quinta-feira, 20 de setembro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Muffins de arroz com creme de frango

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

500 g de arroz cozido

80 g de bacon em fatias finas

50 g de queijo em pó

3 Ovos

2 dl de  leite

4 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 raminho de salsa picada

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Para o recheio:

300 g de peito de frango cozido

300 g de requeijão

1 raminho de salsa picada

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus barre as formas com margarina e polvilhe com farinha. Corte o peito de frango em pedaços e pique-o na picadora.

2. Adicione à carne picada, requeijão, salsa, sal e pimenta, misture bem. Corte o bacon em pedaços pequenos, salteio-os na frigideira até ficarem crocantes e misture ao preparado anterior. Reserve.

3. No liquidificador coloque o arroz, os ovos, o azeite e o leite, bata bem. Coloque o preparado numa tigela, junte o queijo em pó, o fermento e o preparado no passo anterior que reservou, misture delicadamente.

4. Coloque uma porção em cada forma e leve ao forno cerca de 20 minutos. Retire, deixe repousar, desenforme e sirva frio.

Nota do Chefe: pode optar por outro recheio a gosto (legumes, peixe, ou outro tipo de carne)

 

************

 

Calulu de peixe

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 kg de garoupa

500 g de camarões 30/40

350 g de abóbora

200 g de batatas-doces

5 quiabos

2 beringelas

1/2 couve lombardo

2 tomates maduros

2 cebolas

20 g de farinha

1 dl de óleo de palma

1 raminho de manjerona

1 folha de louro

Sal e piripiri q.b

Instruções de preparação:

1. Descasque os camarões e deixe alguns com casca. Arranje a garoupa e corte-a em pedaços. Deite as espinhas e a casca dos camarões para um tacho, junte1 l de água, leve ao lume e deixe ferver até obter um caldo.

2. Descasque as batatas-doces, as beringelas, a abóbora e as cebolas, corte as batatas, as beringelas e a abóbora em pedaços e pique as cebolas. Pele os tomates, retire-lhes as sementes e pique-os. Lave os quiabos e corte-os ao meio. Arranje a couve e corte-a em pedaços.

3. Leve um tacho ao lume com o óleo de palma, a cebola, a folha de louro e o ramo de manjerona e deixe refogar um pouco. Adicione a beringela, o tomate, os quiabos, a abóbora, a batata-doce e a couve, acrescente o caldo que preparou até cobrir e deixe cozinhar mais 10 minutos. Adicione o peixe e os camarões, tempere com sal e piripiri, tape e deixe cozinhar até tudo ficar macio mas sem os legumes se desfazerem.

4. No final, dissolva a farinha num pouco de água, adicione ao tacho, agite o tacho para misturar e deixe cozinhar até engrossar o molho. Retire e sirva de imediato.

 

************

 

Panados de porco com arroz colorido

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

700 g de febras de porco

350 g de arroz

100 g de cogumelos

100 g de ervilhas congeladas

100 g de milho congelado

1 cenoura

1 cebola

3 dentes de alho

3 Ovos

0,5 dl de azeite

1/2 cubo de caldo de galinha

Sumo de limão q.b.

Pimentão-doce q.b.

Sal e pimenta q.b.

Pão ralado para passar

Farinha para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Retire a gordura às febras, corte as maiores ao meio e tempere-as com 1 dente de alho picado, sumo de limão, um pouco de pimentão-doce, sal e pimenta. Deixe repousar durante 30 minutos.

2. Arranje e lave os cogumelos e corte-os em fatias. Descasque e lave a cenoura e corte-a em cubinhos. Descasque e lave a cebola e os restantes alhos e pique tudo finamente. Leve um tacho ao lume com o caldo de galinha e 8 dl de água, tempere com sal e pimenta se necessário e deixe ferver.

3. Noutro tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo sempre, até ficar douradinho. Adicione depois os cogumelos, a cenoura, as ervilhas e o milho e deixe saltear, mexendo de vez em quando, durante 3 minutos. Junte então o arroz, envolva bem, acrescente o caldo que preparou e deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de 20 minutos ou até que o arroz fique cozido.

4. Escorra as febras, passe-as por farinha, pelos ovos previamente batidos e por pão ralado e leve-as a fritar em óleo até ficarem douradinhas de ambos os lados. Retire, deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e depois sirva decoradas a gosto e acompanhadas com o arroz.

 

************

 

Natas Areadas

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de bolachas Maria

150 g de açúcar

40 g de farinha maisena

1 lata de leite condensado

7 dl de  leite

4 dl de natas frescas

6 gemas

2 casquinhas de limão

1 pau de canela

Granulado de chocolate para polvilhar

Instruções de Preparação:

1. Deite o leite num tacho, junte o leite condensado, as cascas de limão e o pau de canela e leve ao lume, mexendo sempre até ferver.

2. Numa tigela, misture as gemas com a farinha maisena e junte depois o preparado do leite, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, rejeite as cascas de limão e o pau de canela, deite numa tigela e mexa.

3. Numa taça funda, disponha camadas alternadas do creme e das bolachas, sendo que a última camada deve ser de creme e deixe arrefecer. Bata as natas em chantilly firme, adicionando o açúcar aos poucos e batendo sempre muito bem. Disponha por cima, polvilhe com granulado de chocolate e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário