domingo, 24 de junho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Pastéis de massa tenra com atum

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

300 g de farinha

3 latas de atum ao natural

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de natas de soja

2 colheres (sopa) de  manteiga

1 colher (sopa) de banha de porco

1,5 dl de água morna

Azeite q.b.

sumo de limão q.b.

Folhas de orégãos frescos q.b.

sal e pimenta preta q.b.

Farinha para polvilhar

óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Peneire a farinha para uma tigela e junte um pouco de sal fino. Adicione a água morna, acrescente depois a manteiga e a banha e amasse bem.

2. Descasque e pique a cebola e os alhos e leve-os a alourar num tacho com azeite. Junte o atum escorrido e folhas de orégãos e mexa. Acrescente depois as natas e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Mexa bem e retire do lume.

3. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Distribua pequenas porções do preparado de atum e tape com a massa, pressionando os intervalos com os dedos.

4. Corte os pastéis com um cortador de massa, formando pequenas almofadas, e frite-os em óleo quente, de ambos os lados. Retire com uma escumadeira e coloque a escorrer sobre um papel absorvente.

 

************

 

Pudim de pescada

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

350 g de lombos de pescada sem pele e espinhas

200 g de fatias de pão de forma

1 l de leite gordo

5 Ovos

1 cebola média

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de  manteiga

Raspa da casca de 1/2 limão

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Manteiga para untar

Pão ralado para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Unte muito bem com manteiga e polvilhe com pão ralado uma forma de pudim com buraco, de preferência antiaderente.

2. Descasque e pique finamente a cebola e corte o pão em cubos. Coza os lombos de pescada no leite temperado com sal e pimenta e com a folha de louro e o dente de alho inteiro descascado. Retire do lume, escorra e desfie finamente a pescada. Deite 5 dl do leite da cozedura para uma tigela, rejeite o alho e o louro, adicione o pão e deixe demolhar durante cerca de 5 minutos. Depois escorra o pão num passador de rede para retirar o excesso de leite.

3. Leve uma frigideira larga ao lume brando com a manteiga e a cebola picada e deixe refogar até ficar macia. Junte o peixe, mexa, deixe cozinhar mais 2 minutos, retire do lume, adicione o pão e depois as gemas, mexendo sempre, e tempere com sal, pimenta e a raspa de limão. Bata as claras em castelo, envolva-as na mistura e verta na forma.

4. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos, retire, deixe repousar 5 minutos, desenforme e sirva. Pode acompanhar com salada e molho de tomate se gostar.

 

************

 

Tirinhas de vitela salteadas com presunto

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

700 g de carne de vitela em tirinhas

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 dl de vinho branco

Sal e pimenta moída no momento q.b.

150 g de presunto fatiado

3 colheres (sopa) de azeite

800 g de batatas

Óleo para fritar

Salsa q.b.

Instruções de preparação:

1. Deite as tiras de carne para uma tigela e tempere-as com os dentes de alho picados finamente, a folha de louro partida, o vinho branco, sal e pimenta moída ao momento. Deixe marinar durante 30 minutos.

2. Corte o presunto em pedacinhos. Aqueça uma frigideira com o azeite, junte o presunto e deixe cozinhar mexendo sempre até que fique bem frito. Retire-o depois com uma escumadeira e reserve.

3. Junte a carne escorrida à frigideira onde fritou o presunto e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até que fique dourada. Junte depois a marinada, deixe acabar de cozinhar, deite para uma travessa e polvilhe com os pedacinhos de presunto.

4. Descasque as batatas, lave-as, corte-as em rodelas e frite-as em óleo a gosto. Retire-as, escorra-as, junte-as à carne, polvilhe com salsa picada e sirva.

 

************

 

Requeijadas

Ingredientes (Para 12 Unidades:)

350 g de requeijão

300 g de açúcar

6 Ovos

2 carcaças

1 pitada de canela em pó

Mel q.b.

Nozes q.b.

Margarina para untar

Caixinhas de papel

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus e unte muito bem forminhas com margarina. Parta o pão em pedaços, deite-os no liquidificador e ligue até ficar bem picado. Adicione o requeijão, os ovos, o açúcar e a canela e ligue até ficar uma mistura homogénea.

2. Distribua a mistura anterior pelas formas e leve ao forno durante 20 a 30 minutos ou até que fiquem cozidas. Retire, deixe arrefecer, desenforme e coloque em caixinhas de papel.

3. Sirva as requeijadas regadas com um pouco de mel e decoradas com nozes por cima.

 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário