sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Croquetes de frango assado

Ingredientes (Para 12 Unidades:)

1/2 frango assado

1/2 Pimento Vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

40 g de margarina

40 g de farinha

3 dl de  leite

3 Ovos

3 colheres (sopa) de pão ralado

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Pão ralado para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Comece por retirar as peles e os ossos ao frango. Triture e reserve. Descasque e lave a cebola e os dentes de alhos e pique-os finamente. Junte-os depois

à margarina previamente derretida. Deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho.

2. Polvilhe com a farinha, mexendo sempre e vá regando aos poucos com o leite, previamente aquecido, mexendo sempre para que não fique com grumos. Rectifique o sal e tempere com pimenta. Retire do lume e reserve.

3. Lave e retire as pevides e os caroços aos pimentos. Corte-os depois em cubinhos adicionando ao preparado anterior. Junte também o frango assado, a salsa e o pão ralado. Misture tudo muito bem e deixe arrefecer.

4. Molde os croquetes. Passe-os pelos ovos, previamente batidos e pelo pão ralado. Congele-os assim ou frite-os a gosto, em óleo quente, até que fiquem douradinhos. Retire, escorra-os em papel absorvente e sirva decorados a gosto.

 

************

 

Bacalhau de Natal

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de bacalhau do lombo demolhadas

1 kg de batatas

2 cebolas

3 dentes de alho

1/2 Pimento Vermelho

50 g de amêndoa laminada

2 ovos cozidos + 1 ovo batido

2,5 dl de azeite

30 g de  manteiga

1,5 dl de  leite

6 colheres (sopa)  de maionese

1 folha de louro

Salsa picada q.b. (facultativo)

Sal e pimenta q.b.

Leite para demolhar

Farinha para passar

Instruções de preparação:

1. Mergulhe as postas de bacalhau em leite frio e deixe repousar durante 1 hora. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada com sal durante 20 minutos.

2. Escorra as postas de bacalhau, seque-as e passe-as por farinha. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte as postas de bacalhau, deixe-as fritar um pouco de cada lado e disponha-as num tabuleiro de louça ou pirex.

3. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Deite os alhos na frigideira com o azeite de fritar o bacalhau, leve de novo ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione a cebola e o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o pimento cortado em tiras finas sem as sementes e peles brancas, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando.

4. Escorra as batatas cozidas, reduza-as a puré, adicione a manteiga, mexa bem, junte o leite e o ovo batido, mexa novamente muito bem, rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.

5. Ligue o forno a 180 graus. Espalhe a mistura da cebola em cima do bacalhau e disponha depois o puré em montinhos e à volta utilizando um saco de pasteleiro com boquilha frisada. Coloque depois a maionese em cima do bacalhau em montinhos, polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, decore com os ovos cozidos picados e salsa picada e sirva quente.

 

************

 

Arroz solto de frango com linguiça

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de peitos de frango sem pele

600 g  de arroz vaporizado

200 g de cogumelos

150 g de linguiça

150 g de tomates cereja

2 dentes de alho

2 colheres (sopa)  de azeit

Sumo de 1 limão

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione os dentes de alho picados e deixe alourar um pouco. Junte depois os peitos de frango cortados em cubos, os cogumelos laminados e a linguiça em rodelas e deixe saltear muito bem até a carne ganhar cor. Tempere com sal, pimenta e o sumo de limão.

2. À parte, coza o arroz em água abundante temperada com uma pitada de sal. Escorra-o, adicione-o ao tacho da carne, envolva bem e deixe saltear mais 2 ou 3 minutos.

3. Polvilhe com salsa picada, envolva e sirva decorado com os tomates cereja cortados em quartos.

 

************

 

Pudim de chá

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

450 g de açúcar

8 Ovos

5 dl de chá a gosto bem forte

1 colher (sopa) de farinha maisena

Instruções de preparação:

1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com 150 g do açúcar salpicado com água até obter caramelo. Mexa, retire do lume e caramelize uma forma de buraco.

2. Deite 2 colheres (sopa) do restante açúcar numa tigela, junte a farinha maisena e misture bem. Adicione depois os ovos e bata muito bem. Leve um tacho ao lume com o chá e o resto do açúcar e deixe ferver durante 10 minutos ou até que o açúcar fique bem dissolvido. Junte à tigela com a mistura da maisena, em fio e mexendo sempre, passe pelo passador de rede e verta para a forma.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, em banho-maria, durante 45 minutos. Verifique se está bem cozido, retire do forno, deixe arrefecer dentro do banho-maria, depois desenforme e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário