segunda-feira, 20 de março de 2017

[deliciasdereceitassilvinha] Dicas Úteis e Práticas Para Poupar o Tempo de Quem Gosta de Cozinhar

Dicas Úteis e Práticas Para Poupar o Tempo de Quem Gosta de Cozinhar

 

  Você adora comida feita em casa mas detesta o tempo que leva para ficar tudo pronto? Criamos uma listinha de truques & sugestões que lhe pouparão tempo e estresse na próxima vez em que for pilotar o fogão. 

 

 1. Antes de mais nada, ligue o forno, preaqueça a frigideira e ferva a água que você sabe que irá precisar. Essas coisas levam tempo para aquecer e, por isso, devem ser feitas primeiro.

 

2. Utilize tesouras de cozinha para cortar verduras cozidas ou cruas direto na  tigela ou panela.

 

3. Coloque tudo dentro de um escorredor de macarrão e enxágue com água fria. Enquanto cozinha, lave as verduras e legumes de que irá precisar mais para o final da receita. Cenouras e repolho devem ser lavados antes de serem cortados e descascados.

 

4. Precisa de alho/gengibre/pimenta/ picados ao mesmo tempo? Descasque o alho e o gengibre, tire as pontas das pimentas, e ponha todos em uma pilha. Então, simplesmente corte e pique todos eles juntos.

 

5. Fazendo uma sopa? Rale os legumes ao invés de picá-los. Pedaços levam 20 minutos ou mais para cozinhar, porém, ralados, ficam prontos em seguida.

 

6. Quanto maior for a comida, mas tempo ela leva para cozinhar. Portanto, corte-a em pedaços menores, que cozinharão mais rápido e melhor.

 

7. Ao fazer refogados, use menos líquido. Submerja os ingredientes com um centímetro de água ou caldo de galinha, cubra a panela e cozinhe. Lembre-se de virar os ingredientes ocasionalmente, bem como de acrescentar líquidos, se for necessário.

 

8. Se você precisa refogar ou cozinhar um alimento úmido (verduras, feijões), uma boa opção seria adicionar uma panela com furos no topo e deixá-los cozinhando com o vapor da panela que está abaixo. Não se esqueça de usar a tampa para o vapor se concentrar na panela. Essa dica é essencial especialmente quando você está preparando proteínas, como peixe, frango e ovos.

Dica do chef: para fazer ovos à florentina mais rapidamente, deixe-os cozinhar no vapor em cima do espinafre em vez de fazê-los pochés separadamente.

 

9. Fazer um sanduíche é mais rápido de que fazer 2 ou 4. Portanto, corte uma baguette grande pela metade e faça seu sanduíche, e depois corte-o em quantas porções desejar.

 

10. A maneira mais rápida de preparar maçãs, peras, tomates, repolho, pêssegos e pimentões é fatiá-los ao longo do centro (ou do caroço, quando houver). E então, simplesmente cortar as porções em pedaços ou fatias.

 

11. Por que assar legumes se você pode comê-los crus? Abobrinha, rabanete, nabo, beterraba e aipo dão ótimas saladas. Se você os deseja menos "al dente",deixe-os marinar por meia-hora (ou mais) em molho vinagrete.

 

12. Prepare couves-de-bruxelas no processador! É muito mais rápido e os pedacinhos vão assar na metade do tempo.

 

 

13. Uma sopa pode levar horas, mas sopas frias, como gazpacho, só requerem que se coloque os ingredientes no liquidificador, ligando-o em seguida. Pronto! Sopa feita!

 

 

14. Utilize vegetais congelados. Eles são minimamente processados e foram congelados enquanto ainda bem frescos. Portanto, aproveite, eles ajudam a poupar um tempo enorme.

 

15. Você não precisa aguardar o forno atingir a temperatura desejada antes de colocar o alimento lá dentro (a menos que a receita especifique exatamente). Verduras, legumes e carnes de longo cozimento ficam melhores assim.

 

16. A manteiga está muito dura? Basta amolecê-la no forno microondas! 

 

17. Você detesta fazer almôndegas com as mãos? Use duas colheres para colocar a carne na frigideira. Elas terão o mesmo gosto!

 

18. Utilize repolho cozido como base para fazer alimentos enrolados. O gosto é o mesmo e o trabalho é menor.

 

19. Esqueça as massas para lasanha. Use massa pronta para tortilla, que não precisa ser cozida.

 

Aproveite essas dicas e use sua criatividade na cozinha!

 

Fonte: Eulália F.

0 comentários:

Postar um comentário