quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


Conheça cinco alimentos que escondem açúcar

Posted: 27 Feb 2014 03:26 AM PST

Imagem: Zeppelin5

Imagem: Zeppelin5

Todos sabem que a ingestão excessiva de açúcar é extremamente prejudicial para a saúde – e pode até emburrecer.

Porém, o que não são tantos os que sabem é que alimentos geralmente vendidos como saudáveis podem conter altas doses de açúcar.

O consumo mundial do açúcar triplicou nos últimos 50 anos e está ligado a inúmeras doenças, como obesidade, diabetes e câncer – mais de 60% dos brasileiros consomem açúcar acima do recomendado.

Para ajudar a evitar o excesso de doce, a ONG Action on Sugar elaborou uma lista de alimentos que “escondem” grandes quantidades de açúcar.

O objetivo, além de conscientizar o público, é pressionar os fabricantes a reduzir a quantidade da substância em seus produtos.

1 – Alimentos com 0% de gordura
Alimentos com 0% de gordura não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes.

Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida.

Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter até 20 gramas de açúcar – o equivalente a cinco colheres de chá.

Esse valor equivale à metade da quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres, que é de 50 gramas. Nos homens, a taxa diária é um pouco superior, de 70 gramas.

“O problema é que as pessoas que compram comida com 0% de gordura querem consumir um alimento com um gosto semelhante ao de 100% de gordura”, afirma a nutricionista Sarah Schenker.

“Para adequar seus produtos ao paladar dos clientes, os fabricantes adicionam açúcar quando a gordura é retirada. Se as pessoas querem alimentos mais saudáveis, precisam aceitar que eles tenham uma aparência e um gosto um pouco diferente”, acrescenta Schenker.

2 – Polpa de tomate
Uma polpa de tomate feita a partir de tomates frescos possui inúmeros nutrientes, mas aquelas compradas em mercados, normalmente enlatadas, podem ser cheias de açúcar.

O ingrediente é normalmente adicionado para que a polpa fique menos ácida.

Uma lata de 150 gramas dessas polpas, por exemplo, pode ter até 40 gramas de açúcar, valor equivalente a nove colheres de chá.

3 – Maionese
Produtos que contenham maionese são inimigos de quem quer combater o consumo excessivo de açúcar.

Uma colher de maionese pode conter até quatro gramas de açúcar.

“Molhos, em geral, contêm grande quantidade de açúcar”, afirma Schenker.
Leia os outros dois alimentos no Diário da Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário