sexta-feira, 15 de junho de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Beringela com ovo

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

1 beringela

3 Ovos

2 colheres (sopa) de farinha

1 colher (sopa) de salsa picada

sal grosso q.b.

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Lave a beringela, corte-a em fatias e tempere com sal grosso. Deixe repousar durante 1 hora.

2. Após esse tempo, bata os ovos com a farinha e a salsa picada. Sacuda o sal das fatias de beringela e passe-as por este polme.

3. Frite-as depois em óleo quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhas. Retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva.

 

************

 

Pargo em papelote

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 filetes de pargo com pele

4 cogumelos de paris frescos

12 espargos verdes frescos

6 colheres (sopa) de  manteiga

1,5 dl de caldo de peixe

1 raminho de cebolinho

4 raminhos de tomilho

4 casquinhas de limão

Sal e pimenta q.b.

Manteiga para untar

Papel vegetal

Instruções de preparação:

1. Tempere os filetes de pargo com sal e pimenta. Lave e lamine os cogumelos sem os separar. Rejeite a extremidade aos espargos, descasque a parte verde com um descascador de cenoura e corte-os depois ao meio, no sentido do comprimento. Pique finamente o cebolinho.

2. Leve uma frigideira ao lume forte com 2 colheres (sopa) da manteiga, junte os filetes com a pele virada para cima e deixe cozinhar cerca de 4 minutos apenas desse lado. Retire e reserve.

3. Ligue o forno a 220 graus. Dobre quatro folhas de papel vegetal ao meio e pincele ligeiramente as margens com manteiga derretida. Deite 2 colheres (sopa) do caldo de peixe no centro de cada uma, junte depois os filetes com a pele virada para baixo e três metades de espargos de cada lado do peixe. Por cima, disponha um cogumelo laminado, um raminho de tomilho, uma casquinha de limão, o cebolinho picado e 1 colher (sopa) da restante manteiga. Dobre depois as margens do papel vegetal para fechar em forma de ''embrulho'' com o formato de meia-lua e disponha num tabuleiro com a dobra virada para baixo.

4. Leve ao forno durante cerca de 7 minutos, retire e sirva no papel. Pode acompanhar com arroz selvagem.

Sugestão do Chefe - Se preferir, use papel de alumínio em vez de vegetal. Nesse caso, não necessita pincelar o papel com manteiga.

 

************

 

Tiras de entrecosto com alho e coentros

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

700 g de entrecosto misto

2 dentes de alho

1 dl de vinho branco

1 ramo de coentros

1 colher (sopa) de massa de pimentão

2 colheres (sopa) de Azeite

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave os dentes de alho e esmague-os. Corte o entrecosto em pedaços pequenos, disponha-os numa tigela, tempere com a massa de pimentão, os dentes de alho, sal e pimenta e o vinho branco.

2. Lave e pique os coentros. Numa frigideira aqueça o azeite, junte a carne e deixe alourar em lume brando. Junte os coentros picados e deixe ferver. Retire e sirva a carne com fatias de pão a acompanhar ou com outro acompanhamento a gosto.

 

************

 

Mousse de limão com iogurte grego

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

3 limões

2 iogurtes gregos naturais

1 lata de leite condensado

4 claras

40 g de gelatina em pó

Groselhas, hortelã e limão para decorar

Instruções de preparação:

1. Lave os limões, raspe-lhes a casca e reserve. Retire-lhes também o sumo e aqueça-o em banho-maria, sem deixar ferver. Adicione a gelatina em pó, mexa, retire do lume e deixe repousar cerca de 5 minutos.

2. Misture o leite condensado com os iogurtes, a gelatina dissolvida e a raspa dos limões. À parte, bata as claras em castelo, acrescente-as ao creme anterior e depois verta-o para uma taça grande.

3. Decore com groselhas, hortelã e meias-luas de limão e leve ao frigorífico até ao momento de servir.

Sugere quem sabe - Para atribuir mais frescura ao doce, pode acrescentar-lhe alguns pedaços de abacaxi ou ananás. Quando aquecer a gelatina não a deixe ferver ou ficará fibrosa.

0 comentários:

Postar um comentário