sexta-feira, 30 de novembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Empadas de Pato e Espinafres 

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

200 g de farinha

2 ovos

100 g de manteiga

1 colher (sopa) de água gelada

1/2 pato

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 dl de azeite

1 tomate

1/2 kg de espinafres

Sal e pimenta q.b.

Instruções de Preparação:

1. Para a massa junte numa tigela a farinha, um ovo batido ligeiramente, a manteiga à temperatura ambiente, o sal e a água; amasse muito bem. Envolva a massa obtida em película aderente e deixe descansar no frigorífico cerca de 20 minutos.

2. Para o recheio, comece por cozer o pato em água temperada com sal e pimenta. Depois de cozido, desosse e desfie o pato. Descasque e pique a cebola, mais os dentes de alho e refogue no azeite. Adicione ao refogado o pato desfiado e o tomate cortado em cubos; por fim os espinafres previamente lavados e cortados grosseiramente.

3. Tenda a massa com um rolo, numa mesa enfarinhada. Corte círculos com o corta-massas grandes o suficiente para forrar as formas. Depois de forradas as formas com a massa, preencha-os com o preparado de pato e espinafres e tape com círculos de massa. Pincele com ovo batido e leve a cozer no forno a 160 graus, durante cerca de 30 minutos. Quando se encontrarem cozidas, retire as empadas do forno e sirva. 

 

************

 

Salmão com Migas de Espargos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de pão

6 dentes de alho

1 dl de azeite

350 g de espargos verdes

4 postas de salmão

4 colheres de sopa de maionese

Sal, pimenta, azeite e coentros picados q.b.

Instruções de Preparação:

1. Corte o pão em pedaços e coloque-os numa tigela. Cubra com água e deixe humidificar. Descasque e pique os dentes de alho; refogue no azeite. Descasque as partes mais duras dos espargos e corte-os em pedaços pequenos. Junte os espargos no refogado. Reserve as pontas, que deverão cozer em água, temperada com sal, por quatro minutos. Adicione o pão, envolva tudo muito bem, tempere com sal e pimenta. De seguida, salpique com os coentros e deixe cozinhar, até começar a agarrar ao tacho. Retire do lume e reserve.

2. Tempere as postas de salmão e core-as em azeite; deixe corar quatro minutos de cada lado. No final, coloque em cada medalhão uma colher de sopa de maionese e leve a gratinar no forno a 180 graus, durante cerca de cinco minutos. Sirva o salmão com as migas de espargos e decore com as pontas dos espargos cozidos. 

 

************

 

Frango Frito      

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1,2 kg de frango

2 dentes de alho

1 dl de vinho branco

1 colher (sopa) de massa de pimentão

1 colher (sopa) de sumo de limão

1 colher (sopa) de ervas aromáticas picadas

Sal, pimenta, farinha e óleo q.b.

Instruções de Preparação:

1. Arranje o frango, lave-o e corte-o em pedaços. Marine a carne com a massa de pimentão, os dentes de alho, previamente descascados e picados, sal, pimenta, vinho branco, sumo de limão e ervas aromáticas picadas. Envolva tudo e coloque no frigorífico durante cerca de 1 hora, para marinar.

2. Escorra o frango da marinada, passe-o por farinha e frite-o em óleo quente. Depois de frito retire o frango do lume e escorra-o em papel absorvente. 

 

************

 

Bolo de Mel e Chocolate Branco            

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

170 g de manteiga

150 g de chocolate branco

200 g de açúcar amarelo

80 ml de mel

2 ovos

300 g de farinha

2,5 dl de leite

65 ml de natas

150 g de chocolate branco

Manteiga para untar

Pepitas de chocolate para decorar q.b.

Instruções de Preparação:

1. Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal.

2. Para o bolo misture a manteiga em pedaços, com o chocolate, o açúcar, o mel e o leite numa frigideira e leve a lume brando mexendo sempre, até estar tudo derretido, retire do lume e deixe arrefecer. Adicione o leite, os ovos, a farinha peneirada e misture até ficar um creme homogéneo. Verta este preparado na forma e leve a cozer no forno a 150 graus, durante cerca de uma hora e 30 minutos. Depois do bolo estar cozido, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.

3. Para a cobertura, leve ao lume as natas, até estas levantarem fervura; adicione o chocolate e mexa para derreter. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e verta sobre o bolo. Polvilhe com pepitas de chocolate e sirva. 

0 comentários:

Postar um comentário