Amados genesianos,
Compartilho com todos as reflexões abaixo.
No amor puro e serviço compassivo.
Sol cristal
Enviado por Samsung Mobile
-------- Mensagem original --------
De : NelsonMdP <pnelsonm@gmail.com>
Data: 21/02/2014 12h31 (GMT-03:00)
Para:
Assunto: O Cálice Vazio
Com muita frequência, estou numa posição em que posso dizer muito pouco, especialmente quando uma pessoa vem a mim com suas idéias preconcebidas e quer ficar sobre a minha orientação ou meu direcionamento no caminho espiritual; não obstante, ao mesmo tempo, sua primeira intenção é constatar se os seus pensamento se ajustam com os meus, e se os meus pensamentos se ajustam com os dela. Ela não pode se esvaziar para seguir a orientação oferecida. Ela não vem para seguir os novos modelos de pensamento oferecido, mas quer confirmar para si mesma que a sua idéia está correta. Dentre cem pessoas que vêm para obter orientação espiritual, noventa delas provem desta vertente. O que isso mostra? Mostra que elas não querem desistir das suas próprias idéias, querem apenas reforçar os seus próprios orgulhos.
Aquilo que a pessoa aprende está nela mesma. A realização espiritual, do princípio ao fim é o desaprendizado do que se aprendeu. Porém, de que maneira alguém desaprende? A pessoa pode fazer isso tornando-se mais sábia. Quanto mais sábia ela se torna, mais ela é capaz de contradizer as suas próprias idéias e quanto menos sabedoria ela tem, mais ela se agarra a elas. Na mais sábia das pessoas, há boa vontade em se submeter às outras e a mais tola das pessoas está sempre inclinada a se manter irredutível na sua linha de raciocínio. A razão disso é que a pessoa sábia pode facilmente desistir do seu pensamento e a tola se prende a ele. É por isso que ela não se torna sábia -- ela se aferra às suas próprias idéias e assim ela não progride.
Portanto, a purificação mental é o único método pelo qual se pode atingir a meta espiritual. A fim de realizá-la, essa pessoa precisa aprender a olhar segundo o ponto de vista de outra pessoa. Pois na realidade, cada ponto de vista é o próprio ponto de vista de cada um. Quanto mais aberta a pessoa se tornar, maior será a realização que lhe advirá, e mais ela reconhecerá que cada ponto de vista está totalmente certo. "Humildade é a capacidade de aprender com quem sabe menos do que você." Se a pessoa é capaz de se expandir até a consciência de outra pessoa, a consciência da primeira se tornará tão ampla quanto a de duas pessoas. E assim ela poderá ser tão ampla quanto a de mil pessoas, quando se acostumar a testar e a constatar o que as outras pessoas pensam.
O passo seguinte na purificação mental consiste em ser capaz de diferenciar o certo do errado e o errado do certo, o falso do verdadeiro e o verdadeiro do falso. É uma tarefa difícil, mas uma vez que a pessoa a tiver realizado, ela se elevará acima das polaridades.
É preciso ser capaz de ver a dor no prazer e o prazer na dor; o ganho na perda e a perda no ganho. O que geralmente acontece é que a pessoa está cega para algumas direções; ela não vê a perda ou ela não vê o ganho, e se ela reconhece o certo, não reconhece o errado.
A purificação mental significa que essas impressões, esses opostos que bloqueiam a mente devem ser dissolvidos reconhecendo-se a própria dualidade das coisas. Então, podemos ver o inimigo no amigo e o amigo no inimigo. Quando se pode reconhecer veneno no néctar e néctar no veneno, essa é a ocasião em que a vida e a morte também se tornam uma só. Os opostos não permanecem opostos diante da pessoa. Isso é chamado de purificação mental e aqueles que chegam nesse estágio são sábios vivos.
( Inayat Khan - Mestre Sufi )
A Não Expectativa
A Não Expectativa
Você pode estar buscando esta vida interior, esta visão mais profunda, você pode estar até muito conectado com o seu Ser interno com o plano da sua Alma, e aparentemente no seu consciente, nada de diferente, de anormal, nada de paranormal está acontecendo. Isto é muito verdadeiro, porque este mundo é mesmo Silêncio, não é um mundo de paranormalidade, é um mundo de Silêncio, é um mundo de você saber das coisas de uma outra forma, internamente, diretamente, não mentalmente.
Então você deve prosseguir na Fé, porque o seu próprio modo de ser, a sua nova atitude dentro da vida, a mudança do seu modo de ver as coisas, isso é que é uma resposta, e essa resposta vem acompanhada daquelas circunstâncias, e meios, que a sua Alma vai precisar para servir. Nós no plano consciente vamos fazendo este trabalho de Fé, de entrega sincera, de amor ao Silêncio, e as coisas vão acontecendo e se transformando conforme uma sabedoria maior. E você vai entrando em uma nova vibração, sem que o o seu ego perceba o valor deste processo. Mas isso é o cerne do trabalho, e segundo a qualidade com que isso vai sendo feito, segundo a verdade com que isso vai acontecendo, você vai de tornando um instrumento cada vez mais preciso de cooperação com as Energias Superiores.
Então você deve prosseguir na Fé, porque o seu próprio modo de ser, a sua nova atitude dentro da vida, a mudança do seu modo de ver as coisas, isso é que é uma resposta, e essa resposta vem acompanhada daquelas circunstâncias, e meios, que a sua Alma vai precisar para servir. Nós no plano consciente vamos fazendo este trabalho de Fé, de entrega sincera, de amor ao Silêncio, e as coisas vão acontecendo e se transformando conforme uma sabedoria maior. E você vai entrando em uma nova vibração, sem que o o seu ego perceba o valor deste processo. Mas isso é o cerne do trabalho, e segundo a qualidade com que isso vai sendo feito, segundo a verdade com que isso vai acontecendo, você vai de tornando um instrumento cada vez mais preciso de cooperação com as Energias Superiores.
( Trigueirinho )
Ignorância Qualificada
Nesse sentido eu tenho que ter todos os dias um momento em que eu não sei NADA. Porque, se eu não tenho, esses cinco minutos de total Ignorância, eu não aprendo a vibrar no Intuitivo. Eu fico prisioneiro no mental, ou fico dependente no emocional ou no físico. Então, eu necessito de cultivar (e cada um terá a sua medida) estes minutos de vazio, esse tempo de nada saber. Eu preciso ter esse sabor de não saber coisa nenhuma, e de não reagir a coisa nenhuma!... Eu preciso de encontrar esta Ignorância em mim. Porque, se eu não encontro esta Ignorância essencial, esta Ignorância fundamental, não há acesso ao nível do Vento. Isto é, não pode haver Sabedoria e eu fico apenas na pequena inteligência mental, terrena.
Ir com o vento, que é uma expressão que classifica o nível Intuitivo, significa que este ser tem os seus níveis humanos básicos alinhados, ou arrumados quanto possível e que está aprendendo a se desapaixonar deles, está aprendendo a entregar os seus níveis humanos ao Divino em si mesmo. E, é porque eu vou aprendendo a entregar a minha parte processual, a minha parte dialética, a minha parte de contraste e reação ao meio ambiente e a tudo o que vocês já sabem..., que a Lei me permitirá ficar mais estável no nível Intuitivo.
No nível Intuitivo, não há nenhum esquema, não há cristalizações. É o gotejar constante de um orvalho que precisa de ser deixado inominado, inclassificado, para poder vibrar sobre nós! É o plano Causal, onde nós somos sempre crianças e onde a vida é fresca e não pode ser repetida, porque nasce nova a cada instante. Nesse nível nós podemos saber o que é verdadeiro, como crianças leves, descalças, transparentes, que estão no mistério, na descoberta, na atitude prospectiva (não retrospectiva), aprendendo a amar o toque da Luz no momento em que ele acontece. E o toque acontece, e eu sou transformado pelo toque, eu sinto esse toque de clareza, de entendimento instantâneo, de iluminação, de realização súbita, profunda, e já estou soltando aquele insight, já estou largando..., porque vem mais... É todo um trabalho de aprender a se deixar tocar pela Luz...
Um grupo, um núcleo de serviço, precisa de chegar a esta Ignorância, isto é, a esta abertura, livre de grumos mentais, livre de intenções, senão, a aspiração de ser um Cálice, um Vaso do Verbo. É a partir desta atitude, desta receptividade neutra e humilde, que nos tornamos aptos a compartilhar, a refletir e a criar, inspirados ou fortalecidos pelo Supramental.
( André Louro )
Quando se descobre a plenitude do Vazio, não se deseja mais nada. ( Mooji )
É preciso não lutar contra essa desaprendizagem, (essa nova Ignorância que vai surgindo no Caminho das Iniciações), aceitando e reverenciando esse Esvaziamento, que na verdade é um preenchimento de Paz.
Nelson




0 comentários:
Postar um comentário