domingo, 7 de maio de 2017

[deliciasdereceitassilvinha] Tarte cremosa de limão

Tarte cremosa de limão

Esta tarte cremosa de limão é simplesmente fantástica. Vai uma trinca?

Quem é que adora  tartes?

Aqui está uma  sobremesa cremosa e saborosa. Que tal provar esta tarte cremosa de limão? Super deliciosa e com bom aspecto não há ninguém que lhe resista. Prove esta receita simples com sabor a  limão, não se vai arrepender. A família vai adorar.

Ingredientes (Para 10 Pessoas:)

PARA A BASE

260 g de farinha sem fermento

170 g de manteiga amolecida

150 g de açúcar em pó

1 ovo

8 colheres (sopa) de miolo de amêndoa ralado

1/4 colher (chá) de sal

Farinha para polvilhar

PARA O RECHEIO

530 g de açúcar

115 g de manteiga fria em cubos

375 ml de sumo de limão

250 ml de natas

8 gemas

6 Ovos

1 limão

3 colheres (sopa) de raspa de limão

Instruções de preparação

1. Comece por preparar a base: misture a farinha com a amêndoa e o sal. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura lisa e fofa. Junte o ovo e bata muito bem, enquanto acrescenta aos poucos a mistura da farinha. Retire, envolva em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora.

2. Pré-aqueça o forno a 160 graus. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme um círculo com cerca de 38 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura. Forre uma forma de fundo amovível, pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal, encha com feijão seco e leve ao forno por cerca de 1 hora. Retire e deixe arrefecer.

3. Prepare o recheio: corte o limão em rodelas finas, coloque-as num tacho com água, leve ao lume e deixe ferver. Retire as rodelas, reserve e deixe arrefecer. Coloque metade do açúcar e 125 ml de água noutro tacho e leve a ferver até o açúcar ficar dissolvido. Junte as rodelas de limão e deixe cozinhar, em lume brando, até o limão ficar translúcido e suave (cerca de 10 minutos). Retire do lume e deixe arrefecer.

4. Num tacho, misture muito bem o restante açúcar com a raspa de limão, as gemas e os ovos. Adicione o sumo de limão e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e misture os cubos da manteiga, um a um, até ficar bem incorporada. Passe por um passador, coloque numa tigela, cubra com película aderente e leve ao frigorífico até ficar frio.

5. Bata firmemente as natas e incorpore-as no creme anterior. Deite este creme na forma e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora. Decore com as rodelas de limão caramelizadas e leve ao frio por mais 1 hora. Sirva de seguida.

SUGERE QUEM SABE

Com a restante massa estendida, corte figuras com formato a gosto e leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 12 minutos. Utilize para decorar a tarte, colando-as com chocolate branco derretido.

0 comentários:

Postar um comentário