quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Empadas de atum

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

para massa

500 g de farinha

100 g de margarina amolecida

3 Ovos

Sal q.b.

1 colher (chá) de fermento em pó

1 dl de água gelada

Farinha para polvilhar

Ovo batido para pincelar

para o recheio

1 cebola

5 latas de atum

2 ovos cozidos

1 ramo de salsa picada

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Deite a farinha em cima da mesa, abra-lhe uma cavidade, junte a margarina, os ovos, uma pitada de sal, o fermento e a água gelada, misture e depois trabalhe bem a massa até ficar homogénea. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe repousar durante 1 hora.

Prepare o recheio:

1. descasque a cebola, pique-a muito finamente, deite-a para uma tigela, junte o atum bem escorrido e esmagado, os ovos cozidos picados e a salsa, tempere com sal e pimenta e misture bem.

2. Ligue o forno a 180 graus. Deite a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, estenda-a com o rolo deixando-a com uma espessura fina, corte círculos de massa e forre 14 forminhas de empada. Encha com a mistura do atum, cubra com outros círculos de massa mais pequenos, pressione bem os bordos para colar, pincele com ovo batido e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, desenforme e sirva mornas ou frias.

 

************

 

Bacalhau assado com couves a soco

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

800 g de postas de bacalhau demolhadas

1 pão grande

1 couve portuguesa pequena

4 dentes de alho

4 colheres (sopa) de azeite

1 cubo de caldo de galinha

Coentros q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Arranje as postas de bacalhau e tempere-as com uma pitada de pimenta. Arranje a couve rejeitando-lhes a parte mais dura e leve-a depois a cozer em água temperada com sal e com o caldo de galinha até que fique macia. Retire do lume e reserve.

2. Corte o pão em pedaços, deite-os para uma tigela, regue-os com o caldo de cozer a couve e deixe que fique bem ensopado. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os.

3. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione metade dos alhos e deixe refogar até que fiquem douradinhos. Adicione o pão escorrido, a couve cozida cortada em pedaços pequenos e um pouco de coentros picados, rectifique os temperos e mexa bem até ficar tipo uma açorda. Retire do lume.

4. Polvilhe as postas de bacalhau com os restantes alhos e leve-as a grelhar na chapa ou a assar na brasa de ambos os lados a gosto. Deite a mistura da couve numa travessa funda, coloque por cima o bacalhau e sirva decorado a gosto. 

Sugestão do Chefe: Antes de cozer as couves pode dar um soco nos talos para que estas se separem e ao cozer fiquem mais tenras. Esta é a forma tradicional de confecção na Chamusca.

 

************

 

Costeletas Panadas no forno com sementes de sésamo

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 costeletas de porco

350 g de esparguete

200 g de couve roxa

2 maçãs

2 Ovos

2 dentes de alho

1 limão

50 g de pão ralado

6 colheres (sopa) de sementes de sésamo

1 colher (sobremesa) de vinagre de sidra

20 g de  manteiga

1 fio de azeite

1 fio de óleo

Sal e pimenta q.b.

Farinha para passar

Instruções de preparação:

1. Aqueça o forno a 200 graus. Tempere as costeletas com sal, pimenta, os alhos picados e o sumo do limão. Misture o pão ralado com as sementes de sésamo e coloque num prato. Noutro prato coloque os ovos e mexa-os.

2. Coloque dentro de um saco de plástico um pouco de farinha, junte as costeletas, uma a uma, feche e agite o saco para ficarem bem panadas. Passe-as depois pelos ovos e pela mistura do pão ralado, disponha num pirex, regue com um fio de azeite e leve ao forno durante 30 minutos. Entretanto coza o esparguete em água com sal e um fio de óleo.

3. Lave a lamine as maçãs com a casca e retire as sementes. Corte a couve roxa em juliana, lave e escorra. Salteie ambos os ingredientes na manteiga até os ficarem macios. Tempere depois com o vinagre de sidra e uma pitada de sal, envolva com o esparguete e sirva com as costeletas. 

 

************

 

Tarteletes de abóbora e gengibre

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

250 g de abóbora descascada

110 g de farinha

40 g de açúcar branco

30 g de açúcar mascavado

2 Ovos

1 dl de natas gordas

60 g de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de água

1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

1 colher (sopa) de brandy

Feijão seco q.b.

Farinha para polvilhar

Açúcar em pó para polvilhar

Película aderente

Papel de alumínio

Instruções de preparação:

1. Deite a farinha peneirada para uma tigela, junte a manteiga em pedaços e amasse até ficar com a textura de miolo de pão. Junte o açúcar branco, 1 ovo e a água, amasse muito bem, envolva em película aderente e leve ao frio durante 30 minutos.

2. Corte a abóbora em pedaços e coza-os em água, numa panela tapada e em lume brando, durante 15 minutos. Destape, junte o gengibre ralado e deixe cozer mais 5 minutos. Depois escorra num passador de rede, reduza a puré, adicione as natas, o açúcar mascavado, o brandy e o restante ovo ligeiramente batido e mexa bem. Deite para um tacho, leve ao lume mexendo sempre durante cerca de 10 minutos ou até engrossar e retire do lume.

3. Ligue o forno a 200 graus. Estenda a massa polvilhada com farinha, forre 5 formas de tartelete, pique o fundo com um garfo, forre com papel de alumínio, encha com feijões secos e leve ao forno durante 12 minutos. Retire o alumínio e os feijões e deixe no forno mais 3 minutos. Verta depois a mistura da abóbora nas tarteletes e deixe no forno, agora a 180 graus, durante mais 20 minutos. Retire, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva decoradas a gosto.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário