quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Tortilha de esparguete com fiambre

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

180 g de fiambre

600 g de esparguete cozido

1 raminho de salsa picada

7 Ovos

Sal e pimenta q.b.

3 colheres (sopa) de azeite

fim da lista

Instruções de preparação:

1. Corte o fiambre em tiras finas, junte-as ao esparguete cozido, adicione também a salsa picada e envolva. Bata os ovos e tempere com sal e pimenta.

2. Ligue o forno a 180 graus. Leve ao lume uma frigideira (de preferência antiaderente) com o azeite, deixe aquecer, junte a mistura do esparguete, regue com os ovos e deixe ferver.

3. Coloque depois a frigideira no forno durante 15 minutos, vire com a ajuda de um prato e deixe no forno mais 5 minutos. Retire e sirva quente decorado a gosto. Pode acompanhar com salada.

 

************

 

Filetes no forno com limão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 filetes de pescada

3 dentes de alho

100 g de manteiga derretida

1 limão

2 colheres (sopa) de sumo de limão

Raspa de 1 limão

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque, pique finamente os dentes de alho e misture-os com a manteiga derretida. Adicione o sumo e a raspa de limão, tempere com sal e pimenta e mexa.

2. Disponha os filetes de pescada numa travessa de forno, regue com o molho anterior e coloque o limão cortado em rodelas por cima.

3. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 30 a 40 minutos. Polvilhe com salsa picada e sirva com acompanhamento a gosto.

 

************

 

Peru recheado com recheio de figos

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

1 peru com aproximadamente 3 kg no máximo

2 cebolas

3 dentes de alho

3 laranjas

2 limões

0,5 dl de azeite

1 colher (sopa) bem cheia de margarina

1 cubo de caldo de carne

2 folhas de louro

1 pitada de pimentão-doce

Sal e pimenta q.b.

Fio de cozinha

Para o recheio:

500 g de carne de vaca picada

350 g de figos secos

100 g de miolo de noz

2 linguiças

1 cebola grande

3 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o peru, coloque-o num alguidar, junte água até cobrir, tempere com sal, o pimentão-doce e as folhas de louro. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em gomos e pique os dentes de alho. Lave as laranjas e os limões e corte-os em rodelas. Adicione estes ingredientes ao alguidar e reserve de um dia para o outro.

2. No dia, faça o recheio: descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique-os finamente e deite numa tigela. Retire a pele às linguiças, triture-as na picadora e junte à tigela. Adicione os figos laminados, as nozes picadas grosseiramente e a carne picada, tempere com sal e pimenta e misture bem.

3. Desfaça o caldo de carne e misture-o com a margarina. Escorra o peru, recheie-o com o preparado anterior, feche e ate com fio de cozinha. Coloque num tabuleiro, barre com a mistura da margarina, regue com 4 dl da marinada e com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, regando de vez em quando com o próprio molho, durante cerca de 1 hora e 45 minutos ou até ficar bem assado. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Bolo de nozes com natas

Ingredientes (Para 9 Pessoas:)

Para a massa:

400 g de açúcar

360 g de farinha

200 g de  manteiga

150 g de miolo de noz moído

6 Ovos

2 dl de natas

1 colher (chá) de fermento em pó

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Para a cobertura:

2 dl de natas

50 g de açúcar

Para o recheio:

100 g de nozes picadas finamente

1/2 lata de leite condensado

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata as claras em castelo. Numa tigela à parte, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme, junte as gemas e as natas e bata bem. Adicione depois a farinha misturada com o fermento e o miolo de noz moído, alternando com as claras em castelo e envolva delicadamente.

2. Deite a mistura anterior na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Prepare entretanto a cobertura: bata as natas em chantilly bem espesso adicionando o açúcar aos poucos. Reserve no frio.

3. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, regue a metade inferior com o leite condensado, polvilhe com as nozes picadas e reponha a outra metade do bolo. Barre todo o bolo com o chantilly e sirva decorado a gosto, por exemplo com metades de nozes.

 

0 comentários:

Postar um comentário