terça-feira, 2 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu para o Jantar

Sopa de grão com farinheira

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 farinheira

1 lata de grão

150 g de massa a gosto

4 tomates pelados

1 cebola

5 colheres (sopa) de azeite

Sal q.b.

Instruções de preparação

1. Descasque a cebola, pique-a grosseiramente. Retire a pele à farinheira e corte-a em pedaços.

2. Deite a cebola para uma panela, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar macia. Adicione o grão com o molho, a farinheira e 1 L de água quente e deixe cozinhar durante 10 minutos.

3. Entretanto, leve ao lume um tacho com 5 dl de água, deixe ferver, junte a massa e deixe cozer durante 9 minutos.

4. Retire a panela do lume, reduza a puré, leve novamente ao lume, adicione os tomates pelados picados e a massa com a água de cozer, misture, rectifique o sal e sirva quente. Pode polvilhar com salsa ou coentros picados.

Nota: Farinheira - Quando os Judeus criaram este enchido para simularem o consumo de carne de porco evitando assim a perseguição da inquisição, não imaginariam certamente o sucesso que teria. A farinheira foi evoluindo ao longo dos tempos e é actualmente confeccionada com farinha ou pão, gordura de porco, vinho e massa de pimentão.

 

************

 

Lombos de pescada à padeiro

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 lombos de pescada

3 cebolas

2 dentes de alho

4 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de vinagre

1 colher (sopa) de colorau

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Corte a cebola em meias-luas e pique os alhos.

2. Leve ao lume um tacho com metade do azeite, junte as cebolas, os alhos e o louro e deixe cozinhar em lume brando. Quando a cebola estiver macia, junte o colorau e o vinagre e envolva bem.

3. Adicione os lombos de pescada, tempere com sal e um pouco de pimenta e as duas colheres de sopa de azeite e deixe cozinhar. Depois retire para um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus cerca de 6 minutos. Retire do forno e sirva os lombos com a cebolada por cima.

 

************

 

Alheira de Mirandela

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

5 alheiras

1 molho grande de grelos

1 kg de batatas médias

4 dentes de alho

0,5 dl de azeite

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Ligue o forno a 180 graus. Lave e arranje os grelos, retirando-lhes a parte mais dura e leve-os a cozer em água temperada com sal. Depois escorra-os bem.

2. Lave as batatas, corte-as ao meio com a casca e leve-as também a cozer em água temperada com sal. Depois escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes a pele.

3. Pique as alheiras com um garfo, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno, virando de vez em quando, durante 20 minutos ou até que fiquem bem assadas.

4. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione os alhos e deixe refogar até começarem a ficar douradinhos. Junte depois os grelos, deixe saltear bem e tempere com sal e pimenta se necessário. Sirva as alheiras com os grelos e as batatas e regue com o molho de assar as alheiras.

 

************

 

Queques de cenoura

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

200 g de cenoura descascada

200 g de farinha

180 g de açúcar

50 g de  manteiga

3 Ovos

1 colher (chá) de fermento

Manteiga derretida para pincelar

Açúcar em pó para polvilhar

Instruções de preparação

1. Rale a cenoura finamente. Numa tigela, bata bem a manteiga com o açúcar e junte depois os ovos, um a um e batendo sempre. Adicione então a cenoura ralada, a farinha e o fermento e misture muito bem. 

2. Pincele forminhas de queque com manteiga derretida e divida o preparado anterior. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos ou até ficarem bem cozidos. 

3. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva polvilhados com açúcar em pó e decorados a gosto.

Nota do Chefe - Derreta chocolate em barra com um pouco de natas até obter um creme. Regue ligeiramente os queques, deixe repousar um pouco e sirva.

0 comentários:

Postar um comentário