sexta-feira, 4 de maio de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Sopa de brócolos

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de sobras de brócolos cozidos

1 batata média

1/2 alho-francês

1 cebola média

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 ramo de coentros

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave o alho-francês e corte-o em pedaços. Descasque a batata, a cebola e os dentes de alho, corte a batata em cubos e a cebola em pedaços grosseiros.

2. Leve uma panela ao lume com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione o alho francês e os cubos de batata e mexa. Reserve alguns brócolos cozidos, junte os restantes à panela, acrescente 1,5 L de água e deixe cozer até os legumes ficarem macios.

3. Retire do lume adicione os coentros e reduza a puré. Tempere com sal e pimenta e sirva com os brócolos cozidos que reservou por cima. Pode regar com um fio de azeite e acompanhar com cubos de pão torrados.

 

************

 

Gratinado de atum

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

250 g de massa tricolor (macarrão ou outra a gosto)

3 latas de atum

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de polpa de tomate

3 colheres (sopa) de azeite

5 dl de bechamel

100 g de queijo ralado

80 gde azeitonas pretas sem caroço

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Coza a massa em água temperada de sal. Depois escorra-a, passe-a por água fria e deixe escorrer novamente.

2. Ligue o forno a 180 graus. Escorra o atum e desfaça-o com um garfo. Descasque a cebola e os dentes de alho, lave-os e pique-os finamente.

3. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Adicione a polpa de tomate, mexa e deixe refogar mais um pouco. Junte depois o atum, a massa, as azeitonas cortadas em rodelas e salsa picada a gosto, envolva e rectifique os temperos.

4. Disponha a mistura anterior num tabuleiro ou pirex, regue com o bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até que fique bem douradinho. Retire do forno e sirva de imediato.

 

************

 

Bife com natas

Ingredientes (Para 2 Pessoas:)

2 bifes de vaca

2 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de vinho branco

2 dl de natas

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Tempere os bifes com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com o óleo, deixe-o aquecer bem, junte os bifes e deixe-os cozinhar a gosto de ambos os lados. Retire-os da frigideira e reserve-os no quente.

2. Escorra a gordura da frigideira, leve de novo ao lume, junte o vinho, deixe ferver, adicione as natas, tempere de sal e deixe ferver até obter um molho cremoso.

3. Regue os bifes com o molho de natas e sirva com acompanhamento e decoração a gosto.

 

************

 

Mousse enformada de melancia

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

700 g de melancia sem pevides nem casca

180 g de açúcar

600 ml de natas para bater

12 folhas de gelatina incolor

Hortelã para decorar

Instruções de preparação:

1. Demolhe a gelatina em água fria. Corte a melancia em pedaços, reserve alguns para decorar, coloque os restantes num tacho e junte 100 g do açúcar. Leve ao lume e deixe reduzir, mexendo de vez em quando. Adicione a gelatina escorrida e mexa para ficar bem dissolvida. Retire e deixe arrefecer um pouco.

2. À parte, bata as natas com o restante açúcar até aumentarem de volume.

3. Deite parte do preparado de melancia numa forma retangular (ou tipo bolo inglês) e leve ao congelador alguns minutos para solidificar mais depressa.

4. Junte depois as natas ao restante creme de melancia e mexa. Deite na forma sobre o preparado de melancia já solidificado. Leve ao frigorífico durante algumas horas. Desenforme e sirva decorada com a melancia que reservou e com hortelã.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário