segunda-feira, 30 de julho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Vol-au-vent com creme de atum e cogumelos

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 lata de atum ao natural

50 g de cogumelos em lata

1 requeijão

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de sumo de limão

1 pitada de sal e pimenta acabada de moer q. b.

12 mini vol-au-vent de compra

Salsa picada q.b.

Instruções de preparação:

1. Escorra muito bem o atum da água. Escorra também os cogumelos, corte-os em fatias e reserve 12 delas para a decoração.

2. Pique as restantes fatias de cogumelos, deite-os para uma taça e misture-lhes o requeijão previamente esmagado. Junte também o atum bem desfeito, o azeite e o sumo do limão e misture bem. Rectifique o sal e junte uma pitada de pimenta acabada de moer.

3. Encha os vol-au-vent com a mistura anterior e decore com as fatias de cogumelos que reservou. Polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

 

************

 

Arroz de camarão

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

500 g de arroz

500 g de miolo de camarão

6 camarões grandes

1 pimento amarelo

1 cebola

2 dentes de alho

1,5 dl de polpa de tomate

1 dl de azeite

1 cubo de caldo de marisco

1 folha de louro

1 ramo de coentros

Sumo de limão q.b.

Piripiri q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Lave o pimento, corte-o ao meio, retire-lhe as sementes e peles brancas e corte-o depois em cubinhos.

2. Descongele os camarões e o miolo de camarão e tempere-os com sumo de limão, sal e pimenta. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione depois a cebola e os alhos e deixe refogar bem, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique transparente. Junte depois a polpa de tomate e o pimento e deixe refogar durante mais 2 minutos.

3. Acrescente 1,5 L de água, a folha de louro e o ramo de coentros, deixe começar a ferver, adicione o caldo de marisco, tempere com sal e pimenta (ou piripiri), junte o arroz, o miolo de camarão e os camarões inteiros e deixe cozinhar durante mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Verifique se o arroz está bem cozido e ''malandrinho'', junte coentros picados, envolva e sirva decorado a gosto.

Sugestão do Chefe - Pode utilizar pimento verde ou vermelho se preferir.

 

************

 

hambúrgueres recheados

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

800 g de carne picada

200 g de queijo fatiado

2 Ovos

1 cebola

2 dentes de alho

manjericão picado q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Disponha a carne numa tigela, junte a cebola, os dentes de alho e o manjericão e misture muito bem.

2. Tempere com sal e pimenta, junte os ovos e envolva.

3. Disponha numa bancada ou num prato um aro de metal, verta um pouco da mistura da carne e por cima coloque uma fatia de queijo cortada em pedaços.

4. Verta por cima mais um pouco de carne, calque bem e reserve. Repita o mesmo para os restantes hambúrgueres até terminar a carne. Leve depois a grelhar de ambos os lados. Retire e sirva os hambúrgueres decorados a gosto.

 

************

 

Pudim de frutos vermelhos e brioche

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

16 fatias de pão brioche de compra (formato pão de forma)

100 g de frutos vermelhos variados

5 dl de natas

2,5 dl de  leite

3 gemas mais 2 ovos

3 colheres (sopa) de açúcar

Margarina para untar

Açúcar mascavado para polvilhar

Para o puré:

Lista de  4 itens

300 g de morangos

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

Sal e pimenta preta q.b.

Instruções de preparação:

1. Faça o puré: lave, seque e retire o pé aos morangos, corte-os grosseiramente e leve-os ao lume numa frigideira durante 5 minutos. Junte depois o açúcar, o vinagre e uma pitada de sal e outra de pimenta preta. Deixe cozinhar mais um pouco, retire e triture com a varinha mágica. Reserve.

2. Ligue o forno a 170 graus. Unte com margarina um prato de forno fundo e forre-o depois com papel vegetal. Barre um dos lados das fatias de brioche com o puré de morango. Espalhe as fatias de pão pelo prato de forno, sobrepondo duas ou três camadas e distribuindo alguns frutos vermelhos na camada do meio.

3. Misture o açúcar, os ovos, as gemas, as natas e o leite com varas de arame. Deite esta mistura sobre o pão e deixe repousar cerca de 10 minutos. Polvilhe depois com açúcar mascavado e leve a cozer durante 45 a 55 minutos. Retire, deixe arrefecer e leve ao frio durante 1 hora. Sirva com o restante puré de morango.

 

0 comentários:

Postar um comentário