terça-feira, 12 de novembro de 2019

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do Dia

Croquetes de Carne Assada

INGREDIENTES (Para 6 Pessoas:)

200 g de carne de vitela assada e picada

1 cebola pequena

1 dente de alho

150 ml de  leite

60 g de farinha

60 g de  manteiga

2 Ovos

1 folha de louro

Pão ralado q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Óleo para fritar

Papel vegetal

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Leve ao lume um tacho com a manteiga e deixe derreter. Junte o louro, a cebola e o alho, previamente descascados e picados, e deixe alourar, mexendo sempre para não queimar. Junte a farinha e misture.

2. Mantenha o lume brando e adicione o leite bem quente, sem parar de mexer, até o preparado se descolar do fundo do tacho. Junte a carne assada picada, envolva e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Continue a mexer, por cerca de 1 a 2 minutos, e retire do lume.

3. Adicione os ovos batidos, em fio e sem parar de mexer, depois leve novamente ao lume, até se formar uma bola que se descola do tacho. Deite sobre um tabuleiro, elimine o louro, alise, cubra com papel vegetal e deixe arrefecer.

4. Molde os croquetes com formato a gosto, passe-os por pão ralado e frite-os em óleo bem quente. Retire e escorra sobre papel absorvente.

 

************

 

Sopa de Abóbora com Natas de Soja

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

500 g de abóbora

1 cebola

2 dentes de alho

2 batatas pequenas

1 nabo grande

2 colheres (sopa) de azeite

Coentros q.b.

1 colher (café) de sal

1 dl de natas de soja

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Descasque e lave a abóbora, a cebola, os dentes de alho, as batatas e o nabo. Corte depois tudo em pedaços, coloque-os numa panela, cubra com 1 L de água e acrescente o azeite, um ramo de coentros e sal. Leve a cozer durante 35 minutos.

2. Decorrido o tempo indicado, retire a sopa do lume, triture tudo muito bem até obter um creme e rectifique os temperos e a quantidade de água.

3.  Sirva cada prato ou taça de sopa polvilhada com mais coentros picados e regada com um fio das natas de soja.

Nota do Chefe - Se congelar esta sopa não lhe adicione as natas.

 

************

 

Caldeirada de Congro

INGREDIENTES (Para 4 Pessoas:)

4 postas de congro limpas (cerca de 150 g cada)

1 limão

8 batatas médias

2 cebolas

4 dentes de alho

1 lata pequena de tomate pelado

3 tomates maduros

1 pimento verde

1 folha de louro

1 colher (chá) de pimentão-doce

1 colher (café) de sal

Pimenta q.b.

1,5 dl de vinho branco

2 colheres (sopa) de azeite

1 raminho de salsa ou coentros

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Tempere as postas de congro com o sumo do limão. Descasque as batatas, as cebolas e os alhos, corte as batatas em rodelas, a cebola em meias-luas e pique os alhos.

2. Triture metade do tomate pelado e pique o restante. Corte os tomates maduros em pedacinhos. Limpe o pimento de sementes e membranas e corte em tiras. Deite para uma taça grande a cebola, os alhos, o louro, o pimento, o tomate pelado triturado e picado, os pedacinhos de tomate e o pimentão-doce. Tempere com sal e pimenta e misture bem.

3. Acrescente as batatas, envolva e deite metade para um tacho. Coloque por cima as postas de congro, cubra com o resto da mistura, espalhe, regue com o vinho e o azeite, tape, leve ao lume e deixe ferver. Reduza depois o lume e deixe cozinhar durante 30 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando. Sirva com a salsa ou coentros picados.

 

************

 

Fricassé de Frango

INGREDIENTES (Para 5 Pessoas:)

1 frango

2 cebolas

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de margarina

1 folha de louro

3 dl de caldo de galinha

Sal e pimenta q.b.

Sumo de 1 limão

3 gemas

Salsa picada q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Corte o frango em pedaços. Descasque as cebolas e os dentes de alho, pique tudo muito fino, deite para um tacho, junte a margarina e a folha de louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente.

2. Adicione os pedaços de frango, mexa, junte o caldo de galinha, tempere com pouco sal e pimenta, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 30 minutos.

3. Numa tigela, junte o sumo de limão às gemas, mexa ligeiramente, adicione ao tacho do frango, mexa e deixe ferver até engrossar. Retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco ou massa cozida.

 

************

 

Torta de Chocolate e Castanhas

INGREDIENTES (Para 12 Pessoas:)

PARA A MASSA

100 g de chocolate em barra

4 Ovos

50 g de Farinha

45 g de miolo de amêndoa ralado com pele

45 g de Manteiga

50 g de açúcar

açúcar em pó q.b.

Manteiga para untar

PARA O RECHEIO

450 g de castanhas congeladas ou puré de castanha em lata

2 colheres (chá) de cacau em pó

1 colher (sopa) de açúcar em pó peneirado

PARA A DECORAÇÃO

1,5 dl de natas

hortelã q.b.

marrons glacé q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

1. Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal e volte a untar. A massa: bata as gemas com o açúcar, a farinha, o miolo de amêndoa, a manteiga e o chocolate derretidos separados.

2. Bata as claras em castelo com um pouco de açúcar em pó. Junte à mistura anterior e verta no tabuleiro, alisando a superfície. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 10 minutos. Retire, cubra com papel vegetal e um pano humedecido e deixe arrefecer.

3. Recheio: peneire o cacau com o açúcar em pó numa folha de papel vegetal. Destape o bolo, desenforme sobre o papel polvilhado e descole o papel da cozedura. Espalhe o puré de castanhas sobre o bolo, deixando uma margem à volta, e enrole.

4. Decoração: bata as natas, verta num saco de pasteleiro com boquilha estrelada e decore a torta, junte folhas de hortelã e marrons glacé.

Sugere quem sabe Poderá fazer marrons glacés caseiros, passando castanhas cozidas sem casca por uma calda de açúcar.

0 comentários:

Postar um comentário