em rodelas e as cenouras raladas e deixe cozinhar mais um pouco.

3. Escorra o pão do leite e junte ao preparado anterior, bem como o bacalhau. Misture tudo muito bem, rectifique os temperos de sal e pimenta e junte um pouco de coentros picados e noz-moscada. Disponha num tabuleiro, polvilhe com o queijo e leve ao forno até gratinar.

 

************

 

Frango panado no forno

Ingredientes ^(Para 4 Pessoas:)

4 peitos de frango pequenos

6 Ovos

300 g de pão ralado

250 g de farinha

50 g de farinha de milho

2 limões

1 laranja

1colher (café) de fermento em pó

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte os peitos em bifes finos e tempere com o sumo dos citrinos, sal e pimenta. Deixe ganhar sabor por cerca de 10 a 15 minutos.

2. Misture muito bem as farinhas com o fermento. Bata ligeiramente os ovos. Passe os bifes de frango pela mistura das farinhas, depois pelo ovos batidos e, por último, pelo pão ralado.

3. Disponha os panados num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 15 a 20 minutos. Sirva com arroz de ervilhas.

 

************

 

Queijada da Margarida

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

500 g de açúcar

200 g de farinha

200 g de margarina derretida

1 l de leite morno

4 Ovos

Raspa da casca de 1 limão

Margarina para untar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre com margarina um recipiente de barro ou outro que possa ir ao forno.

2. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara. Adicione a farinha e a margarina derretida e bata mais um pouco. Junte depois o leite morno, em fio e mexendo sempre até ficar uma mistura lisa. Adicione então a raspa de limão e mexa.

3. Deite a mistura anterior para o recipiente e leve ao forno durante 50 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário