terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


Estudo americano lista ‘profissões obesas’

Posted: 28 Jan 2014 03:15 AM PST

Imagem: CELATEBER

Imagem: CELATEBER

Ingestão elevada de calorias, dormir pouco, sedentarismo e problemas hormonais são alguns causadores da obesidade, segundo especialistas. Entretanto, um fator inesperado também pode ocasionar sobrepeso: a profissão. O governo de Washington, capital dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa a fim de descobrir quais são os empregos mais associados ao excesso de peso. Caminhoneiros, policiais e profissionais de limpeza são as carreiras mais propensas à condição. Entre os menos predispostos, estão cientistas e professores.

O estudo foi publicado na edição deste mês do periódico “Preventing Chronic Disease”. Os pesquisadores utilizaram dados de levantamentos anuais feitos entre 2003 e 2009 a cerca de hábitos alimentares, prática de atividade física e índice de massa corporal (IMC) da população. Eles também analisaram aproximadamente 38 mil trabalhadores de diversas áreas entre 16 e 64 anos.

Entretanto, essas conclusões não determinam que qualquer profissão esteja ligada diretamente à obesidade, mas sim que o problema de saúde é mais presente em pessoas com certos tipos de empregos. Também é possível que a lista diversifique de acordo com cada lugar, uma vez que a pesquisa foi feita apenas em Washington. Segundo o levantamento, 27% dos avaliados eram obesos. O maior risco de sobrepeso foi observado entre pessoas mais velhas, do sexo masculino e com baixos níveis econômicos e de escolaridade.

A prevalência do problema de saúde também variou para cada profissão, chegando a ser de 39% para caminhoneiros e 16% entre profissionais de saúde, como médicos, dentistas e veterinários. Além disso, a partir de informações da pesquisa, indivíduos cujos trabalhos estão mais associados ao excesso de peso também comem poucas frutas e vegetais, fazem menos exercícios físicos e fumam mais cigarros. Cientistas (17%), professores universitários (18%), arquitetos / engenheiros civis (20%) e advogados (22%) estão menos propensos à obesidade.

Veja a lista das profissões no blog do Sidney Rezende.

0 comentários:

Postar um comentário