| Pomar em Casa | |
| Aproveite a chegada da primavera e abasteça a geladeira com as frutas da estação |
Queridos Genesianos,
Vamos aproveitar a chegada da primavera e abastecer nossa geladeira com as frutas da estação.
O pintor renascentista italiano Sandro Botticelli sempre escolhia temas que lhe permitissem expressar seu ideal de beleza. Não foi à toa que "A Primavera" se tornou um de seus quadros mais famosos: afinal de contas, na estação das flores, tudo ganha um colorido especial. Mas a primavera também é tempo de alimentação saudável, rica em frutas. "A maioria das frutas é útil na reposição de minerais e vitaminas, substâncias que otimizam o aproveitamento de outros nutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídios", explica Célia Lopes da Costa, professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Então, aproveite a chegada da primavera, em 23 de setembro, e abasteça sua geladeira com frutas:
Abacaxi: Contém vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio e manganês. Aliás, seu alto teor de manganês ajuda a prevenir osteoporose e fraturas. Além disso, apresenta betacaroteno, substância com ação antioxidante. Também é rico em bromelina, enzima que reduz a inflamação, acelera a cicatrização e auxilia a digestão. Cada 100 gramas fornecem 52 calorias.
Anotem!!
Com carinhho
Sol Cristal
Kiwi: É uma excelente fonte de vitamina C e, como essa substância ajuda a absorver o ferro, a fruta pode ser utilizada no tratamento de anemias. Também apresenta vitamina E e potássio. Tem propriedades laxativas e estimula o apetite. Na medicina tradicional chinesa, é usada no combate ao câncer de mama e de estômago. Cada 100 gramas fornecem 67 calorias
Mamão: Tem propriedades laxativas e calmantes. Apresenta vitamina C, vitaminas do complexo B, betacaroteno e papaína, enzima que auxilia a digestão de proteínas. Até suas sementes parecem ter aplicação: elas ajudariam a combater verminoses. A fruta também contém ferro, potássio, fósforo, cálcio e sódio, mas em quantidades não muito grandes. Cada 100 gramas fornecem 36 calorias.
Melão: Apresenta vitamina C, vitaminas do complexo B, betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, cobre e enxofre. É indicado como repositor de potássio para pacientes cardíacos que, por tomarem diuréticos, perdem grande quantidade desse mineral. Contém fibras e combate a prisão de ventre, além de ter propriedades calmantes. Ativa a circulação e ajuda na adaptação aos sintomas da menopausa. Cada 100 gramas fornecem 30 calorias.
Morango: Contém vitamina A e vitaminas do complexo B em pequenas quantidades, sendo especialmente rico em vitamina C. Também apresenta betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e silício. Estimula a absorção de nutrientes e acredita-se que tenha função anticancerígena. No entanto, como tem muito ácido oxálico, não é indicado para quem sofre de cálculo renal. Cada 100 gramas fornecem 39 calorias.
Pêssego: É uma ótima fonte de minerais como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. Também é rico em fibras, que auxiliam a digestão e garantem o bom funcionamento do intestino. Apresenta vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que proporciona o rejuvenescimento da pele. Cada 100 gramas fornecem 51 calorias.
Uva: Além de ser rica em carboidratos, contém potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Apresenta pectina, fibra que auxilia a digestão, e funciona como um laxante suave. As uvas verdes têm propriedades antibacterianas e antivirais. Já a casca das uvas escuras contém, entre outras substâncias, resveratrol e quercetina, que aumentam a taxa de bom colesterol, inibem a formação de coágulos, têm poder antioxidante e talvez ajudem até a prevenir o câncer. Cada 100 gramas fornecem 68 calorias.




0 comentários:
Postar um comentário