Almôndegas são um clássico de qualquer culinária. Todos nós comemos na infância, independente de qualquer descendência que tivermos e provavelmente comemos até mais do que na Itália, onde por acaso as almôndegas não costumam vir acompanhadas de spaghetti.
Sempre lembro de uma cena do filme Big Night, em que Stanley Tucci, diretor e ator principal do filme, possui um restaurante italiano com seu irmão em New Jersey. Quando um casal de clientes recebe o prato de almôndegas, e questiona se ele não deveria vir com spaghetti, Secondo (o nome da personagem de Stanley) responde “Às vezes as almôndegas preferem ficar sozinhas...”
Apesar da tradição italiana, e do simpático filme de Stanley, eu prefiro minhas almôndegas como a maioria, acompanhadas de massa e molho bem vermelho, como eu comia na minha infância e como espero fazer quando tiver filhos. Segue abaixo a minha receita.
Almôndegas
Ingredientes (para 8 pessoas)
- 650 g carne de boi moída (patinho)
- 200 g carne de porco moída (paleta ou pernil)
- 150 g linguiça fresca de pernil
- 150 g miolo de pão
- 200 ml leite
- 3 ovos
- 75 g parmesão ralado
- 6 dentes de alho amassados
- 1 colher de chá de pimenta calabresa
- 2 colheres de sopa de salsa picada
Molho:
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 1,2 kg tomate pelati em lata
- 50 ml azeite
- 200 ml vinho tinto
- 1 colher de chá de açúcar
- sal e pimenta do reino
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- queijo parmesão para servir
Modo de Preparo
Comece fazendo as almôndegas. Deixe o miolo de pão de molho no leite até que fique macio. Escorra e aperte bem entre as mãos para retirar o excesso de leite, descartando este excesso. Esprema a carne da linguiça para fora da tripa e pique-a um pouco mais com a faca, para que não fiquem pedaços muito grandes de carne ou gordura.
Misture bem com as mãos todos os ingredientes. Umedeça as mãos e faça bolinhas do tamanho de uma bola de golfe, ou menor. Coloque-as em uma forma, cubra com filme e deixe na geladeira por cerca de 1 hora.
Retire as almôndegas da geladeira. Em uma frigideira larga, aquecida com um pouco de azeite, doure as almôndegas de todos os lados e reserve.
Nesta mesma panela, adicione a cebola, refogue até que ela murche e depois adicione o alho. Refogue mais um pouco e despeje o vinho. Deixe que este reduza até esteja quase seco.
Abra as latas de tomate e, com uma faca de jantar, pique grosseiramente os tomates. É mais fácil fazer esta tarefa dentro da própria lata. Acrescente-os à panela e misture. Deixe que o molho engrosse e tempere com sal e pimenta.
Volte então com as almôndegas para a panela do molho e deixe que terminem de cozinhar no molho. Tome cuidado para que não cozinhem demais e fiquem duras, para saber o ponto, basta abrir uma e ver se já estão opacas por dentro. Se misturar carne de linguiça nas almôndegas, é normal que ela fique meio rosada por dentro, isto não significa que esteja crua. Antes de servir, acrescente a salsa picada e sirva com ou sem spaghetti (na Itália as almôndegas não são acompanhadas de massa, mas quem resiste?)
Dicas:
Se não encontrar carne de porco moída e não tiver um açougue que moa para você, substitua pelo mesmo peso dividido entre mais carne de boi e linguiça de pernil.
0 comentários:
Postar um comentário