Blog Mais Nutrição |
Refrigerantes diet aumentam acúmulo de gordura na cintura Posted: 06 Jul 2011 04:09 AM PDT Os refrigerantes diet sempre estiveram relacionados a hábitos saudáveis No estudo, pesquisadores pela Escola de Medicina da Universidade do Texas analisaram dados de 474 adultos durante quase dez anos. Os voluntários informaram a frequência da ingestão do refrigerante diet e tiveram a circunferência da cintura, altura e peso medidos em quatro momentos diferentes. O objetivo era rastrear qualquer relação entre a bebida e o acúmulo de gordura no corpo com o passar do tempo. Ao fim do estudo, os pesquisadores perceberam que a média da cintura de todos os participantes tinha aumentado. Mas aquelas pessoas que consumiam periodicamente refrigerantes diet tiveram um aumento 70% maior do que os que não consumiam refrigerantes de qualquer espécie. o período entre a primeira e a última medição foi nove anos e seis meses. Entre os consumidores mais vorazes, que bebem dois ou mais refrigerantes diet ao dia, o aumento na cintura foi de 500%. Os motivos exatos que relacionam a bebida ao acúmulo de gordura abdominal, no entanto, não foram descobertos pela equipe de pesquisadores. Uma das hipóteses é a de que essas bebidas enganariam o cérebro, já que alimentos doces tendem a ser altamente calóricos, o que não acontece com a bebida. Assim, o cérebro estaria recebendo uma resposta errada do refrigerante, por causa do seu gosto doce. Algumas pesquisas afirmam que isso levaria o organismo a acumular mais gordura de reserva; outras, que isso aumentaria o apetite por alimentos altamente calóricos para suprir a lacuna criada pela bebida. Leia o restante desta reportagem no site da Veja. Para ler mais:
|
Os cuidados no consumo de refrigerante Posted: 05 Jul 2011 10:33 AM PDT Os refrigerantes entram comumente no cardápio de crianças e adultos sem muito critério, principalmente nas refeições fora de casa. As versões zero, light e diet, por conterem adoçante Qualquer refrigerante que contenha fosfato entre os ingredientes, como os feitos à base de cola – e aí estão incluídos também os tipos zero, light e diet – dificulta a absorção de cálcio no corpo. Assim, se você comer por exemplo um sanduíche de queijo acompanhado da bebida, vai ficar sem aproveitar corretamente um dos principais minerais disponíveis neste derivado do leite. "Ao longo do tempo, se essa carga de fosfato for grande, a pessoa fica ainda mais sujeita a ter problemas de enfraquecimento dos ossos que surgem com a falta de cálcio", diz a nutricionista Daniela Mazuco, de São Paulo. Nas crianças e jovens em fase de desenvolvimento esse pode ser um problema, principalmente porque é comum que eles substituam sucos, leite ou vitaminas Isso porque, assim como o fosfato, as substâncias químicas usadas para realçar as cores e os sabores dos refrigerantes podem fazer mal ao estômago também – sempre independentemente de a versão ser a tradicional, zero, diet ou light. "Os corantes e aromatizantes sobrecarregam todo o organismo, sendo, em excesso um risco especialmente para pessoas predispostas a desenvolver alergias", alerta a nutricionista. Leia o restante da reportagem no site do Terra. Para ler mais:
|
You are subscribed to email updates from Mais NutriçãoMais Nutrição | Mais Nutrição To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
0 comentários:
Postar um comentário