sábado, 22 de setembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Empadas de pescada com delícias do mar

Ingredientes (Para 12 Pessoas:)

Para a Massa:

350 g de farinha

4 colheres (sopa) de azeite

1 ovo

1 dl de água

1 pitada de sal

Farinha para polvilhar

Gema para pincelar

Para o recheio

500 g de peixe branco

1 colher (chá) de sal

1 cebola

2 dentes de alho

2colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de farinha bem cheia

200 g de delícias do mar

sumo de limão q.b.

ervas aromáticas q.b.

Instruções de preparação:

1. Prepare o recheio: coza o peixe em água com sal, escorra, deixe amornar e limpe de pele e espinhas. Lasque e reserve. Reserve 4 dl do caldo do peixe e passe pelo passador de rede. Reserve.

2. Num tacho, coloque a cebola e os dentes de alho picados, junte o azeite e deixe saltear mexendo de vez em quando. Acrescente depois a farinha, mexendo sempre, e regue com o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre até engrossar.

3. Retire o tacho do lume, junte as delícias do mar picadas e o peixe lascado, regue com um pouco de sumo de limão, rectifique o sal e tempere com pimenta e ervas picadas. Deixe arrefecer.

4. Prepare a massa: misture a farinha com o azeite, o ovo e a água, tempere com uma pitada de sal e amasse tudo muito bem até que obtenha uma massa bem ligada. Estenda-a numa bancada polvilhada com farinha, corte círculos de massa e forre com elas pequenas formas. Corte a restante massa em círculos mais pequenos para fazer as tampas e reserve.

5. Distribua o preparado de peixe e delícias pelas formas, pincele os bordos com gema batida, coloque as tampas, pincele novamente e pressione a toda a volta para fechar. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, durante 20 minutos, ou até ficarem douradinhas. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

 

***************

 

Fusilli com salmão, camarão e molho de tomate

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

5 tomates maduros

1 cebola

4 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de  orégãos

1 colher (sobremesa) de sal

Pimenta acabada de moer

350 g de massa fusilli

150 g de miolo de camarão

2 filetes de salmão limpos de pele e espinhas

1 raminho de salsa ou coentros picados

Instruções de preparação:

1. Mergulhe os tomates em água a ferver durante 15 segundos, depois retire-os, passe-os por água fria, retire-lhes a pele, corte-os ao meio, rejeite as pevides e corte-os em pedaços.

2. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho, deite-os para um tacho, junte o azeite e leve ao lume a cozinhar até a cebola ficar macia, adicione o tomate, os orégãos, tempere com sal e pimenta, misture, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.

3. Leve ao lume um tacho com água, quando ferver junte a massa, mexa e deixe cozer durante 9 minutos. Escorra e reserve.

4. Triture o preparado do tomate até ficar um puré e leve de novo ao lume. Adicione o miolo de camarão e o salmão cortado em cubos, tape e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte a massa escorrida, envolva e sirva polvilhado com coentros ou salsa picada.

Dica do chefe - Se verificar que o tomate libertou pouco líquido, junte um pouco de água quente ao molho para que não fique demasiado espesso.

Conselho da nutricionista - Esta receita é rica em ómega 3.

 

************

 

Massa gratinada de frango e farinheira

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

500 g de massa farfalle

2 peitos de frango

1 farinheira

2,5 dl de bechamel

1,5 dl de natas

120 g de queijo parmesão

2 colheres (sopa) de azeite

Raspa de 1 limão

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume uma panela com água, sal e um fio do azeite e deixe ferver. Junte a massa e deixe cozer pelo tempo de cozedura indicado na embalagem. Retire e escorra.

2. Tempere os peitos de frango com sal, pimenta e raspa de limão e aloure-os numa frigideira com o restante azeite. Retire, coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos.

3. Na mesma frigideira, acrescente a farinheira sem pele e leve a lume brando, deixando libertar a gordura.

4. Coloque a massa num pirex de forno, junte a farinheira, o frango cortado em fatias, o bechamel e as natas. Rectifique o sal, tempere com pimenta e envolva tudo. Polvilhe com o queijo parmesão e um pouco mais de raspa de limão e leve ao forno, a 200 graus, durante 8 minutos ou até gratinar.

 

************

 

Strogonoff de chocolate com nozes

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

4 dl de  leite

2 gemas

120 g de açúcar

3 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (sopa) de farinha maisena

1 colher (chá) de essência de baunilha

para cobertura

2 dl de natas

2 claras

4 colheres (sopa)de açúcar

Miolo de noz picado q.b.

Chocolate picado q.b.

Instruções de preparação:

1. Deite o leite para um recipiente de louça ou pirex, junte as gemas, o açúcar, o cacau em pó, a farinha maisena e a essência de baunilha e mexa bem. Leve depois ao microondas a 1000 watts, mexendo de vez em quando, durante 7 minutos ou até ficar um creme liso. Retire do microondas e deixa arrefecer.

2. Prepare a cobertura: bata as natas em chantilly e reserve-as no frigorífico. Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes. Adicione depois o chantilly e misture delicadamente.

3. Deite a mistura anterior para um saco de pasteleiro e disponha em montinhos por cima do creme frio. Polvilhe com chocolate picado e nozes picadas a gosto e sirva fresco.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário