quinta-feira, 14 de novembro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Dip de queijos

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

400 g de queijo mozarela ralado

200 g de queijo flamengo ralado

100 g de queijo creme

Orégãos q.b.

Paprica q.b.

Sal q.b.

Pão para acompanhar

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1.  Misture o queijo mozarela com o queijo flamengo e o queijo creme.

2. Adicione uma pitada de sal, paprica e orégãos, envolva bem e deite num recipiente de barro ou louça refratária.

3. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 20 minutos ou até ficar bem derretido e dourado. Sirva com pão.

 

************

 

Sopa de Feijão

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

200 g de feijão vermelho cozido

200 g de abóbora

600 g de couve lombarda

1 batata grande

1 cenoura grande

1 cebola

2 dentes de alho

2 l de água

50 ml de azeite

Sal grosso q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Lave a couve, corte a maior parte em pedaços grandes e a restante em juliana (tiras); descasque e corte grosseiramente a cebola, assim como os alhos; descasque a cenoura e corte-a em meias-luas; descasque a abóbora e corte-a em pedaços; descasque a batata e corte-a em cubos.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os alhos. Minutos depois, adicione a água e deixe levantar fervura. Junte metade da cenoura, a batata, a

abóbora, metade do feijão e a couve, grosseiramente cortada. Tempere com sal, mexa e deixe cozer.

3. Triture a sopa com a varinha mágica, acrescente os restantes legumes e deixe cozer. No final, retifique os temperos, retire do lume e sirva bem quente.

 

************

 

Rolo de espinafres com salmão fumado

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

400 g de espinafres

300 g de salmão fumado

200 g de queijo creme

4 Ovos

1/2 cebola roxa

1 dente de alho

3 colheres (sopa) de azeite

1 lima

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e o alho esmagado. Junte os espinafres e deixe cozinhar. Retire do lume, adicione as gemas, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e triture tudo com a varinha mágica. Reserve.

2. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado de espinafres. Deite num tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.

3. Coloque o queijo creme numa tigela, adicione a cebola roxa picada e o sumo e a raspa da lima. Tempere com sal e pimenta e envolva bem.

4. Barre a massa de espinafres com o preparado anterior, cubra com as fatias de salmão fumado e enrole cuidadosamente. Leve o rolo ao frio, durante alguns minutos, e sirva-o cortado em fatias.

 

************

 

Panados de frango com salada de cuscuz

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

4 bifes de frango

1 dente de alho

1 ovo

Sumo de 1 limão

Pão ralado q.b.

Alho em pó q.b.

Sal e pimenta preta q.b.

Óleo para fritar

Para o cuscuz:

175 g de cuscuz

2 tomates

1 curgete

1 lata pequena de milho

300 ml de água

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Tempere os bifes com o alho laminado, o sumo de limão, sal e pimenta. Deixe tomar gosto durante, pelo menos, 10 minutos.

2. Num prato fundo, misture o pão ralado com um pouco de alho em pó, sal e pimenta. Passe os bifes pelo ovo batido e depois pela mistura anterior. Aqueça óleo numa frigideira e frite os panados, de ambos os lados, até ficarem durados. Escorra-os sobre papel absorvente.

3. Prepare o cuscuz: leve ao lume um tacho com a água temperada com sal, pimenta e azeite e deixe ferver. Coloque o cuscuz numa tigela e regue com a água a ferver. Tape e deixe repousar por cerca 10 minutos.

4. Solte o cuscuz com um garfo e envolva com os tomates, sem sementes e cortados em cubos, a curgete, lavada e cortada em cubinhos, e o milho escorrido. Retifique os temperos e sirva como acompanhamento dos panados.

 

************

 

Natas do Céu em Camadas

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

6 dl de natas

200 g de bolacha Maria

1 lata de leite condensado

100 g de açúcar

6 gemas

1 dl de água

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Leve ao lume um tacho com as gemas, o açúcar e a água, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, deixe arrefecer e reserve.

2. Triture muito bem as bolachas até ficarem tipo “raladas”. À parte bata as natas em chantilly firme, junte o leite condensado e envolva.

3. Numa taça disponha alternadamente camadas de natas, de bolacha ralada e de creme de ovos. Repita as camadas até terminarem os ingredientes. Leve ao frio, retire e sirva decorado a gosto.

0 comentários:

Postar um comentário