quarta-feira, 7 de março de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Empadas com carilada de peixe

Ingredientes (Para 12 Unidades:)

750 g de peixe para cozer (pescada, maruca, perca, etc.)

1 colher (café) de sal

1 cebola

3 dentes de alho

2 colheres (sopa) de óleo de girassol

1 colher (chá) de caril em pó

1 colher (café) de cominhos em pó

2 dl de creme de soja (natas)

1 raminho de coentros

8 folhas de massa filo

1 malagueta

Creme vegetal para pincelar

Instruções de preparação:

1. Coloque o peixe num tacho com água fria e sal, leve ao lume até ferver, desligue o lume e deixe o peixe arrefecer dentro da água. Reserve a água e limpe o peixe de pele e espinhas. Reserve.

2. Descasque, pique finamente e aloure a cebola e os alhos num tacho com o óleo. Junte o caril e os cominhos e mexa bem. Adicione depois 1,5 dl da água do peixe, mexa e deixe ferver.

3. De seguida, junte o creme de soja, mexa e deixe ferver até o molho ficar cremoso. Adicione o peixe ligeiramente desfeito, misture e deixe cozinhar até a mistura ficar cremosa. Rectifique o sal, junte os coentros picados e misture.

4. Ligue o forno a 180 graus. Pincele 4 folhas de massa filo com creme vegetal e sobreponha-as. Corte depois em 6 quadrados e forre pequenas formas para empada. Repita a operação com as restantes folhas.

5. Recheie as formas com a mistura do peixe e leve ao forno até a massa ficar douradinha. Retire, deixe arrefecer, decore com a malagueta cortada em rodelas e sirva mornas ou frias.

Nota:

Massas saudáveis - A substituição de massa filo por massa folhada, permite reduzir significativamente a quantidade de gordura ingerida, sendo por isso um benefício nas dietas de controlo de colesterol.

 

************

 

Salmão grelhado na crosta

Ingredientes (Para 2 Pessoas:)

2 filetes de salmão com a pele com aproximadamente 200 g cada

1/2 courgette

1/2 Pimento Vermelho

1/2 pimento amarelo

4 cogumelos grandes

2 espargos verdes

2 rabanetes

1 tomate

1 dl de azeite

4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 raminho de cerefólio

1 raminho de tomilho

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Lave e corte a courgette em palitos grossos ou em rodelas. Retire as pevides e peles brancas aos pimentos e corte-os em tiras grossas. Limpe os espargos e corte-os ao meio. Lave e corte o tomate em gomos grossos, lave também os cogumelos e corte-os ao meio.

2. Deite todos os legumes anteriores para um tabuleiro, tempere com sal e pimenta, junte o tomilho, regue com metade do azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 minutos.

3. Tempere os filetes de salmão com sal grosso. Leve ao lume uma frigideira antiaderente, deixe aquecer, junte o salmão com a pele voltada para baixo e deixe cozinhar até a pele ficar douradinha. Vire e deixe cozinhar do outro lado até ficar douradinho mas não muito passado. Disponha-o num prato, retire-lhe a pele com a ajuda de uma faca, leve-a novamente à frigideira e deixe cozinhar, em lume brando, até ficar bem crocante.

4. Retire os legumes do forno e coloque-os num prato. Junte o salmão, regue com o resto do azeite e com o vinagre balsâmico e sirva decorado com os rabanetes cortados, o cerefólio e a pele do salmão crocante.

Sugestão do Chefe - Utilize pimento verde se não encontrar pimento amarelo.

 

************

 

Ensopado de frango

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 frango

300 g de cogumelos frescos

1 alho-francês

1 cebola

3 dentes de alho

1 lata grande de tomate pelado

2 dl de vinho branco

6 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje e lave os cogumelos e corte-os em quartos. Leve uma frigideira ao lume com 2 colheres (sopa) do azeite, deixe aquecer, junte os cogumelos e deixe-os saltear até ficarem douradinhos. Retire do lume e reserve.

2. Arranje e corte o frango em pedaços. Leve um tacho ao lume com as restantes 4 colheres (sopa) do azeite, deixe aquecer, junte os pedaços de frango e deixe-os cozinhar até ficarem douradinhos de ambos os lados.

3. Entretanto, descasque a cebola e os alhos e pique tudo. Lave o alho francês, rejeite-lhe a parte verde e pique a parte branca. Adicione todos estes legumes ao tacho do frango, misture e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte depois o tomate pelado picado com o molho e o vinho branco, tempere com sal e pimenta, adicione a folha de louro e deixe cozinhar durante 30 minutos.

4. Adicione os cogumelos salteados, envolva, retire do lume e sirva decorado a gosto a acompanhado com batatas cozidas ou com fatias de pão torrado.

 

************

 

Bolinhos de chuva

Bolinhos de chuva

Para quando houver chuva, estes bolinhos chegam! Experimente estes bolinhos de chuva

Se chove lá fora, então temos de preparar estes bolinhos de chuva - São tão bons! Com um cházinho, são um autêntico fenómeno. O que lhe parece?

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

300 g de farinha

2 dl de  leite

2 Ovos

1 colher (sopa) de fermento

Açúcar amarelo para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Deite o fermento e a farinha numa tigela e misture. Abra depois uma cavidade ao centro e junte os ovos e o leite, em fio e mexendo sempre até que fique bem misturado. Deixe repousar durante 5 minutos.

2. Leve uma fritadeira ao lume com óleo, deixe aquecer, junte colheradas da mistura anterior e deixe-as fritar até ficarem douradinhas.

3. Retire os bolinhos fritos, deixe-os escorrer sobre uma folha de papel absorvente, depois passe-os por açúcar amarelo e sirva-os.

Sugestão do chefe - Pique os bolinhos na fritadeira com um palito grande para que fritem melhor no interior.

0 comentários:

Postar um comentário