terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


A Ciência, a Legislação e os Substitutos de Refeição

Posted: 25 Jan 2010 10:17 AM PST

A Ciência, a Legislação e os Substitutos de Refeição
Fonte: Revista Today #89, janeiro de 2006
Autor: Dr. Nataniel Viuniski – NAB Herbalife Brasil

Na área da saúde, vivemos uma época conhecida como "medicina baseada em evidências". Isso significa que para um fato, dado ou descoberta ser aceito pela comunidade médica, é preciso que ocorra uma exaustiva comprovação científica.

Na área da nutrição, mais especificamente no que se refere aos Substitutos de Refeição, não poderia ser diferente.

Visto sob esse ângulo, é muito natural que alguns grupos de médicos, nutricionistas, centros de pesquisa e até mesmo certos setores formadores de opinião, ainda tenham resistência ao conceito de substituir uma ou duas refeições por um produto com calorias controladas e nutricionalmente seguro, voltado para o controle de peso.

Já existem vários estudos muito bem conduzidos por centros especializados, tanto no Brasil como no exterior, que compararam os resultados entre dois grupos de pessoas durante certo período: um grupo seguiu uma dieta tradicional de baixa caloria e o outro seguiu um plano de substituição de refeições utilizando produtos específicos para esse fim.

Os resultados demonstraram que em ambos os grupos as pessoas perderam peso, mas no grupo dos Substitutos de Refeição o emagrecimento foi maior, além de apresentar melhora importante nos marcadores de saúde, como níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides. Este grupo ainda apresentou menor desistência da dieta ao longo do tempo.

Para a surpresa de muitos pesquisadores, nesse grupo foi observado um aumento no consumo de frutas e vegetais, fato importantíssimo para o bom estado nutricional desses indivíduos.

Já outras pesquisas comprovam que quando aumentamos os índices de proteína de alto valor biológico, como é o caso da proteína de soja, dentro de um plano alimentar equilibrado e inserido em um programa de estilo de vida saudável, obtemos uma melhora na saciedade, aumento da massa muscular, uma maior proteção contra o temível efeito sanfona ou reganho de peso, e ainda uma significativa melhora nos perfis de gordura do sangue.

Inúmeros trabalhos científicos atestam que, quando consumidos por adultos saudáveis, substitutos de refeição são seguros para sua saúde e ajudam a promover um melhor estado nutricional.

Além dos estudos clínicos, é importante lembrar que esses produtos precisam estar de acordo com os rigorosos requisitos da legislação brasileira que regulamenta a sua composição, grau de pureza e até mesmo características especiais de rotulagem.

Assim, o melhor caminho para conquistarmos cada vez mais a credibilidade da estratégia do uso de Substitutos de Refeição e da própria Herbalife junto a toda comunidade é atestar, de uma forma rigorosamente ética, com nosso próprio exemplo e com o uso dos produtos, os benefícios que um estilo de vida saudável nos trás, usando informação com base científica como ferramenta de trabalho.

Saúde e sucesso a todos.

*** Comente este post no Fórum! - (1) Mensagens

Sem posts relacionados.


0 comentários:

Postar um comentário