sábado, 19 de maio de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa alentejana com bacalhau e ovo escalfado

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

2 postas de bacalhau demolhadas

500 g de pão rústico fatiado

4 Ovos

2 dentes de alho

1,5 dl de azeite

1ramo de coentros

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Para preparar esta sopa alentejana, leve ao lume um tacho com água e sal. Corte as postas de bacalhau ao meio e leve a cozer na água fervente. Retire e reserve. Escalfe os ovos na mesma água durante 5 minutos. Retire e reserve.

2. Descasque os dentes de alho, coloque-os num copo alto, acrescente-lhes o azeite, os coentros lavados e um pouco do caldo anterior e triture bem com a varinha-mágica. 

3. Misture depois o restante caldo de bacalhau e mexa. Reserve.

4. Corte as fatias de pão em quatro partes e divida-as por tigelas individuais. Distribua os ovos e o bacalhau pelas tigelas. Regue com o caldo anterior bem quente, cubra com película aderente e aguarde cerca de 7 minutos. Retire a película e sirva. 

 

************

 

Pescada de veludo

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

700 g de pescada ou outro peixe para cozer

1,200 kg de batatas

2 cebolas

2 dentes de alho

1 lata grande de cogumelos laminados

2 dl de  leite

1 dl de azeite

Salsa q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Pão ralado para polvilhar

Instruções de preparação:

1. Leve a pescada a cozer em água temperada de sal. Depois de cozida, escorra-a, retire-lhe a pele e as espinhas. Lasque-a finamente e reserve-a.

2. Lave as batatas e leve-as a cozer com a pele em água temperada com sal. Depois de cozidas, descasque-as, coloque-as num passe-vite e passe-as para uma tigela grande, regue depois com o leite e tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Misture tudo muito bem.

3. Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer, junte a cebola picada e os dentes de alho picados, deixe refogar tudo muito bem. Junte depois os cogumelos laminados, previamente escorridos e misture tudo muito bem.

4. Retire do lume, junte a mistura à tigela do puré de batata. Junte também o peixe lascado, a salsa picada e envolva tudo.

5. Disponha esta mistura num tabuleiro, polvilhe com pão ralado e leve ao forno na função grill até que fique coradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Galinha corada à moda da Bairrada

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 galinha

4 dentes de alho

50 g de banha

300 ml de vinho branco

50 ml de azeite

1 caldo de carne

Sumo de 1 limão

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Corte a galinha em pedaços, tempere com os dentes de alho picados, o vinho branco, sal, pimenta e o caldo de carne desfeito. Envolva e deixe marinar, durante 20 minutos.

2. Transfira o frango e a marinada para um tabuleiro, junte a banha e o azeite e envolva novamente. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 50 minutos, virando de vez em quando.

3. Após o tempo indicado, regue com o sumo de limão e deixe assar, durante mais 10 minutos. Sirva, acompanhado com batatas assadas com pele e decorado com gomos de laranja.

 

************

 

Panacota de baunilha e ananás

Panacota de baunilha e ananás

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1/2 ananás

1 l de natas frescas

25 g de  manteiga

12 folhas de gelatina

2 vagens de baunilha

6 colheres (sopa) de açúcar branco

• 3colheres (sopa) de açúcar mascavado

Instruções de preparação:

1. Comece por demolhar as folhas de gelatina, num pouco de água fria. Num tacho, misture as natas com o açúcar branco, adicione o interior das vagens de baunilha e leve a lume brando, até as natas começarem a ferver.

2. Retire o tacho do lume, junte as folhas de gelatina, bem escorridas, mexa e deixe repousar, por cerca de 5 minutos. De seguida, distribua por formas individuais ou deite numa forma grande e leve ao frigorífico, por cerca de 3 horas.

3. Descasque e corte o ananás em pequenos cubos.

4. Coloque a manteiga numa frigideira, junte o açúcar mascavado, leve ao lume e deixe derreter. Adicione o ananás, aumente o lume, até começar a fervilhar, volte a baixar e deixe caramelizar, mexendo. Deite sobre a panna cotta, depois de desenformada, e sirva.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário