sábado, 1 de fevereiro de 2020

[deliciasdereceitassilvinha] A enviar correio electrónico: Receitas TradicionaisPortuguesas - Pingo Doce

Receitas tradicionais portuguesas

De norte a sul do país, trazemos até si verdadeiras iguarias da culinária portuguesa. Receitas com história e tradição para partilhar à mesa.

Índice

Cozido de grão
Dobrada
Salsichas frescas com couve lombarda
Sopa de cação
Favas com rojões
Bacalhau à brás com legumes
Açorda de bacalhau com amêijoas
Caldo-verde com chouriço e crumble de broa
Arroz de pato com legumes
Moelas estufadas com cerveja preta
Massada de peixe
Bacalhau à lisbonense
Cachafrito de borreguinho
Sopa de feijão com legumes
Arroz malandrinho de bacalhau
Sopa rica de castanhas
Açorda de bacalhau com coentros e tomate seco
Favas com costeletas de borrego
Arjamolho com pimentos
Massada de pota e berbigão
Feijoada de lulas
Arroz de cabidela
Bacalhau à Gomes de Sá
Cataplana de peixes com mexilhão
Arroz de Polvo
Choco frito

************´

Cozido de grão
Ideal para um almoço de fim-de-semana em família, o cozido de grão é uma refeição reconfortante e nutritiva, e cheia de sabores tipicamente portugueses.
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
500 g de grão de bico seco
1 colher (sobremesa) mais 2 colheres (chá) de sal
1 cebola
1 colher (sopa) de azeite
400 g de carne de borrego limpa
200 g de entremeada de porco magra
200 g de chouriço de carne alentejano Pingo Doce
1 farinheira
q.b. de hortelã fresca
500 g de feijão-verde
300 g de batatas médias para cozer
250 g de abóbora limpa
200 g de pão alentejano (duro)
Preparação:
1. De véspera, ponha o grão de molho em água temperada com uma colher (sobremesa) de sal. A água deve ficar cerca de dois dedos acima da superfície do grão.
2. Depois de demolhado, esfregue o grão entre as mãos para eliminar o máximo de peles possível. Escorra o grão e coloque-o numa panela com a cebola descascada e o azeite. Cubra com água suficiente para o cozer e tempere com uma colher (chá) de sal. Deixe cozinhar tapado durante cerca de 1 hora, ou até o grão estar macio.
3. Ao mesmo tempo, noutra panela ponha a carne de borrego, a entremeada, o chouriço e a farinheira. Tempere com o restante sal, junte dois ou três pés de hortelã e cubra com água e leve ao lume cerca de 45 minutos, ou até as carnes estarem tenras.
4. Entretanto, tire o fio ao feijão-verde e corte-o ao meio, descasque as batatas e corte a abóbora em cubos.
5. Retire as carnes da panela, introduza no caldo os legumes preparados e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos, até as batatas estarem tenras.
6. Corte as carnes em pedaços. Disponha o grão escorrido numa travessa funda e por cima coloque as carnes e os legumes escorridos.
7. Fatie o pão, coloque numa terrina e verta sobre ele o caldo de cozedura das carnes e dos legumes. Polvilhe com folhas de hortelã.

************

Dobrada
Típica do norte do país, a dobrada é uma receita bastante apreciada na maioria das cozinhas portuguesas. Acompanhe com arroz branco e um bom vinho tinto. Bom apetite!
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
500 g de feijão-branco
600 g de tripas limpas
1 colher (sobremesa) mais 2 colheres (chá) mais o suficiente para lavar as tripas de sal
1 limão
2 cebolas
2 folhas de louro
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
60 g de bacon
1 frango
300 g de cenoura
1 chouriço de carne
Meio cominhos em pó
q.b. de pimenta de moinho
q.b. de salsa fresca
Preparação:
1. De véspera, ponha o feijão de molho em água. Esfregue muito bem as tripas com sal e meio limão. Corte-as em pedaços e coloque-as também de molho em água com o restante limão cortado em rodelas.
2. Escorra o feijão, ponha-o numa panela e cubra com água até ultrapassar o feijão em cerca de dois dedos. Junte uma cebola descascada e cortada em gomos, uma folha de louro e uma colher (sobremesa) de sal. Tape e deixe cozer durante cerca de 1 hora, ou, até o feijão estar macio.
3. Escorra as tripas e leve-as a cozinhar numa panela com água, os dentes de alho esmagados, uma folha de louro e uma colher (chá) de sal, durante 1 hora.
4. Descasque e pique finamente a restante cebola e refogue num tacho com o azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte o bacon cortado em tiras, o frango cortado em pedaços pequenos e aloure de todos os lados. Tempere com o restante sal, adicione as cenouras e o chouriço de carne cortados em rodelas.
5. Tape e deixe estufar suavemente durante cerca de 45 minutos ou até o frango estar tenro, se for necessário acrescente um pouco de água.
6. Adicione ao estufado o feijão e um pouco do seu caldo de cozedura e as tripas escorridas. Tempere com os cominhos e pimenta moída na altura, e deixe ferver suavemente durante mais 10 a 15 minutos.
7. Sirva polvilhado com salsa picada.

************

Salsichas frescas com couve lombarda
A receita de salsichas frescas com couve lombarda é um clássico que atravessa muitas gerações. Junte a família e desfrute o momento da refeição sem pressas.
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
1 couve lombarda média
6 salsichas frescas
2 colheres (sobremesa) de azeite
80 g de tiras de bacon
1 cebola
6 dentes de alho
1 talo de aipo
2 cenouras
2 tomates de rama médios
1 folha de louro
1 colher (chá) mais 1 colher (sobremesa) de sal
q.b. de pimenta de moinho
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
q.b. de tomilho
250 g de arroz basmati Pingo Doce
q.b. de cebolinho fresco
Preparação:
1. Separe as folhas de couve, lave-as e apare os talos. Escolha as doze folhas maiores e sem rasgos, e escalde-as em água a ferver durante cerca de 6 minutos. Corte as restantes em juliana e reserve.
2. Torça as salsichas frescas ao meio e corte-as de modo a obter doze salsichas.
3. Aloure-as de todos os lados numa frigideira funda com o azeite, durante cerca de 10 minutos. Retire-as para um prato e deite na frigideira o bacon. Junte a cebola e os dentes de alho, finamente picados, e o talo de aipo cortado em lâminas finas. Deixe cozinhar, sobre lume moderado, até a cebola estar translúcida.
4. Pele as cenouras, corte-as em cubos e acrescente à frigideira. Adicione o tomate, limpo de sementes e picado em pedaços pequenos, o louro, uma colher de chá de sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando.
5. Entretanto, enrole cada salsicha numa folha de couve e prenda com um palito.
6. Adicione a polpa de tomate à frigideira e misture bem. Introduza no cozinhado os rolos de salsicha e a juliana de couve. Junte dois a três pés de tomilho e cozinhe com a frigideira tapada, sobre lume moderado a brando, durante cerca de 30 minutos ou até a couve estar tenra.
7. Ao mesmo tempo prepare o arroz basmati em água a ferver (abundante,) temperada com o restante sal, durante 12 minutos.
8. Sirva as salsichas com o arroz salpicado com cebolinho picado.

************

Sopa de cação
De origem algarvia, a (sopa) de cação é também muito apreciada no Alentejo. Sabores inconfundíveis, simples, e agradavelmente reconfortantes.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
4 postas altas de cação
2 colheres (chá) de sal
200 ml de vinagre de vinho branco Pingo Doce
1 folha de louro
3 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho
1 molho de coentros frescos
1,2 l de água
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de colorau
200 g de pão alentejano (duro)
q.b. de pimenta de moinho
Preparação:
1. De véspera, ou pelo menos com 2 horas de antecedência, coloque as postas de cação num tabuleiro de louça, cubra com água e junte uma colher (chá) de sal, 100ml de vinagre e o louro.
2. Deite o azeite num tacho, junte os dentes de alho, descascados e espremidos, e os coentros finamente picados, deixe alguns para polvilhar no final. Deixe refogar durante 1 a 2 minutos, sobre lume moderado.
3. Pouco a pouco, adicione cerca de 1,2 litros de água e quando ela ferver introduza as postas de cação bem escorridas. Tempere com o restante sal. Tape e deixe cozinhar durante cerca de 8 minutos sobre lume moderado
4. Entretanto, dissolva a farinha no restante vinagre e junte o colorau. Deite esta mistura sobre o peixe e deixe engrossar em lume brando, durante cerca de 10 minutos, agitando o tacho de vez em quando.
5. Corte o pão em fatias finas e distribua-as pelos pratos. Por cima coloque as postas de cação e regue com o caldo. Salpique com pimenta moída na altura e polvilhe com os coentros picados reservados.

************

Favas com rojões
Os típicos rojões à moda do Norte têm aqui um ingrediente surpreendente: as favas. Finalize com coentros e acompanhe com fatias de pão torrado. Delicioso!
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
750 g de favas congeladas
2 colheres (sopa) de azeite
300 g de lombo de porco cortado em cubos
2 colheres (chá( de sal
q.b. de pimenta de moinho
1 colher (sopa) de pimentão-doce
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
2dentes de alho
70 g de talo de aipo
200 ml de polpa de tomate com cebola e alho Pingo Doce
300 g de tomate maduro
1 pão de cereais pequeno
q.b. de coentros frescos
Preparação:
1. Coloque as favas numa tigela e cubra-as com água a ferver.
2. Deite o azeite num tacho e frite os cubos de carne de todos os lados sobre lume médio a forte. Reduza o lume e tempere com uma colher (chá( de sal, pimenta moída na altura e com o pimentão-doce. Misture bem.
3. Adicione a cebola picada, os dentes de alho descascados e picados, o talo de aipo cortado em lâminas finas e a polpa de tomate. Tape e cozinhe sobre lume brando. Se necessário, junte um pouco de água.
4. Entretanto, tire a pele às favas e junte-as ao tacho. Tempere com o restante sal e cozinhe tapado por mais 10 minutos.
5. Lave o tomate, limpe-o de sementes, pique-o em pedaços e adicione-o às favas.
6. Corte o pão em fatias finas e torre-as levemente.
7. Na altura de servir, salpique as favas com coentros picados e acompanhe com as fatias de pão torrado.

************

Bacalhau à brás com legumes
À tradicional receita de bacalhau à brás, acrescentámos os legumes para intensificar o sabor. Um prato infalível, em apenas 30 minutos.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
400 g de bacalhau des?ado demolhado ultracongelado Pingo Doce
2 colheres (sopa) de azeite
2dentes de alho
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
200 g de alho-francês
200 g de courgette
1 colher (chá) de sal
q.b. de pimenta de moinho
4 ovos M
150 g de batata frita palha Pingo Doce
q.b. de salsa fresca
40 g de azeitonas pretas descaroçadas
Preparação:
1. Cubra o bacalhau com água a ferver e reserve.
2. Deite o azeite numa frigideira larga e funda, antiaderente, e leve-o ao lume com os dentes de alho descascados e picados, a cebola e o alho-francês cortado em rodelas finas. Cozinhe sobre lume médio, mexendo ocasionalmente.
3. Ao mesmo tempo, lave a courgette e rale-a em fios no crivo mais largo do ralador. Junte-a à frigideira com os legumes e tempere com metade do sal e pimenta moída na altura.
4. Entretanto, escorra o bacalhau e desfaça-o em lascas finas. Acrescente-o aos legumes na frigideira. Misture bem e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos sobre lume médio a forte, mexendo ocasionalmente.
5. Parta os ovos para uma taça, tempere-os com o restante sal e pimenta e bata-os com um garfo até estarem bem desfeitos.
6. Misture a batata palha no cozinhado e adicione os ovos batidos envolvendo-os bem. Cozinhe durante cerca de 5 minutos deixando confeccionar os ovos até que estejam cremosos.
7. Salpique generosamente com salsa picada e decore com as azeitonas.
Nota: A courgette e o alho-francês intensi?cam a experiência gastronómica do tradicional bacalhau à Brás.

************

Açorda de bacalhau com amêijoas
Sempre reconfortante, esta açorda de bacalhau com amêijoas é uma refeição que fica pronta em apenas 30 minutos. Sirva com fatias de pão tostado.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
320 g de espargos verdes
2 colheres (sopa) de azeite
120 g de cebola picada
3 dentes de alho
200 g de pão d'avó (fatiado)
40 g de tomate seco mais 1 colher (sopa) de do azeite da sua conserva
200 ml de vinho branco
500 g de amêijoas vietnamitas castanhas congeladas
2 lombos de bacalhau
1 molho de coentros
Sumo de meio limão
1 colher (chá) de sal
q.b. de pimenta de moinho
500 ml de água
Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 200 graus.
2. Elimine as bases fibrosas dos espargos, corte a parte espigada para uma taça e fatie finamente na diagonal o restante caule para outra taça. Reserve.
3. Num tacho com uma colher (sopa) de azeite, aloure a parte espigada dos espargos. Retire e reserve.
4. Junte ao tacho o restante azeite, a cebola picada, os dentes de alho descascados e esmagados e os caules dos espargos fatiados. Deixe cozinhar durante cerca de 6 minutos.
5. Entretanto, esfregue o tomate seco nas fatias de pão e pincele com o azeite da conserva. Reserve o tomate para decorar no final. Corte o pão em palitos largos e coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve o pão a tostar no forno.
6. Acrescente o vinho branco ao tacho e quando levantar fervura introduza as amêijoas e os lombos de bacalhau cortados em pedaços. Tape e cozinhe mais 6 a 8 minutos até as amêijoas abrirem. Elimine as conchas das amêijoas, reservando algumas dentro das conchas para decorar.
7. Pique os coentros e junte-os ao tacho. Regue com o sumo do limão e tempere com o sal e pimenta moída na altura. Acrescente a água a ferver e deixe retomar fervura.
8. Distribua pelos pratos e decore com as pontas espigadas dos espargos, o tomate seco cortado em tiras e as amêijoas com casca. Sirva com o pão tostado.

************

Caldo-verde com chouriço e crumble de broa
Reinventámos o clássico caldo-verde com chouriço e adicionámos legumes e um delicioso crumble de broa e chouriço. Difícil de resistir!
Ingredientes (Para 8 Pessoas:)
2 colheres (sopa) de azeite
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
2dentes de alho
100 g de alho-francês
300 g de batata para cozer
1 courgette
1 colher (sobremesa) de sal
1,2 l de água
200 g de miolo de broa
50 g de chouriço
200 g de caldo-verde Pingo Doce
q.b. de coentros frescos (opcional)
Preparação:
1. Deite uma colher (sopa) de azeite numa panela, junte a cebola picada, os dentes de alho esborrachados e sem pele. Adicione o alho-francês cortado em rodelas, tape e leve ao lume.
2. Entretanto, pele as batatas e lave a courgette. Corte ambas em cubos pequenos e deite na panela. Mexa, tempere com o sal e regue com a água a ferver. Coza em lume moderado durante cerca de 15 minutos ou até os legumes estarem tenros.
3. Num processador de cozinha, pique grosseiramente o miolo de broa com o chouriço. Junte o restante azeite e volte a picar. Reserve.
4. Triture a sopa, adicione o caldo-verde e ferva durante mais 5 a 10 minutos, consoante a textura que desejar.
5. Distribua por taças. Sirva polvilhada com a mistura de broa reservada e um toque de coentros frescos.

************

Arroz de pato com legumes
O clássico arroz de pato com legumes, ainda mais rico em sabor e com toda a suculência de uma refeição de forno. Pronto em apenas 30 minutos!
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
2 colheres (sopa) de azeite
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
1 Embalagem de preparado de sopa juliana Pingo Doce
2 colheres (chá) de sal
300 g de arroz agulha
300 ml de água
1 Embalagem (600 g) de pato desfiado com o caldo da cozedura
100 g de chouriço de carne e vinho tinto
1 colher (sopa) de amêndoa laminada
Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 200 graus.
2. Deite o azeite num tacho largo e baixo que possa ir ao forno. Junte a cebola picada, o preparado de legumes e tempere com o sal. Tape e deixe suar sobre lume moderado cerca de 5 minutos.
3. Adicione o arroz e misture bem. Junte a água a ferver e o caldo da cozedura do pato, reservando a carne. Mexa, tape e coza durante 15 minutos.
4. Entretanto, corte o chouriço em rodelas.
5. Misture o pato desfiado reservado com o arroz. Coloque a mistura num tabuleiro de forno e por cima distribua as rodelas de chouriço.
6. Salpique com a amêndoa e leve ao forno durante 10 minutos.

************

Moelas estufadas com cerveja preta
As moelas são um petisco tipicamente português, cozinhadas com cerveja preta e outros temperos. Ideais para acompanhar com pão.
Ingredientes (Para 12 Pessoas:)
2 colheres (sopa) de azeite
2 Kg de moelas de frango
500 g de cebola
6 dentes de alho
2 folhas de louro
500 ml de água
1 colher (sopa) de sal marinho
500 ml de cerveja preta
1 malagueta vermelha fresca
200 ml de polpa de tomate
q.b. de coentros frescos
Preparação:
1. Coloque o azeite num tacho e deixe aquecer.
2. Adicione as moelas, previamente limpas e lavadas. Deixe refogar.
3. Junte ao tacho a cebola e o alho bem picados, e o louro.
4. Acrescente meio litro de água, o sal e deixe ferver durante 15 minutos.
5. Junte a cerveja preta e a malagueta sem sementes.
6. Quando as moelas ficarem macias, ponha a polpa de tomate e deixe cozinhar durante 10 minutos.
7. Adicione os coentros e desligue o fogão. Deixe repousar durante 15 minutos.
8. Sirva com o molho do estufado.

************

Massada de peixe
A massada de peixe é uma refeição de prato principal, mas pode ser servido como entrada, para um segundo prato mais leve.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
700 g de maruca
1,5 l de água
1 colher (sobremesa) de sal
500 g de camarão (cascas e cabeças)
5 dentes de alho
0,3 dl de azeite virgem extra
150 g de cebola picada
100 g de alho-francês em rodelas
200 g de cenoura
1 folha de louro
250 g de massa macarronete
1 embalagem de coentros (escolhidos e lavados)
Preparação:
1. Numa panela, coloque o peixe e cubra com cerca de litro e meio de água. Junte o sal e leve ao lume. Deixe ferver 10 minutos e retire o peixe com uma escumadeira. Introduza as cascas e as cabeças dos camarões no caldo da cozedura do peixe e deixe ferver.
2. Descasque e pique os dentes de alho, pele as cenouras e corte-as em rodelas.
3. Num tacho, com o azeite salteie os dentes de alho picados e, quando começarem a alourar, o alho-francês e a cebola picada. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Adicione as rodelas de cenoura, o tomate e a folha de louro. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando até o tomate estar macio.
4. Triture as cascas e as cabeças dos camarões com a varinha mágica e coe o caldo com um passador de rede. Deite o caldo sobre o refogado e quando levantar fervura, introduza a massa. Tape e deixe cozer até estar al dente.
5. Limpe o peixe de peles e espinhas e desfaça-o em lascas grandes. Junte o peixe e os coentros à massa e sirva imediatamente.

************

Bacalhau à lisbonense
Sirva o bacalhau à lisbonense bem cremosos, com os ovos suaves mas bem mexidos com o bacalhau e os restantes ingredientes. Prepare com bacalhau demolhado.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
1kg de bacalhau crescido
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande
6 dentes de alho
2 folhas de louro
10 ovos M
q.b. de pimenta-branca
q.b. de salsa fresca
75 g de azeitonas pretas descaroçadas
Preparação:
1. Desfie o bacalhau em cru e ainda salgado. Lave-o por duas vezes e deixe em água fria durante 2 a 3 horas.
2. Num tacho largo, aqueça o azeite e refogue a cebola cortada em meias-luas, o alho laminado e as folhas de louro.
3. Adicione o bacalhau e envolva, mexendo durante 2 a 3 minutos.
4. Bata os ovos com a pimenta e junte-os ao tacho. Acrescente a salsa bem picada e misture bem. Retire do lume.
5. Sirva em travessa de barro e decore com salsa e azeitonas pretas.

************

Cachafrito de borreguinho
O cachafrito é uma receita típica do Alentejo, preparado com carne de borrego cortada em pedaços temperados em banha. Deve marinar 8 a 12 horas antes de fritar.
Ingredientes (Para 12 Pessoas:)
10 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
150 g de banha de porco
100 g de azeite
100 g de massa de pimentão Pingo Doce
1 borreguinho de leite (6 kg)
250 ml de vinho branco
10 g de coentros
PARA A SALADA:
1 alface portuguesa grande
1 cebola pequena
10 g de coentros
q.b. de hortelã
1 colher sobremesa de azeite
25 ml de vinagre de vinho branco
15 ml de água
1 colher (sopa) de sal grosso
Preparação:
1. Coloque os dentes de alho e o sal num almofariz. Esmague até obter uma pasta. Adicione a banha, o azeite e em seguida a massa de pimentão. Envolva tudo de forma a obter uma pasta homogénea.
2. Corte o borreguinho em pedaços pequenos para um recipiente e junte a pasta. Envolva muito bem. Deixe repousar entre 8 e 12 horas.
3. Num tacho de barro, cozinhe o borreguinho em lume brando. Deixe corar, tendo o cuidado de mexer frequentemente.
4. Quando a carne estiver frita, refresque com o vinho branco. Deixe ferver um pouco para reduzir o vinho.
5. Para a salada escolha a alface e lave-a em água corrente.
6. Corte a alface em juliana grossa, junte a cebola cortada em rodelas.
7. Polvilhe com coentros e hortelã picados, regue com a mistura de azeite, vinagre e água. Polvilhe com sal grosso e envolva tudo.
8. Para servir, polvilhe o cachafrito com coentros grosseiramente picados e sirva com a salada de alface.

************

Sopa de feijão com legumes
Com sabores da cozinha tradicional, a (sopa) de feijão com legumes é muito reconfortante e está pronta em apenas 30 minutos. Sirva bem quente. Bom proveito!
Ingredientes (Para 8 Pessoas:)
100 g de cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
1 embalagem de mistura de legumes para sopa portuguesa
2 colheres (chá) de sal
60 g de chouriço de carne
540 g de feijão-encarnado cozido
800 ml de água
60 g de arroz carolino Pingo Doce
q.b. de hortelã fresca
Preparação:
1. Num tacho, leve ao lume a cebola picada com o azeite e a mistura de legumes para sopa portuguesa. Salpique com o sal, tape e deixe suar sobre lume médio a forte cerca de 6 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente.
2. Quando os legumes estiverem moles, junte o chouriço cortado em rodelas e o feijão. Acrescente a água a ferver e assim que retomar fervura adicione o arroz.
3. Deixe cozinhar com o tacho tapado, sobre lume moderado durante 20 minutos.
4. Sirva polvilhado com folhas de hortelã.

************

Arroz malandrinho de bacalhau
Delicioso arroz malandrinho de bacalhau fresco, com grelos e pimentos. Simples e ideal para uma refeição de família, pronto em apenas 30 minutos!
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
200 g de grelos congelados
3 dentes de alho
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
200 g de mini-pimentos-doces tricolores
1 malagueta de piripíri fresca (opcional)
350 g de arroz carolino
1 frasco de polpa de tomate com cebola e alho
1,2 l de água
1 colher (sobremesa) mais 1 colher (café) de sal
4 porções de bacalhau fresco
q.b. de pimenta de moinho
q.b. de alho em pó
q.b. de coentros
Preparação:
1. Mergulhe os grelos em água a ferver para que descongelem rapidamente.
2. Descasque e esprema, ou pique os alhos. Leve-os ao lume num tacho com a cebola, o azeite e a folha de louro.
3. Lave os mini-pimentos, limpe-os de sementes e corte-os em tiras ou em cubos. Se gostar de picante, corte a malagueta em rodelas. Junte ao refogado da cebola.
4. Adicione o arroz, mexendo durante cerca de 1 minuto. Junte a polpa de tomate e os grelos escorridos.
5. Regue com 1,2 l de água a ferver e tempere com 1 colher (sobremesa) de sal. Mexa com um garfo. Tape e deixe cozer sobre lume moderado durante 15 minutos.
6. Corte cada porção de bacalhau em quatro pedaços e tempere com o restante sal, pimenta moída na altura e alho em pó.
7. Introduza o bacalhau no arroz e deixe cozer tapado durante mais 5 minutos.
8. Sirva sem demora para não deixar o arroz secar. Polvilhe com os coentros picados

************

Sopa rica de castanhas
Esta é uma (sopa) de típica de Resende, onde o Domingo de Ramos (que antecede o Domingo de Páscoa) manda que se sirva a (sopa) de castanhas com tradição. Neste dia, as hortaliças ficam de fora para evitar superstições antigas.
Ingredientes (Para 12 Pessoas:)
1 colher (chá) de azeite
250 g de lombinho de porco
150 g de toucinho de porco entremeado
2 cebolas pequenas
8 dentes de alho
1,5 l de água
500 g de castanhas congeladas Pingo Doce
1 colher (sopa) de sal
125 g de arroz
100 g de massa argolinhas
Preparação:
1. Coloque uma panela ao lume com o azeite e deixe aquecer.
2. Adicione a carne e o toucinho, cortados em pequenos cubos, e deixe corar. Junte a cebola e o alho picados.
3. Adicione 1,5 litro de água e deixe ferver 10 minutos.
4. Junte as castanhas e tempere com o sal. Quando as castanhas estiverem cozidas, acrescente o arroz e envolva.
5. Deixe ferver 8 minutos e adicione a massa de argolinhas.
6. Rectifique os temperos e sirva a (sopa) de bem quente, num prato fundo.
Nota: Pode aromatizar com um ramo de hortelã

************

Açorda de bacalhau com coentros e tomate seco
A açorda é um prato típico português, preparado com pão e ovo. Esta açorda de bacalhau, enriquecida com tomate seco e piso de coentros não tem como resistir!
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
1 embalagem de lombos de bacalhau congelados Pingo Doce
1,2 l de água
1 folha de louro
4 dentes de alho
1 molho de coentros
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
40 g de tomate seco
300 g de pão de mistura trigo e centeio
4 ovos S
Preparação:
1. Descongele o bacalhau e coloque-o num tacho. Adicione a água, a folha de louro e 2 dentes de alho esmagados com casca. Leve ao lume e deixe ferver, ligeiramente, cerca de 8 minutos, ou até o bacalhau começar a abrir lasca.
2. Reserve algumas folhas de coentros. Pique os restantes coentros previamente lavados para dentro de um almofariz e adicione-lhes os restantes dentes de alho, previamente descascados e espremidos. Junte o azeite e o sal e esmague muito bem com um pilão.
3. Pique o tomate seco em pedacinhos pequenos e misture com o preparado (piso) de coentros.
4. Distribua o piso por 4 pratos (sopa) de e por cima coloque o pão, cortado em fatias.
5. Coe o caldo da cozedura do bacalhau para outro tacho e reserve.
6. Limpe o bacalhau da pele e das espinhas, desfaça-o em lascas e coloque-as sobre as fatias de pão.
7. Leve o caldo da cozedura do bacalhau de novo ao lume até levantar fervura.
8. Abra um ovo para dentro de uma taça pequena, coloque-o numa concha de (sopa) de e introduza-a cuidadosamente no caldo a ferver, mantendo o ovo dentro da concha até a clara ficar cozinhada e obter um ovo escalfado. Repita o procedimento com os restantes três ovos.
9. Depois de escalfados os ovos distribua pelos pratos e regue sobre eles o restante caldo. Finalize com as folhas de coentros reservadas. Sirva bem quente.

************

Favas com costeletas de borrego
As favas são um ingrediente tipicamente português que resulta muito bem com carnes variadas. Estas favas guisadas servidas com costeletas de borrego, coentros e tomate seco, em apenas 30 minutos!
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
500 g de costeletas de borrego (limpas de gordura)
1 colher (sobremesa) de massa de alho Pingo Doce
3 colheres (sopa) de azeite
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
1 folha de louro
1 lata de tomate em pedaços Pingo Doce
750 g de favas congeladas
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico Pingo Doce
q.b. de coentros
50 g de tomate seco
Preparação:
1. Barre as costeletas de borrego com a massa de alho. Reserve.
2. Aqueça o azeite num tacho, e sele as costeletas de ambos os lados em lume forte. Retire e Reserve.
3. Reduza o lume e junte no mesmo tacho a cebola, o louro e o tomate em pedaços. Tape o tacho e cozinhe em lume moderado durante cerca de 15 minutos.
4. Noutro tacho, escalde as favas em água a fervente. Retire do lume e retire-lhes a pele.
5. Junte as costeletas e as favas à cebola e ao tomate, tempere com o sal, mexa e volte a tapar.
6. Deixe cozinhar durante mais 10 minutos, até as favas e as costeletas estarem tenras.
7. Regue com o vinagre balsâmico e adicione os coentros picados e o tomate seco cortado em tiras.

************

Arjamolho com pimentos
O arjamolho com pimentos é servido fresco e preparado no momento. Uma (sopa) de tipicamente algarvia, fresca, deliciosa e fácil! Experimente adicionar pepino cortado em cubos e cebola picada, ou servi-los à parte.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
6 tomates (maduro e carnudo)
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de sal
300 g de pão caseiro rijo
2 colheres (sopa) de orégãos
1,2 l de água fresca
2 colheres (sopa) de vinagre
1 pimento verde pequeno
4 colheres (sopa) de azeite
Preparação:
1. Limpe o tomate e faça-lhe um golpe em cruz na base. Coloque numa taça e cubra com água a ferver. Espere um minuto, retire a pele, limpe de sementes e corte em cubos pequenos. Reserve.
2. Esborrache os dentes de alho, tire-lhes a pele e pise-os num almofariz com o sal e a polpa de um tomate (aproximadamente). Mude a mistura para uma taça ou terrina, junte cerca de 100 g de miolo de pão esfarelado e uma colher de (sopa) de orégãos e misture bem. Adicione a água e o vinagre.
3. Lave o pimento, limpe-o de sementes, corte-o em cubos e adicione-o ao caldo, juntamente com o restante tomate e o pão cortado em cubos pequenos.
4. Regue com o azeite, mexa e salpique com os restantes orégãos. Sirva de imediato.

************

Massada de pota e berbigão
Esta massada de pota e berbigão com verdadeiros sabores do mar, ideal para todas as estações. Polvilhe com coentros e manjericão na hora de servir.
Ingredientes (Para 8 Pessoas:)
500 g de tiras de pota congeladas
1 colher (sopa) de pimentão
1 cebola-doce grande
3 dentes de alho
120 g de alho-francês
3 colheres (sopa) de azeite
50 g de tiras de bacon Pingo Doce
1 folha de louro
3 cenouras
300 g de berbigão congelado
1 pimento verde
Meio frasco de polpa de tomate com manjericão e orégãos Pingo Doce
100 ml de vinho branco
1l de água
1 colher (sobremesa) de sal
350 g de massa macarrão riscado
50 g de chouriço
q.b. de coentros frescos
q.b. de manjericão fresco
Preparação:
1. Coloque as tiras de pota dentro de um coador de rede e retire-lhes a película branca enquanto estiverem ainda meio congeladas.
2. Corte as tiras mais grossas de modo a ficarem todas com o mesmo tamanho e enxugue-as bem com papel de cozinha. Salpique com pimentão e reserve.
3. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Corte o alho-francês em rodelas e lave muito bem.
4. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola, o alho e o alho-francês e deixe alourar sobre lume moderado juntamente com o bacon e a folha de louro.
5. Entretanto, pele as cenouras e corte-as em meias rodelas e deite no tacho. Tape e deixe suar durante cerca de 5 minutos.
6. Adicione o berbigão e as tiras de pota, e cozinhe destapado e sobre lume médio a forte durante mais 10 minutos, mexendo frequentemente.
7. Junte o pimento, já limpo de sementes e cortado em pedaços, a polpa de tomate e o vinho e ferva durante mais 5 minutos.
8. Acrescente a água ao tacho, mexa e assim que levantar fervura tempere com o sal e introduza a massa e o chouriço cortado em rodelas. Mexa, tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar al dente.
9. Retire do lume e adicione folhas de coentros e de manjericão. Envolva.
10. Sirva polvilhado com mais coentros picados.

************

Feijoada de lulas
Prepare em apenas 30 min esta feijoada de lulas é uma refeição completa e ideal para partilhar em família. Acompanhe com arroz branco.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
500 g de lulas limpas congeladas
100 g de cebola em cubos congelada Pingo Doce
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
2 cenouras
1 lata de tomate em pedaços Pingo Doce
1 frasco de feijão-branco cozido
2 colheres (chá) de sal
200 g de arroz basmati Pingo Doce
2 tiras de limão (casca)
q.b. de salsa
Preparação:
1. Coloque as lulas dentro de água para descongelarem mais rapidamente.
2. Num tacho, junte a cebola, os dentes de alho descascados e espremidos, e o azeite. Leve ao lume.
3. Descasque as cenouras, corte-as em meias-luas finas e junte-as à cebola. Tape o tacho e deixe suar durante 5 minutos, sobre lume moderado.
4. Adicione ao tacho as lulas, muito bem escorridas. Mexa e quando as lulas estiverem opacas adicione o tomate. Tape e deixe cozinhar em lume moderado durante mais 5 minutos.
5. Junte o feijão, tempere com 1 colher (chá) de sal, tape e deixe cozinhar durante mais 20 minutos.
6. Ao lado, num outro tacho coza o arroz em água a ferver, temperada com o restante sal e 2 tiras da casca de limão, durante cerca de 12 minutos.
7. Escorra o arroz num coador de rede. Salpique com a salsa picada e sirva a acompanhar a feijoada de lulas.

************

Arroz de cabidela
A cabidela é um dos pratos mais antigos da cozinha portuguesa. É fundamental que compre o frango com sangue. Com a dose certa de vinagre, é um prato absolutamente irresistível.
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
100 g de cebola
4 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
400 g de tomate
750 g de frango do campo (com sangue)
q.b. de água
1 colher (sopa) de sal
300 g de arroz carolino
2 colheres (sopa) de vinagre
1 embalagem de salada
Preparação:
1. Refogue num tacho com azeite a cebola e os dentes de alho picados e a folha de louro.
2. Pele o tomate, limpe-o de grainhas, pique em pedaços pequenos e junte ao refogado. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até o tomate estar macio.
3. Acrescente o frango cortado em pedaços, tempere com 1 colher (sopa) de sal e deixe cozinhar, com o tacho tapado, durante cerca de 10 minutos, sobre lume moderado.
4. Adicione água quente até cobrir o frango, volte a tapar e deixe ferver suavemente durante mais 20 minutos. Acrescente um pouco mais de água a ferver de modo a ficar com cerca de três vezes e meia o volume do arroz. Rectifique o sal, se for necessário, e assim que retomar fervura introduza o arroz. Mexa e tape.
5. Passados 13 minutos, acrescente o sangue, previamente misturado com o vinagre. Misture bem e deixe ferver mais 1 a 2 minutos. Retire do lume e sirva de imediato. Acompanhe com salada.

************

Bacalhau à Gomes de Sá
O Bacalhau à Gomes de Sá está na lista dos pratos portugueses mais tradicionais. Siga esta receita e faça desta tradição uma novidade à sua mesa.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
500 g de bacalhau
400 g de batata
3 folhas de louro
q.b. de pimenta branca
150 ml de azeite
3 dentes de alho
3 cebolas
1 colher (chá) de sal
4 ovos cozidos
16 azeitonas pretas
q.b. de salsa
Preparação:
1. Comece por cozer o bacalhau com pele e as batatas já lavadas em cubos, cerca de 15 minutos, numa panela com cerca de 3 litros de água, juntamente com uma folha de louro e pimenta branca q.b..
2. Depois de cozido, limpe o bacalhau de espinhas e pele, separe-o em lascas grossas e reserve.
3. Faça um refogado com azeite, alho picado, as cebolas cortadas em meia-lua e as restantes folhas de louro, durante 5 minutos.
4. Junte as lascas de bacalhau e os cubos de batata ao refogado e deixe apurar bem, temperando com sal e pimenta.
5. Decore com ovo cozido cortado (coza durante 9 minutos), azeitonas, salsa picada e um fio de azeite.

************

Cataplana de peixes com mexilhão
Esta receita de cataplana, um clássico português, tem como base uma mistura de 5 peixes: safio, pata roxa, raia, sardinha e tamboril. Pode comprar uma mistura para cataplanas nas nossas peixarias, com estas ou outras espécies. Confirme no seu Pingo Doce quais os peixes disponíveis.
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
500 g de mexilhão
600 g de mistura de peixes para caldeirada
2 colheres (chá) de sal mais 1 colher (café)
q.b. de pimenta moída
3 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de pimentão-doce
2 cebolas
1 pimento vermelho
200 g de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
3 colheres (sopa) de azeite
q.b. de salsa ou coentros
500 g de batata para cozer
Preparação:
1. Se usar mexilhão fresco raspe as conchas e retire-lhe as barbas. Lave e escorra bem, independentemente do mexilhão ser fresco ou congelado.
2. Tempere a mistura de peixes com sal, pimenta, alho picado e pimentão. Reserve.
3. Corte a cebola em rodelas finas. Limpe o pimento de sementes e corte-o também em rodelas.
4. No fundo da cataplana disponha os mexilhões e, por cima, os legumes preparados em camadas. Tempere com sal e cubra com o peixe.
5. Regue com a polpa de tomate, o vinho branco e o azeite. Junte 1 ramo de salsa ou de coentros (ou de ambos) atado e feche a cataplana.
6. Depois de ferver, cozinhe em lume brando durante 20 minutos, agitando de vez em quando.
7. Num tacho, coza as batatas em água temperada com sal e sirva-as a acompanhar a cataplana.

************

Arroz de Polvo
Malandrinho, delicioso e reconfortante. Esta é receita de arroz de polvo que tanto procurava. Experimente segui-la e partilhe com quem mais gosta.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
800 g de polvo congelado
q.b. de água
1 cebola
2 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite
1folha de louro
3 cenouras médias
3 tomates maduro
250 g de arroz carolino
1 colher (sobremesa) de sal
Meio limão
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de vinagre
1 embalagem de mistura de alfaces
Preparação:
1. Coloque o polvo ainda congelado num tacho, cubra com água e leve ao lume. Deixe ferver, tapado e sobre lume brando, cerca de 20 minutos.
2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Deite o azeite num tacho, deixe aquecer e adicione o alho e a cebola picados e o louro. Pele as cenouras, corte-as em cubinhos, adicione à cebola e tape o tacho. Lave o tomate e corte-o em cubinhos, ao mesmo tempo que o limpa de grainhas, junte-o aos restantes legumes e deixe cozinhar, tapado e sobre lume brando, cerca de 10 minutos.
3. Escorra o polvo, mexa o líquido que resultou da cozedura e acrescente água a ferver até perfazer 8 dl. Deite sobre os legumes e deixe retomar a fervura. Entretanto, corte o polvo em pequenos pedaços mais ou menos uniformes. Assim que o caldo estiver a ferver, junte-lhe o arroz e os pedaços de polvo, tempere com sal e deixe cozer, tapado e sobre lume muito brando, cerca de 15 minutos. Regue com o sumo do limão, junte a salsa picada e sirva sem demora.
4. Acompanhe com uma mistura de várias alfaces temperadas com uma colher (sopa) de azeite e vinagre.

************

Choco frito
O choco frito é um petisco que muitos não dispensam e é rei na região de Setúbal. Aprenda a dar uma toque especial a esta receita tão simples. Veja como nesta receita.
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
1 colher (chá) de sal mais 1 colher (café)
1 folha de louro
2 dentes de alho
1,5 kg de choco
1 limão
1,5 dl de vinho branco
100 g de farinha de milho
1,2 kg de batata para fritar
2 l de óleo
2 embalagens de mistura de alface alentejana
q.b. de azeite
q.b. de vinagre
Preparação:
1. Numa panela, ferva o choco em água temperada com sal, 1 folha de louro, pimenta, 2 dentes de alho. Ferva durante 20 minutos.
2. Escorra o choco, retire-lhe a pele e corte-o em tiras com cerca de 1 cm.
3. Numa tigela, junte o choco com o sumo do limão e o vinho. Deixe marinar durante 1 hora.
4. Descasque as batatas, corte-as em palitos, coloque-as numa tigela e cubra-as com água.
5. Seque bem as tiras de choco e passe-as pela farinha de milho. Numa frigideira, frite-as em óleo bem quente.
6. Seque bem o excesso de óleo das tiras de choco com papel de cozinha.
7. Escorra as batatas, enxugue e frite-as também em óleo quente numa frigideira ou na fritadeira.
8. Sirva com a mistura de alfaces temperada com o azeite, o vinagre e o restante sal.
A mensagem está pronta para ser enviada com os seguintes anexos de ficheiro
ou hiperligação:

Receitas TradicionaisPortuguesas - Pingo Doce


--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "deliciasdereceitassilvinha" nos Grupos do Google.
este grupo destina-se a troca de receitas comuns, não enviamos receitas para dietas, regimes e para qualquer problema de saude
nao liberamos mensagens só com o link
grupo não tem por obrigação enviar receitas testadas
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
deliciasdereceitassilvinha@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
deliciasdereceitassilvinha+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/deliciasdereceitassilvinha?hl=pt-BR?hl=pt-BR
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "deliciasdereceitassilvinha" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para deliciasdereceitassilvinha+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/deliciasdereceitassilvinha/01f001d5d96c%242171f730%246455e590%24%40sapo.pt.

0 comentários:

Postar um comentário