Crepes mexicanos
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
Para os crepes:
200 g de farinha
100 g de manteiga
5 dl de leite
4 Ovos
Para o recheio:
500 g de carne de vaca picada
1 lata pequena de feijão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
2 dl de polpa de tomate
0,5 dl de azeite
1 colher (sobremesa) de farinha
2 malaguetas
Sal q.b.
Instruções de preparação:
Para os crepes:
1. Ferva o leite. Numa tigela bata muito bem os ovos com a farinha de modo a que não fique com grumos. Junte depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem. Derreta a manteiga e junte ao preparado anterior. Aqueça uma frigideira, verta uma concha da massa, deixe corar de ambos os lados e retire. Repita a operação até acabar a massa.
Para o recheio:
1. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola, os alhos e as malaguetas previamente lavadas e picadas e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione a carne picada, tempere com sal e mexa até que ganhe cor.
2. Depois junte a polpa de tomate e o feijão previamente escorrido, misture muito bem e deixe ferver. Polvilhe com a farinha, mexa até engrossar, retire do lume e deixe amornar. Espalhe sobre os crepes, enrole e sirva decorados a gosto. Pode acompanhar com salada.
************
Bacalhau Espiritual Tradicional
Ingredientes (Para 4 Pessoas:)
400 g de bacalhau desfiado demolhado
100 g de pão duro
300 g de cenoura
200 g de cebola
2 dentes de alho
500 ml de bechamel
100 ml de leite
50 ml de azeite
Pão ralado q.b.
Sal e pimenta q.b.
Instruções de preparação:
1. Demolhe o pão no leite e reserve. Deite o azeite numa frigideira, junte a cebola e os alhos, previamente picados, e a cenoura ralada e deixe refogar durante 5 minutos.
2. Junte o bacalhau e o pão escorrido, tempere com pimenta e cozinhe por mais 10 minutos, em lume brando.
3. Após o tempo indicado, retifique o sal, mexa e deite numa travessa de forno. Regue com o molho bechamel, envolva, polvilhe com pão ralado e leve ao forno até gratinar.
************
Bochechas de porco com Vinho do Porto
Ingredientes (Para 5 Pessoas:)
1 kg de bochechas de porco limpas
4 dentes de alho
2 dl de vinho branco
1,5 dl de Vinho do Porto
5 colheres (sopa) de azeite
1 raminho de tomilho ou alecrim
1 folha de louro
Caldo de carne q.b.
Sal e pimenta q.b.
Instruções de preparação:
1. Leve ao lume um tacho com o azeite e os dentes de alho descascados e esmagados e deixe aquecer. Junte as bochechas de porco e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem bem douradinhas de ambos os lados.
2. Adicione depois o tomilho (ou alecrim), a folha de louro, o vinho branco e o Vinho do Porto, tempere com sal e pimenta, tape e deixe cozinhar, em lume brando, até a carne ficar tenra. Se verificar que necessita de molho, acrescente caldo de carne aos poucos, de modo a que fique bem douradinho e apurado no final.
3. Retire do lume e sirva as bochechas com o molho e acompanhadas com massa cozida ou legumes. Pode mesmo guarnecer com as couves-de-bruxelas com parmesão e croutons de alho.
************
Tarte de nozes e abóbora
Ingredientes (Para 6 Pessoas:)
1 rolo de massa folhada estendida de compra
400 g de abóbora descascada
200 g de açúcar
150 g de miolo de noz
20 g de farinha maisena
8 gemas
4 dl de natas
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pau de canela
Instruções de preparação:
1. Corte a abóbora em cubinhos e pique grosseiramente as nozes. Leve ao lume brando um tacho com o açúcar, 0,5 dl de água, o pau de canela, a abóbora e a essência de baunilha, mexa bem e deixe cozinhar até o açúcar ficar dissolvido e a abóbora macia. Retire do lume.
2. Numa tigela, misture bem as natas, as gemas e a farinha maisena até ficar sem grumos, adicione a abóbora e as nozes e envolva. Forre uma tarteira com a massa folhada, apare os rebordos, pique o fundo com um garfo, verta-lhe o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos ou até que fique cozida.
3. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorada a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.
Sugere quem sabe: - Pode juntar um pouco de canela em pó quando misturar as natas, as gemas e a farinha maisena.
0 comentários:
Postar um comentário