quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

sopa à lavrador

Já experimentou esta receita de sopa à lavrador?

Para o final do dia, que tal uma sopa à lavrador? Com um sabor irresistível, todos vão querer experimentar esta sopa deliciosa. O que lhe parece? Aconchegue o estômago!

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

400 g de batatas

100 g de massa macarrão grande

8 folhas grandes de couve lombarda

1 lata grande de feijão vermelho

1 cebola grande

2 dentes de alho

0,5dl de azeite

1 cubo de caldo de carne

Sal q.b.

Instruções de preparação:

1. Descasque e lave as batatas, a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços e deite-os para uma panela. Junte 3/4 do feijão com o molho, o azeite e o caldo de carne, adicione água até cobrir e leve ao lume durante 30 minutos ou até que tudo fique cozido.

2. Retire do lume, reduza a puré, rectifique o sal, acrescente mais água se necessário e leve novamente ao lume. Arranje a couve lombarda, corte-a em pedaços sem a parte mais dura, junte-os à panela, adicione igualmente a massa e deixe cozinhar durante mais 10 minutos ou até que tudo fique macio.

3. Junte o resto do feijão, deixe levantar fervura, retire do lume, deite para uma terrina e sirva bem quente.

Sugestão do chefe - Substitua o caldo de carne por um pedaço de chouriço ou presunto para dar sabor.

 

************

 

Fofo de maruca

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

600 g de postas de maruca

1 cebola grande

2 dentes de alho

100 g de farinha

50 g de margarina

6 Ovos

7 dl de  leite

Salsa q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Margarina para untar

Instruções de preparação:

1. Arranje as postas de maruca e leve-as a cozer em água temperada de sal. Depois escorra, deixe amornar e retire as peles e as espinhas, lascando.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho, derreta a margarina, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até ficar douradinho. Polvilhe com a farinha, mexendo sempre, junte o leite quente aos poucos e mexendo continuamente até ficar sem grumos.

3. Numa tigela, bata as gemas, junte o preparado anterior aos poucos e mexendo até ficar quente e verta novamente para o tacho. Adicione a maruca e salsa picada a gosto, tempere com noz-moscada e pimenta, rectifique o sal e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer.

4. Ligue o forno a 180 graus e unte um tabuleiro de louça ou pirex com margarina. Bata as claras em castelo, envolva-as suavemente na mistura anterior, verta para o tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozido e douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

 

************

 

Frango estoirado

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

1 frango

3 dentes de alho

3 dl de vinho branco

0,5 dl de azeite

50 g de margarina

Sumo de 1 limão

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 cubo de caldo de galinha

1 folha de louro

1 ramo de salsa

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Arranje o frango, corte-o em pedaços, deite-os num tabuleiro e tempere-os com os dentes de alho picados finamente, o vinho branco, o sumo de limão, o pimentão-doce, a folha de louro, o ramo de salsa, sal e pimenta. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Leve um tacho ao lume com 3 dl de água, adicione o caldo de galinha e deixe ferver até dissolver. Junte o azeite ao frango, adicione também a margarina em pedacinhos por cima e leve ao forno, regando aos poucos com o caldo, durante cerca de 50 minutos ou até que fique bem assado.

3. Retire do forno e sirva decorado a gosto e acompanhado com arroz branco e salada.

Nota do Chefe - Se preferir, faça esta receita apenas com pernas de frango.

 

************

 

Bolo de banana

Já experimentou esta receita de bolo de banana?

Já provou o nosso bolo de banana? Tire hoje a tarde para preparar esta receita de bolo simples e fácil de fazer. Ficará com uma sobremesa fabulosa para a sua família.

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

250 g de farinha

250 g de açúcar

100 g de margarina

5 Ovos

4 bananas

1 colher (sobremesa) bem cheia de fermento em pó

1 dl de caramelo líquido

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Papel vegetal

Instruções de preparação:

1. Para preparar esta receita, forre uma forma com papel vegetal e unte com margarina. Polvilhe com farinha, regue com o caramelo e reserve.

2. Descasque as bananas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e disponha-as no fundo da forma. Reserve.

3. Aqueça o forno a 180 graus. Numa tigela coloque a margarina com os ovos e o açúcar e bata tudo muito bem. Junte depois o fermento e a farinha, aos poucos e batendo sempre.

4. Deite a massa na forma sobre as bananas e leve ao forno durante 45 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno e desenforme. 


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário