quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Crepes fritos de marisco

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 saqueta de preparado para crepes de compra (aproximadamente 200 g)

2 dl de  leite

1 colher (sopa) de  manteiga

1 colher (sopa) de farinha

Sal e pimenta q.b.

100 g de miolo de camarão

100 g de miolo de mexilhão limpo

100 g de miolo de berbigão limpo

1 raminho de salsa

Farinha para passar

Ovo batido para passar

Pão ralado para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Prepare a massa de crepes e confeccione-a como indica a embalagem.

2. Aqueça o leite. Leve ao lume um tacho com a manteiga, deixe derreter, junte a farinha e mexa sem tirar do lume. Adicione o leite quente em fio e mexendo sempre até ficar um creme liso, tempere com sal e pimenta, junte os mariscos e a salsa picada e deixe cozinhar 3 minutos.

3. Retire o preparado anterior do lume, deixe arrefecer, divida pelos crepes, vire os bordos laterais do crepe para cima do recheio e depois enrole. Passe por farinha, depois por ovo batido e por pão ralado e leve a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos. Retire, deixe escorrer e sirva decorados a gosto.

 

************

 

Bacalhau frito regional

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 postas de bacalhau

800 g de batatas

2 cebolas

3 dentes de alho

1 dl de polpa de tomate

2 dl de azeite

2 colheres (sopa) de vinagre

1 folha de louro

Azeitonas q.b.

Coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

Farinha para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Demolhe atempadamente as postas de bacalhau em água. No dia, seque-as com um pano de cozinha e reserve-as.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Descasque e lave as batatas, corte-as em gomos, leve-os a fritar em óleo e depois escorra-os. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, passe as postas de bacalhau por farinha, junte-as à frigideira e deixe-as fritar de ambos os lados. Retire e reserve o bacalhau.

3. Rejeite metade do azeite da frigideira, adicione a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que tudo fique douradinho. Junte depois a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta, deixe refogar mais um pouco até que fique macio, regue com o vinagre, envolva e deixe ferver. Adicione novamente o bacalhau, envolva, retire do lume, coloque numa travessa, junte as batatas fritas, decore com azeitonas e coentros picados e sirva.

 

************

 

Costela mendinha de porco com galetes de polenta

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 kg de entrecosto de porco

4 dentes de alho

50 g de banha

1 dl de vinagre

1 colher (sopa) de massa de pimentão

Sal e pimenta q.b.

Para a polenta:

200 g de sêmola de milho

1 colher (sopa) de  manteiga

1 cubo de caldo de galinha

1 L de água

Sal q.b.

Manteiga para untar

Instruções de preparação:

1. Corte o entrecosto em tiras e tempere-as com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a massa de pimentão e o vinagre. Misture bem, tape e deixe marinar no frio durante 1 hora.

2. Entretanto, prepare a polenta: leve ao lume um tacho com a água, o caldo de galinha e a manteiga, deixe ferver e rectifique o sal. Adicione a sêmola de milho, aos poucos e mexendo sempre para não ficar com grumos e depois deixe cozinhar durante 15 minutos, em lume brando e mexendo de vez em quando. Barre um tabuleiro baixo com manteiga, deite-lhe a mistura, espalhe e reserve em local quente.

3. Leve ao lume uma frigideira com a banha, deixe aquecer, junte as tiras de entrecosto e deixe cozinhar, em lume brando, até ficarem bem macias. Corte a polenta em círculos com um cortador e sirva com o entrecosto, tudo regado com o molho de cozinhar a carne. Pode acompanhar também com ervilhas tortas salteadas e decore a gosto.

 

************

 

Cheesecake com compota de tomate

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de bolachas digestivas ou tipo maria

250 g de queijo creme

200 g de queijo ricotta

150 g de açúcar

80 g de Manteiga derretida

20 g de Farinha

2 dl de natas

2 Ovos

1 frasco de compota de tomate de compra

Instruções de preparação:

1. Comece por triturar as bolachas numa picadora, junte a manteiga derretida e misture bem. Espalhe no fundo de uma forma redonda de fundo amovível e pressione com os dedos de modo a formar uma base alta e compacta. Reserve no frigorífico.

2. Aqueça o forno a 170 graus. Numa tigela, misture o queijo-creme com o queijo ricotta, as natas e a farinha. Bata com a batedeira eléctrica até ficar tudo bem envolvido.

3. Junte depois um ovo de cada vez, continuando sempre a bater entre cada adição. Por fim, acrescente o açúcar aos poucos e mexa até o preparado ficar bem homogéneo. Coloque o creme na forma, sobre a base de bolacha, e leve ao forno durante 30 minutos.

4. Retire, deixe arrefecer durante cerca de 1 hora e depois barre a superfície com a compota de tomate. Reserve no frio até ao momento de servir.

0 comentários:

Postar um comentário