sábado, 4 de março de 2017

[deliciasdereceitassilvinha] Pernas de frango assadas com gratinado de batata e alho francês Baby

Pernas de frango assadas com gratinado de batata e alho francês Baby

Ingredientes

4 Pernas de frango

2 Limas

Gengibre fresco  aproximadamente 2 cm 

2 Dentes de alho, picados

Sal e pimenta moída na hora adicionar a gosto 

1 colher de sopa de Azeite Extra Virgem

2 dl de Vinho Branco

4 batatas médias (aproximadamente 650 g) 

1 00 g de Alho francês baby

1 chávena de Leite

1 chávena de Natas para bater

1 colher de sopa de Farinha

1 colher de chá de Manteiga

1  dente de  Alho

Queijo parmesão ralado na hora usar a gosto 

Sal e pimenta moída na hora usar a gosto 

Preparação

Tempere as pernas de frango com o sumo e raspa das limas, gengibre fresco ralado, alho picado, sal e pimenta moída na hora. Deixe a marinar durante, pelo menos, duas horas.

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Unte uma assadeira com manteiga e esfregue o dente de alho, cortado ao meio, pelo fundo e pelos lados. Descasque as batatas e, com uma faca bem afiada ou uma mandolina, corte em rodelas bem finas e reserve. Misture bem o leite, as natas e a farinha, tempere com sal e pimenta e reserve. Lave os alhos franceses, descarte as pontas verdes e reserve.

Coloque uma primeira camada de batatas no fundo da assadeira e rale queijo parmesão por cima. Coloque mais duas camadas de batatas e queijo e adicione cerca de metade da mistura do leite. Continue com o resto das batatas, juntando queijo ralado entre cada camada, e finalize com o restante leite. Disponha os alhos franceses por cima e mais um pouco de queijo parmesão ralado no fim.

Numa frigideira que possa ir ao forno, aqueça uma colher de sopa de azeite em lume médio-alto e coloque as pernas de frango com a pele para baixo. Deixe cozinhar durante cinco minutos, até a pele estar bem dourada, vire e cozinhe mais cinco minutos. Retire o frango, junte o vinho branco e deixe cozinhar três a quatro minutos. Com uma colher de pau, vá raspando os bocadinhos que tinham ficado agarrados ao fundo, para fazer o molho.

Leve o gratinado e o frango ao forno durante uma hora, ou até que o frango esteja bem cozinhado e as batatas cozidas (teste com um palito).

 

0 comentários:

Postar um comentário