quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


Atitudes eficientes para emagrecer

Posted: 30 Jan 2013 03:15 AM PST

Imagem: nubuck

Imagem: nubuck

As reações naturais das pessoas que tentam perder peso são todas voltadas à introdução de suplementos ou alimentos para acelerar o emagrecimento. Daí vale tudo, sem o menor juízo crítico. Sementinhas, chás, farelos, rações, cápsulas e shakes, chegando ao cúmulo de se usar óleos para emagrecer. Outros encaram atividade física exaustiva, jejuns prolongados, omitem o jantar, suspendem os carboidratos e nem por um minuto se questionam como estão se alimentando. Aliás, a maioria dos nossos pacientes, não identifica nenhum erro alimentar quando questionados em sua primeira consulta. Todos comem corretamente…

De fato, é muito mais difícil reconhecer os erros alimentares, do que tomar atitudes simples de adicionar pequenos itens ao cotidiano. Aliás, muitos desses erros não são nem conhecidos como tal e tornam praticamente impossível algum resultado favorável de uma dieta. Além do mais, a mídia promove uma verdadeira avalanche de novas possibilidades emagrecedoras que garantem emagrecimento fácil e retiram ainda mais a responsabilidade pessoal no controle do peso.

Há muito o que fazer para promover perda de peso eficiente e duradoura, sem radicalismos. Inicialmente devemos começar com a redução do açúcar. Ele está presente na maioria dos produtos industrializados e nos inúmeros cafezinhos do dia a dia. Passando pelos sucos com carinha inocente estampando frutas coloridas e saudáveis. Até o doce e o chocolate que é uma unanimidade. Podemos tomar café com adoçante ou optar por diminuir as xícaras do dia. Substituir os sucos por suas versões lights. Reduzir o doce para uma ou duas vezes por semana.

Atitudes semelhantes podem ser tomadas com os laticínios, ao optar pelo leite desnatado, ou semidesnatado. Por redução das carnes, das bebidas alcoólicas, da quantidade de óleo no preparo dos alimentos. E já que estamos falando em atitudes eficientes, precisamos repensar na possibilidade de prepararmos algum alimento. Não estamos falando em voltar para a cozinha e sim em assumirmos nossa responsabilidade naquilo que comemos. Em reduzir comidas prontas e industrializadas. Podemos até comer pão no jantar, mas para que tenhamos saciedade, é preciso adicionar uma proteína como um bife. Não vale presunto e queijo.

Leia o restante deste post no Comer Sem Culpa.

0 comentários:

Postar um comentário