Ingredientes para 2 pessoas
- 1 cenoura pequena
- 1 mandioquinha pequena
- 3 dentes de alho
- 400g de coxão mole cortado em cubos
- 1/2 xícara de massa (qualquer massa tá valendo: spaghetti, letrinhas, cabelo de anjo, gravatinha…)
- 1 xícara de azeitonas picadas (opcional, sei que muita gente não curte azeitonas
- Sal, pimenta, azeite e orégano a gosto
- 2 folhas de louro
- 1 mandioquinha pequena
- 3 dentes de alho
- 400g de coxão mole cortado em cubos
- 1/2 xícara de massa (qualquer massa tá valendo: spaghetti, letrinhas, cabelo de anjo, gravatinha…)
- 1 xícara de azeitonas picadas (opcional, sei que muita gente não curte azeitonas
- Sal, pimenta, azeite e orégano a gosto
- 2 folhas de louro
Preparo
Como eu falei anteriormente, na minha cozinha as coisas tem que ser práticas, mais de uma hora preparando um único prato não dá. É, pessoal, fome = pressa! Então, para tudo ser agilizado e sem acidentes de percurso, você precisa se organizar e definir uma ordem para fazer as coisas.
A primeira coisa é SEMPRE separar na bancada todos os ingredientes que você vai usar pra não ficar toda perdida procurando, e só depois disso começar o preparo. Agora, no caso desse prato, quase tudo é bem fácil de fazer. Praticamente as únicas coisas que vão te dar trabalho são essas aí embaixo. Pra reduzir esse trabalho ao máximo, o ideal é fazer na seguinte ordem:
1. Corte ou amasse os dentes de alho. Não, não pode usar alho pré-amassado ou em pasta. Esses alhos que você compra no supermercado já amassados e num potinho, além de terem um gosto esquisito têm menos nutrientes que o que é picado na hora. Aqui em casa nem compro. A única exceção é se você estiver realmente morrendo de fome ou só tiver esse em casa.
2. Agora você vai temperar a carne. No supermercado já vendem essas bandejinhas de carne cortada pra você ter menos trabalho ainda. Para esse prato, gosto muito de comprar coxão mole porque é uma carne barata, macia e com um sabor ótimo. Mas, você pode substituir por filé, cordão de filé ou alcatra, sem problemas.
Pegue o alho que você cortou, uma colher de chá de pimenta do reino, umas 2 ou 3 colheres de chá de sal e umas 2 colheres de sopa de azeite e misture com a carne na própria bandejinha em que ela veio. Deixe separado e faça o próximo passo.
3. Corte a cenoura em cubinhos. Cortar coisas é uma questão de prática e, normalmente, muita gente desiste de cozinhar por não saber se virar direito nessa parte. Um dia faço um post explicando formas de cortar os alimentos. Mas o ideal, pelo menos no caso dacenoura, é cortar a "tampa", que é essa parte verde em cima, e essa parte fina que fica embaixo. Assim fica mais fácil de cortar no formato que você precisa.
4. Corte a madioquinha em cubinhos. Dependendo da mandioquinha, ela vai ter um formato parecido com o da cenoura. Vai com fé que é só um de cada.
Pronto, terminada essa parte mais trabalhosa do prato, agora vem a facilidade total:
5. Pegue uma panela grande, tipo essa aí de cima. Acenda o fogão e coloque duas colheres de azeite na panela. Quando o azeite esquentar, refogue a carne até todos os cubinhos perderem a aparência de crus.
6. Jogue a cenoura, a mandioquinha e as folhas de louro na panela junto com a carne e refogue mais um pouco (tipo um minuto).
7. Depois jogue 3 copos de água na panela, umas pitadinhas de orégano e deixe ferver.
8. Quando estiver fervendo (borbulhando), jogue a massa e algumas pitadas de sal na panela - use seu sentimento. Como eu falei: pode ser qualquer massa que você tiver sobrando na despensa. A que usei nessa sopa, por exemplo, foi um rigatone que achei aqui. Pra deixa-lo num formato mais condizente como dos outros ingredientes do prato, eu quebrei os rigatones em pedacinhos bem pequenos. Dá pra fazer o mesmo se a massa que você tem em casa é um talharim, spaghetti ou farfale…
9. Deixe ferver por uns 15 minutos. Para saber se está bom, veja o ponto da massa. Ela não tem que ficar al dente, que nem naquela macarronada do restaurante. No caso da sopa o ideal é que passe um pouquinho do ponto e fiquei mais mole que o normal.
Outra coisa que observo pra decidir se já está bom é a consistência do caldo. Não gosto quando fica muito aguado, nem quando vira um creme. A consistência intermediária é a melhor.
10. Se você gosta de azeitonas, jogue algumas picadinhas dentro da panela, quando estiver prestes a desligar o fogo.
Pronto! Viu como é fácil? O resultado é uma sopa incrível, com gostinho de conforto.Normalmente decoro o prato com uma folha de louro e pra ficar ainda mais gostoso tempero com um pouco de queijo ralado.
luana
0 comentários:
Postar um comentário