sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Folhados de frango e legumes

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

150 g de frango cozido desfiado

150 g de massa folhada

100 g de cenoura

100 g de couve

100 g de courgette

1 cebola

1 dente de alho

1 dl de azeite

1 ovo

1 ramo de cebolinho

Sal e pimenta q.b.

Farinha para polvilhar

Sementes de papoila para polvilhar

Instruções de preparação:

1.  Descasque a cenoura, retire as extremidades à curgete e lave as folhas de couve. Corte estes legumes em tiras finas. Descasque e pique a cebola e o alho e aloure-os numa frigideira com o azeite. Junte os legumes e deixe saltear durante 5 minutos.

2.  Acrescente depois o frango desfiado e deixe cozinhar mais um pouco. No final, tempere com sal, pimenta e o cebolinho picado e mexa.

3.  Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada, coloque o recheio em diversos montinhos numa das margens e cubra com a outra parte da massa.

4.  Corte com um cortante redondo como se fosse um rissol, pincele com o ovo batido, polvilhe com sementes de papoila a gosto e leve ao forno a 180 graus durante cerca de 10 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

 

************

 

Empadão de atum e camarão

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1.2 kg de batatas

60 g de  manteiga

1,5 dl de leite mais 2 colheres (sopa) de leite

1 gema

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Para o recheio:

150 g de miolo de camarão

4 latas de atum

1 cebola

3 dentes de alho

0,5 dl de polpa de tomate

0,5 dl de azeite

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1.  Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer com a pele em água temperada de sal. Escorra-as, retire-lhes a pele, passa-as pelo passevite, deite numa tigela, junte o 1,5 dl de leite e a manteiga, tempere com noz-moscada e pimenta e mexa muito bem até ficar um puré.

2.  O recheio: descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar até que fique douradinho. Junte os camarões previamente descongelados, mexa, adicione o atum escorrido desfeito e a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta, mexa e deixe saltear bem. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e envolva.

3.  Deite metade do puré de batata num tabuleiro de forno ou pirex, espalhe por cima o recheio, cubra com o resto do puré, alise e pincele com a gema misturada com as 2 colheres (sopa) de leite. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que fique douradinho, retire e sirva decorado a gosto. Acompanhe com salada.

 

************

 

Fritada de carne

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de carne de porco aos cubos

800 g de batatas

50 g de pickles

4 dentes de alho

2 dl de vinho branco

0,5 dl de azeite

1 colher (sopa) de banha

2 colheres (sopa) de massa de pimentão

1 cubo de caldo de carne

1 folha de louro

Azeitonas q.b.

Coentros ou salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1.  Descasque e lave os dentes de alho, pique-os e deite-os numa tigela. Junte os cubos de carne, a massa de pimentão, a folha de louro, o vinho branco, sal e pimenta, envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2.  Deite o azeite e a banha num tacho, leve ao lume e deixe aquecer. Junte a carne escorrida, deixe fritar até ganhar cor, adicione depois a marinada e o caldo de carne e deixe cozinhar, em lume brando, até que fique macia. Acrescente água aos poucos sempre que necessário.

3.  Descasque e lave as batatas, corte-as em cubos e leve-os a fritar em óleo. Escorra, junte ao tacho da carne, envolva e sirva com os pickles picados, azeitonas e salsa picada.

 

************

 

Bolinhos recheados com marmelada

Ingredientes (Para 14 Unidades:)

150 g de marmelada

250 g de farinha

100 g de açúcar

55 g de  manteiga

2 Ovos

6 g de fermento em pó

1 pitada de canela

Leite para pincelar

Açúcar em pó para polvilhar

Papel vegetal

Película aderente

Instruções de preparação:

1.  Aqueça o forno a 200 graus. Numa tigela bata os ovos e reserve. Deite numa tigela a farinha peneirada, o açúcar, o fermento, a manteiga e os ovos, misture e amasse bem até obter uma massa macia e fofa. Tape com película aderente e deixe levedar em local morno cerca de 1 hora e 30 minutos.

2.  Molde pequenas bolinhas de massa e com a ponta do polegar faça um furo ao centro. Corte a marmelada em quadradinhos, coloque cada um dentro da massa e feche bem de modo a manter a forma de bolinha.

3.  Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as bolinhas em cima. Tape novamente com película e deixe levedar até duplicar o volume.

4.  Pincele as bolinhas com o leite e leve ao forno cerca de 12 a 15 minutos, até ficarem firmes e douradas. Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e canela e sirva.

0 comentários:

Postar um comentário