quinta-feira, 21 de novembro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Cachorro com Legumes

INGREDIENTES (Para 5 Pessoas:)

1 cenoura

1/2 curgete

Sal e pimenta q.b.

1/2 pimento

3 colheres (sopa) de azeite

5 salsichas grandes para cachorro

5 pães de cachorro

Mostarda q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Descasque a cenoura, corte-a em palitos finos e corte também a curgete em palitos. Leve a cozer estes legumes em água temperada com sal durante 5 minutos e depois escorra.

2. Retire as pevides e peles brancas ao pimento e corte-o em tiras finas. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte o pimento e as salsichas e deixe cozinhar, em lume brando, até o pimento ficar macio. Junte a cenoura e a curgete, tempere com sal e pimenta e misture.

3. Corte os pães ao meio e leve-os a torrar ligeiramente. Distribua as salsichas pelos pães, divida também os legumes e sirva com mostarda a gosto.

 

************

 

sopa de grão

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

1 lata grande de grão-de-bico

120 g de couve lombarda

100 g de abóbora

1 chuchu

1 alho-francês

1 nabo

1 cebola grande

4 colheres (sopa) de azeite

hortelã q.b.

Sal q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Descasque, lave e corte em pedaços a abóbora, a cebola, o chuchu e o nabo. Corte também em pedaços o alho-francês. Lave bem a couve e corte-a em juliana.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, o alho-francês e a cebola e deixe refogar até ficar louro. Acrescente água, tempere com sal, junte o nabo, a abóbora e o chuchu e deixe cozer bem.

3. Adicione depois metade do grão escorrido, deixe ferver alguns minutos e triture tudo. Acrescente, por fim, a couve, o restante grão e um raminho de hortelã e deixe a couve ficar cozida. Sirva a sopa de imediato.

 

************

 

Tabuleiro de Peixe

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

700 g de peixe a gosto

1 kg de batatas

1 cebola grande

3 dentes de alho

4 dl de bechamel de compra

2 colheres (sopa) de azeite

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

pão ralado para polvilhar

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Leve a cozer o peixe em água temperada com sal. Descasque e lave as batatas, corte-as em pedaços, leve-os também a cozer, escorra, passe pelo passevite e deite numa tigela. Retire a pele e as espinhas ao peixe, lasque-o finamente e junte ao puré de batata.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique os dentes de alho e corte as cebolas e meias luas. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione depois a cebola e os alhos, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que fique bem macio, junte também à tigela e envolva muito bem.

3. Deite o preparado anterior num tabuleiro de louça ou pirex, regue com o bechamel, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que fique douradinho. Retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada. Pode acompanhar com salada.

 

************

 

Tarte de esparguete integral com frango e legumes

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

1 colher (café) de sal

1 peito de frango grande sem pele

• 1/4 de couve coração

1 cenoura

1 curgete

1 alho-francês (parte branca)

100 g de feijão verde

1 cebola

2 dentes de alho

1 raminho de salsa

300 g de esparguete integral

4 Ovos

Pimenta q.b.

1 pitada de noz-moscada

2 colheres (sopa) de farinha maisena

5 dl de leite magro

Creme vegetal para untar

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume um tacho com água abundante, deixe ferver, tempere com sal, junte o peito de frango e deixe cozinhar durante 20 minutos.

2. Corte a couve em tiras finas; descasque a cenoura, retire as extremidades à curgete e rale ambos os legumes; corte o alho-francês em rodelas finas; limpe o feijão-verde e corte em pedacinhos; lave todos os legumes e deixe escorrer.

3.  Quando faltarem 10 minutos para terminar a cozedura do frango, junte ao tacho os legumes anteriormente arranjados e deixe cozer durante mais 8 minutos. Escorra, passe a água pelo passador de rede fina, leve novamente ao lume, deixe ferver, junte o esparguete e deixe cozer durante 12 minutos.

4.  Ligue o forno a 180 graus. Unte uma tarteira com creme vegetal e reserve. Desfie o frango, misture-o com os legumes, a cebola, os alhos e a salsa picados, envolva o esparguete e misture. Coloque dentro da forma e espalhe bem.

5. Bata os ovos com sal, pimenta e noz-moscada. Junte a farinha maisena, mexa e adicione o leite aos poucos e mexendo sempre. Deite sobre o esparguete e leve ao forno durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva polvilhado com salsa picada.

 

************

 

Mousse de iogurte com limão

INGREDIENTES (Para 5 Pessoas:)

2 iogurtes naturais

1 dl de sumo de limão

6 dl de natas

1 lata de leite condensado

5folhas de gelatina

Raspa de limão

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela à parte junte os iogurtes com o leite condensado e o sumo de limão e mexa bem. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver, junte à tigela com o preparado anterior e mexa. Coloque no frigorífico e reserve.

2. Bata as natas em chantilly bem firme e envolva com o creme que preparou. Sirva decorado a gosto com raspa de limão.

0 comentários:

Postar um comentário