sábado, 11 de março de 2017

[deliciasdereceitassilvinha] Ementa para o Almoço de Domingo

Sopa de espinafres com ovo esfarelado

Ingredientes (Para 5 Pessoas:)

◾300 g de abóbora

◾250 g de folhas de espinafre

◾4 cenouras

◾1 batata

◾1 cebola grande

◾3 Ovos

◾4 colheres (sopa) de azeite

◾1 raminho de tomilho

◾ Sal q.b.

Instruções de preparação

1. Descasque e corte em pedaços a batata, a abóbora, as cenouras e a cebola.

2. Leve ao lume um tacho com os legumes anteriores e o tomilho, cobertos com água. Adicione um pouco de sal e deixe cozinhar.

3. Depois de cozidos, elimine o tomilho e triture tudo. Junte as folhas de espinafre e 3 colheres (sopa) do azeite e mexa. Adicione os ovos, um a um, e, antes de solidificarem totalmente, mexa com uma colher para ficarem ligeiramente esfarelados.

4. Desligue o lume ao fim de alguns minutos. Sirva a sopa quente regada com o restante azeite.

 

Lasanha de Bacalhau

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de sobras de bacalhau cozido

300 g de folhas de lasanha

300 g de queijo ralado

4 tomates

5 dl de bechamel

2 colheres (sopa) de azeite + 1 fio de azeite

orégãos secos q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Coza as folhas de lasanha em água temperada com sal e o fio de azeite e depois escorra-as. Lasque o bacalhau cozido rejeitando peles e espinhas, deite-o para uma tigela, junte as 2 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e envolva. Lave os tomates e corte-os em rodelas finas.

2. Num tabuleiro de louça ou pirex, disponha camadas alternadas de folhas de lasanha, bacalhau, bechamel, novamente folhas de lasanha e rodelas de tomate, sendo que a última camada deve ser de folhas de lasanha regadas com o resto do bechamel.

3. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos ou até ficar bem cozida e douradinha. Retire do forno e sirva polvilhada com orégãos.

 

Bifinhos de porco com camarão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

480 g de bifinhos de porco

200 g de miolo de camarão médio

3 fatias de toucinho fumado

2 dl de natas

1 dl de Vinho do Porto

0,5 dl de azeite

3 colheres (sopa) de ketchup

1 colher (sopa) de  manteiga

1 ramo de tomilho

Sal e pimenta q.b.

Para os acompanhamentos:

300 g de espinafres

300 g de esparguete

1 dente de alho

0,5 dl de azeite

1 fio de óleo

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação

1. Tempere os bifinhos com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e a manteiga, deixe aquecer, adicione os bifes e deixe-os fritar de ambos os lados a gosto. Retire-os e coloque-os num prato.

2. Adicione, à mesma frigideira, o toucinho cortado em tiras e o miolo de camarão e deixe saltear durante 1 minuto. Junte as natas e o ketchup, mexa, deixe começar a ferver, adicione o Vinho do Porto e deixe cozinhar até ficar um molho cremoso. Junte novamente os bifes e envolva.

3. Faça os acompanhamentos: leve o esparguete a cozer em água temperada com sal e o fio de óleo. Leve ao lume o azeite num tacho, adicione o alho picado, deixe alourar, junte os espinafres, deixe saltear até ficarem bem macios e tempere com sal e pimenta. Sirva os bifinhos com o esparguete escorrido e os espinafres salteados. Polvilhe com o tomilho.

 

Delícia dos deuses

Ingredientes (Para 8 Pessoas:)

1 L de água

50 g de margarina

1 casca de limão

1 pau de canela

1 pitada de sal

200 g de arroz carolino

1 L de  leite

250 g de açúcar

1 saqueta de pudim instantâneo de baunilha

4 dl de natas

Caramelo líquido q. b.

Instruções de preparação

1. Leve ao lume um tacho com a água, a margarina, a casca de limão, o pau de canela e a pitada de sal e deixe começar a ferver. Junte o arroz e deixe cozinhar, em lume brando, até que fique cozido. Reserve um pouco do leite, adicione o restante ao tacho e deixe cozinhar novamente até que o arroz fique bastante macio e o molho grosso.

2. Junte então o açúcar e mexa. Dissolva o pó do pudim no leite que reservou, deite também para o tacho e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo sempre. Retire do lume, rejeite o pau de canela e a casca de limão, verta para uma taça e deixe arrefecer bem.

3. Bata as natas em chantilly adoçando com um pouco de açúcar a gosto. Espalhe-o depois por cima do arroz, regue com um pouco de caramelo líquido e sirva.

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário