terça-feira, 30 de janeiro de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Bolo de atum com delícias do mar

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

PARA A MASSA:

360 g de farinha

5 Ovos

4 dl de  leite

1 dl de óleo

1 colher (chá) de fermento em pó

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

PARA O RECHEIO:

2 latas de atum em azeite

8 delícias do mar

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 raminho de salsa

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 180 graus, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.

2. Prepare o recheio: escorra o atum e aproveite o azeite. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para uma frigideira, junte o azeite do atum, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Retire do lume, adicione as delícias do mar cortadas em rodelas e a salsa picada, misture e tempere com sal e pimenta.

3. Deite os ovos no liquidificador, junte o leite, o óleo, a farinha e o fermento, ligue e deixe bater bem. Verta metade na forma, espalhe em cima o atum desfeito e a mistura das delícias do mar, cubra com o resto da massa e leve ao forno durante 40 minutos.

4. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva morno ou frio e decorado a gosto.

Sugestão do Chefe - Se gostar, pode também juntar pimento cortado em cubos pequenos.

 

************

 

Dourada encartuchada

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 douradas inteiras médias amanhadas, sem cabeça

100 g  de fatias de bacon

1 cebola grande

5 dentes de alho

Sumo de 1/2 limão

1 dl  de azeite

1 ramo de salsa

1  colher (sopa) de vinagre

1  colher (sobremesa) de pimentão-doce

• q.b. de Sal

• q.b. de Pimenta

Instruções de preparação:

1. Faça uns golpes no peixe no sentido longitudinal, de ambos os lados. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão e introduza nos golpes as fatias de bacon.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em meias-luas e esmague os dentes de alho. Numa tigela misture a cebola, os alhos, o pimentão-doce, o vinagre e o azeite, mexa bem e reserve. 

3. Estenda a folha de alumínio e coloque o peixe por cima, recheie-o com um pouco da mistura da cebolada e espalhe a restante por cima. 

4. Embrulhe e feche, deixando a dobra de fechar virada para cima. Sem rasgar, dê às extremidades do papel de alumínio o feitio de canoa. Repita o procedimento para os restantes peixes. Coloque-os num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus, cerca de 45 minutos.

5. Retire, abra o alumínio no centro, polvilhe com salsa picada, coloque o peixe num prato e sirva com batatas cozidas e salada de agriões a acompanhar.

Sugere Quem Sabe: Pode colocar uma folha de papel vegetal dentro do papel de alumínio, para ficar mais seguro. 

 

************

 

Ossobuco à napolitana

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

4 rodelas de ossobuco

1 lata grande de tomate pelado

1 alho-francês

1 cenoura

2 cebolas

4 dentes de alho

1 dl de azeite

2 dl de vinho branco

2 dl de caldo de carne

2 folhas de louro

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Farinha para passar

Óleo para fritar

Instruções de preparação:

1. Descasque as cebolas, os dentes de alho e a cenoura e corte as cebolas e a cenoura em pedaços. Limpe o alho francês, rejeite-lhe a parte verde, corte a parte branca em rodelas, lave-as e deixe-as escorrer.

2. Deite os pedaços de cebola e cenoura para a picadora, junte os alhos e o alho francês e ligue até que fique tudo bem picado. Deite para um tacho, junte o azeite e as folhas de louro, leve ao lume e deixe refogar até ficar macio. Entretanto, passe as rodelas de ossobuco por farinha, leve-as a fritar em óleo até ficar douradinhas de ambos os lados, retire-as e deixe-as escorrer.

3. Adicione o tomate pelado picado com o molho ao tacho, junte igualmente o vinho branco, mexa e deixe ferver. Adicione então as rodelas de ossobuco, tempere com sal e pimenta, tape e deixe cozinhar, em lume brando e acrescentando o caldo de carne sempre que necessário, até a carne ficar bem macia.

4. Retire do lume e sirva com esparguete simples cozido ou também salteado no molho de estufar a carne. Polvilhe com salsa picada.

 

************

 

Pudim de abóbora

Quem espera sempre alcança! Se esperou pela sobremesa perfeita, temos aqui o pudim de abóbora

Chegou a altura certa para cozinhar este pudim de abóbora. Feito com apenas 6 ingredientes e com um sabor divinal, este é o doce perfeito para receber amigos ou familiares. Experimente esta receita de pudim!

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 kg de abóbora

360 g de açúcar

8 Ovos

4 dl de  leite

1 colher (sobremesa) de farinha maisena

1 pitada de sal

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com 160 g do açúcar até obter caramelo, mexa, deite numa forma de buraco de modo a caramelizar bem o fundo e as laterais e deixe arrefecer.

2. Descasque e lave a abóbora, rejeite-lhe as pevides, corte-a em pedaços e leve a cozer em água com a pitada de sal. Depois escorra muito bem, deite num liquidificador, junte o leite, os restantes 200 g de açúcar e a farinha maisena, ligue e deixe triturar muito bem. Mantenha o liquidificador a trabalhar, adicione os ovos e desligue.

3. Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, em banho-maria, durante cerca de 50 minutos ou até ficar bem cozido. Retire do forno, deixe arrefecer no banho-maria, depois desenforme e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário