sexta-feira, 22 de novembro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Rissóis de peixe

INGREDIENTES (Para 30 Unidades:)

Para o recheio:

500 g de pescada

1/2 alho-francês (parte branca) cortado em rodelas

1 cebola

2 dentes de alho

270 ml de  leite

100 g de farinha

80 g de margarina

Sumo de limão q.b.

Salsa picada q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta branca q.b.

Para a massa:

360 g de farinha

80 g de margarina

3 ovos batidos

300 ml de água

1 casquinha de limão

Pão ralado q.b.

Sal q.b.

Farinha para polvilhar

Óleo para fritar

Para acompanhar:

1 lata pequena de milho

3 colheres (sopa) de maionese

Ervilhas e cenouras bebé q.b.

Sal q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Prepare o recheio: coza a pescada em água com sal, depois retire para um prato e deixe arrefecer. Coe o caldo e reserve. Limpe o peixe de pele e espinhas e desfie-o.

2. Refogue a cebola, os alhos e o alho-francês, picados, num tacho com a margarina derretida, depois junte a farinha e misture bem. Adicione 125 ml do caldo do peixe e o leite, aos poucos e mexendo sempre, até obter um creme. Retifique o sal e tempere com pimenta, noz-moscada e sumo de limão. Acrescente salsa picada e o peixe, envolva e deixe aquecer um pouco. Retire do lume e reserve.

3. Prepare a massa: leve ao lume um tacho largo com a água, a margarina e a casca de limão. Tempere com sal e deixe ferver. Elimine a casca de limão, junte a farinha, de uma só vez, mexa até a massa se descolar do fundo do tacho e depois forme uma bola.

4. Coloque a massa numa bancada enfarinhada, deixe-a amornar, depois amasse-a ligeiramente, divida-a em duas bolas e estenda-as finamente com o rolo. Disponha pequenas porções do recheio no centro, afastadas umas das outras, dobre a massa por cima e, com um copo, corte em formato de rissol. Passe os rissóis pelos ovos batidos e depois por pão ralado e frite-os em óleo quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhos. Escorra sobre papel absorvente.

5. Prepare o acompanhamento: coza as ervilhas e as cenouras em água com sal, depois escorra, deixe arrefecer e misture com o milho, previamente escorrido. Envolva com a maionese e leve ao frio. Sirva como acompanhamento dos rissóis.

sugere quem sabe: Pode congelar os rissóis depois de panados e fritá-los numa outra altura.

 

************

 

Creme de coentros

ingredientes (Para 8 Pessoas:)

300 g de batata;

1 Cebola média (100 g);

2 Dentes de alho;

2 Courgettes grandes (300 g);

1,5 l de água;

100 g de coentros frescos;

1 Colher (chá) de sal marinho;

2,5 Colheres (sopa) de azeite;

100 g de tomate em cubinhos.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Descasque as batatas, a cebola e os alhos. Corte tudo em pequenos cubos, corte também as courgettes sem descascar e leve tudo ao lume em água a ferver durante cerca de 25 a 30 minutos (ou até os legumes ficarem macios). Reduza tudo a puré com a varinha mÁgica.

2. Adicione os coentros bem lavados, tempere com sal e volte a triturar.

3. No final, tempere com o azeite.

4. Sirva o creme com cubinhos de tomate, salteados em ½ colher de azeite.

Alternativa: Pode guarnecer o creme com croutons em vez de tomate.

Croutons: são pequenos cubos de pão torrado ou frito, usados como guarnição de sopas e outros pratos. Podem ser simples ou aromatizados com alho e ervas.

 

************

 

Raia Assada

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

1 kg de raia em postas

1 cebola

2 dentes de alho

100 ml de azeite

2 limas

1 limão

1 ramo de tomilho

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Deite metade do azeite num tabuleiro e espalhe no fundo a cebola cortada em meias-luas e os alhos picados. Cubra com o limão e as limas cortados em rodelas.

2. Disponha as postas de raia sobre as rodelas de citrinos e polvilhe com o tomilho grosseiramente picado.

3. Regue com o restante azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno, pré-aquecido a 170 graus, por cerca de 20 minutos.

 

************

 

Medalhões de novilho em crosta de aveia, mel e nozes

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

4 medalhões de novilho

200 g de cogumelos brancos

150 g de folhas de agrião

120 g de flocos de aveia finos

100 g de miolo de noz

1 Pimento Vermelho

1 clara de ovo

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (sopa) de molho de soja

1 dl de azeite

30 g de  manteiga

Sal e pimenta preta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Tempere os medalhões com sal e pimenta. Misture os flocos de aveia com o mel e as nozes picadas. Pincele os medalhões com a clara de ovo, polvilhe com a mistura dos flocos e pressione. Numa frigideira, aqueça o azeite e core os medalhões de ambos os lados por cerca de 5 minutos.

2. Depois de limpo de sementes e peles brancas, corte o pimento em juliana e corte os cogumelos em lâminas. Aqueça a manteiga, junte o pimento e deixe saltear durante 5 minutos. Adicione depois os cogumelos e, quando começarem a escurecer, junte o molho de soja e o agrião e deixe saltear mais 1 minuto. Rectifique o sal e sirva como acompanhamento dos medalhões.

 

************

 

Trifle de inverno com laranja

INGREDIENTES (Para 7 Pessoas:)

250 g de queijo creme

160 g de açúcar granulado

120 g de açúcar em pó

4 laranjas

2 claras m

250 ml de água

200 ml de natas para bater

30 ml de rum

4 folhas de gelatina incolor

1 pau de canela

Para o bolo:

90 g de farinha com fermento

50 g de açúcar

1 ovo l

1 colher (chá) de fermento em pó

Manteiga para untar

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Prepare o bolo: unte uma forma 16 cm de diâmetro com manteiga e forre-a com papel vegetal. Bata o açúcar com o ovo até duplicar de volume. Misture a farinha com o fermento e peneire sobre o preparado, envolvendo. Deite na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 15 a 20 minutos.

2. Lave as laranjas, descasque-as e corte-as em rodelas. Leve a lume brando um tacho com a água, o pau de canela e metade do açúcar granulado. Quando estiver a ferver, junte as rodelas de laranja e deixe ferver novamente, durante 5 minutos. Escorra-as e reserve a calda.

3. Retire o bolo do papel e coloque-o dentro de uma taça grande. Disponha as fatias de laranja em volta e regue com a calda, reservando um pouco.

4. Bata as natas em chantili com o restante açúcar granulado. Junte o queijo creme e o rum, mexendo continuamente. Demolhe a gelatina em água fria, durante 5 minutos, depois escorra-a, dissolva-a na calda quente que reservou e misture-a no preparado anterior.

5. Bata as claras em castelo com o açúcar em pó, até obter a consistência de um merengue. Coloque-o num saco de pasteleiro e decore a superfície do trifle. Queime o merengue com um maçarico de cozinha e leve ao frio até servir.

0 comentários:

Postar um comentário