As Diversas Utilidades Alternativas do Sal
Existem mais de 14.000 formas de usar o sal, algumas delas praticadas até hoje. Veja aqui algumas dicas eficientes de usá-lo, inclusive para resolver alguns problemas que você nem imaginava que fosse possível.
Importante: consulte seu médico caso seja sensível ao sal ou tenha problemas de saúde relacionados ao seu consumo!
Na cozinha, é muito mais que apenas um tempero...
Lista de 8 itens
- Cozinhar ovos em água com sal assegura que, mesmo que a casca quebre durante o cozimento, o ovo não vai escapar na água. E também fica mais fácil de descascá-los depois de cozidos.
- Para ver se o ovo não está estragado, coloque-o em um recipiente com água e sal. Se estiver fresco, vai afundar. Já o estragado vai boiar no recipiente.
- Descascou e cortou maçã, pera ou batata e não quer que escureçam? Disponha-as em um recipiente com água gelada e um pouco de sal.
- Tem manchas de café ou chá nos copos e xícaras? Pode removê-las esfregando uma esponja úmida com sal.
- Se quiser deixar suas louças e copos de vidro ou cristal limpas, transparentes e sem manchas, lave-as com água quente com sal e em seguida enxágue em água fria corrente.
- Sabe aquelas bordas queimadas da panela ou frigideira que são difíceis de tirar? Basta colocar uma boa quantidade de sal com um pouco de água e deixar descansar por uma noite. Lave no dia seguinte e aqueles “queimadinhos” irão embora.
- A mistura de sal com bicarbonato de sódio ajuda a limpar e remover odores persistentes de panelas, frigideiras e outros recipientes.
- Uma pitadinha de sal no café realça o sabor, além de deixar a bebida menos amarga.
Remédios com sal
- Esta é uma tradicional receita russa: em caso de intoxicação alimentar, beba vodca com sal. Para quem não ingere álcool, basta beber alguns copos de água com sal até conseguir vomitar. Mas atenção: isso NÃO substitui uma consulta médica!
- Em caso de gripe ou resfriado, beba um pouco de vodca com sal.
- A pressão arterial caiu? Beba um copo de água com sal de uma só vez!
- Uma forma simples e eficaz de melhorar a digestão: Entre 5 e 30 minutos após a refeição, coloque 1 ou 2 gramas de sal na língua. Quando dissolver, engula com a saliva. E não se preocupe, pois essa quantidade não vai fazer mal à sua saúde. Pelo contrário, vai ajudar na sua digestão, evitando o excesso de ácido estomacal.
- Sal é um ótimo desinfetante. Limpe feridas com algodão embebido em água e sal e as feridas não ficarão inflamadas.
- Quem sofre com granuloma dental pode fazer bochechos com água e sabão. Em duas semanas, a boca está curada.
- Para dor de dentes: enxágue a boca com água e sal após as refeições e antes de dormir.
- Para crises de tosse e pneumonia: coloque uma toalha embebida em água com sal nas costas da pessoa.
- O sal ajuda a tratar a acne. Ponha um pouco de sal em uma gaze e coloque na área afetada por uma hora. Você pode repetir esse processo durante o dia.
- Se estiver com algum hematoma, faça uma compressa de sal e vinagre e deixe na região afetada. Essa dica também é eficaz para dores de cabeça.
- Para quem sofre com varizes: faça uma compressa de água e sal e deixe na área onde estão as varizes. Repita esse processo com regularidade todas as manhãs e, depois de alguns dias, utilize uma cinta ou tecido elástico. Depois de um tempo, as veias voltarão ao normal.
- Para fungos ou frieiras nos pés: para cada meio litro de água, coloque 2 colheres de sopa de sal. Pode colocar alguns dentes de alho para potencializar. Deixe seus pés nessa mistura. Repita o procedimento até os fungos desaparecerem por completo.
- Caso tenha sido picado por uma abelha, esfregue um pouco de sal umedecido com água na região picada. Alivia a dor e o inchaço.
- Para uma pele suave e com aspecto limpo e saudável, pegue uma pedra de sal e esfregue-a na pele antes do banho. Além de ser um bom tratamento estético natural, os iões contidos nessa pedra de sal penetram na sua pele e energizam o corpo.
- Uma massagem com sal também ajuda a diminuir a pressão arterial, problemas digestivos, diabetes e constantes resfriados. No entanto, se feitos em excesso podem causar alguns problemas na pele, como rachaduras e eczemas.
0 comentários:
Postar um comentário