terça-feira, 26 de março de 2013

Re: Apreciadores de vinho

Amigos, estive recentemente no interior da França por 10  dias, mais especificamente na região de Bordeaux. Visitei inúmeros parreirais e quase uma dezena de Châteaus (vinícolas). Mesmo assim, não conheço nada de vinho, pois requer muitos estudos. Bebi muitos vinhos de várias uvas. Todos saborosos! Podem me convidar para degustar!
Abraços
Gonzaga
 
 
 
Inserir nome do álbum aqui
Este álbum possui 8 fotos e estará disponível no SkyDrive até 24/06/2013.
   
 
 
 
Sent: Tuesday, March 26, 2013 7:43 AM
Subject: Re: Apreciadores de vinho
 
Tá vendo Ricardo, Geraldinho botou pra reiar, eu como fui açoitado com Capelinha , Carreteiro e Sangue de Boi, não entendo lhufas de terroir..... só de jurubeba rssss

Em 25/03/2013, às 22:01, Geraldo Batista de Araujo <geraldobatistaaraujo@gmail.com> escreveu:

Estimado Ricardo:
Não me inclua no rol dos enólogos, pois enólogo é aquele formado em enologia.
Quando fiz um curso na UIniversdidade de Santa Maria, soube que o único curso de enologia era o daquela Universidade,  atualmente há seis cursos no Rio Grande do Sul e um em Petgrolina/PE..
Eu não passei nem na porta da faculdade de Enologia. Sou apenas um estudioso de vinhos, curioso.
Duvido muito que os amigos citados conheçam este vinho.
Gonzaga disse que os vinhos Pinot Noir são excelentes, mas há muitos deles bem medíocres.
Não basta se usaar uma boa uva para se obter um bom vinho, tudo depende da experiência , do clima e do solo onde a uva é plantada.

É muito importante um bom vinhedo para que se produzam boas uvas, e isso significa que a fruta deve ser saudável e apta para a vinificação.

Mas, por incrível que pareça, as uvas geralmente se adaptam melhor a solos e climas pouco simpáticos. São plantas que só funcionam  sofrendo. Precisam de solos pobres e climas extremos para que não fiquem preguiçosas. É isso mesmo. Para uma uva de boa qualidade, é necessário basicamente um solo pobre, uma diferença grande de temperaturas entre dia e noite (dias bem quentes e noites bem frias) e pouca água. Com um solo muito adubado, a uva não cria raízes profundas e não adquire a complexidade de nutrientes necessários. Sem uma diferença grande de temperaturas o amadurecimento da uva não se dá da maneira perfeita e, com excesso de água a uva fica, literalmente, aguada e diluída, o que lhe confere falta de sabor e de concentração nada interessantes para a produção de vinhos. É por essa razão que as uvas viníferas são menores do que as uvas demesa.

Geraldo.

 
 
Em 24 de março de 2013 20:36, Gonzaga <gzanza@supercabo.com.br> escreveu:
Os vinhos dessa uva (Pinot Noir) são excelentes!
 
Sent: Friday, March 22, 2013 8:04 PM
Subject: Re: Apreciadores de vinho
 
Prof. Geraldo, antes de comprar tenho que, necessariamente, ouvir outros enólogos, tão competentes, quanto o senhor, quais sejam: Chagas Lourenço, Urbano, Sales e o grande Jaiminho.....




Em 22/03/2013 18:02, Geraldo Batista de Araujo escreveu:
Os vinhos tintos alemães são puco conhecidos no Brasil.
Descobri um distribuidor que vende excelentes tintos alemães.
Comprei uma caisa com meia dúzia de uma vinho muito bom.
O vinho é: Weingut Heitlonger - ÖNIGSBEKCHER PINOT NOIR 2009.
O PREÇO É MEIO SALGADO: R$132, MAS VALE A PENA O SACRIFÍCIO.
Geraldo.
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Bosque Expresso da Saúde Corrida" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para bosque-expresso-da-saude-corrida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Bosque Expresso da Saúde Corrida" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para mailto:bosque-expresso-da-saude-corrida%2Bunsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Bosque Expresso da Saúde Corrida" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para mailto:bosque-expresso-da-saude-corrida%2Bunsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 
 
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Bosque Expresso da Saúde Corrida" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para bosque-expresso-da-saude-corrida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Bosque Expresso da Saúde Corrida" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para bosque-expresso-da-saude-corrida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário