domingo, 26 de maio de 2013

5756 { Gênesis } => Como mudar o Mundo

A degradante cultura social que vem aumentando em todo mundo na desvalorização do SER e valorização do TER, pode ser explicada numa hipótese de sociologia política.
.
Espiral do silêncio é uma hipótese científica que explica que existe uma tendência de acompanhar a opinião da maioria das pessoas, por medo do fator isolamento, isto pelo fato de, em geral, a sociedade exigir uma certa conformidade com o tema em discussão.
Quando parte desse grupo se cala, a opinião discordante, que já era minoria, se torna ainda mais minoritária, e a tendência ao silêncio é ainda maior. pessoas buscavam se aproximar das opiniões que julgavam dominantes.
.
Uma questão que fica é, porque a humanidade teme não ser aceito. Um temor tão grande que aceita um absurdo fruto da ignorância.
.
Eu compartilho da idéia do estudo da mente em Ayurveda, que para sermos capazes de preservar a vida na matéria, foi criado o medo da morte, da seguinte forma: estamos presos no 5sentidos onde a mente inferior (ego) coordena as percepções destes 5 sentidos. Assim, perdendo o contato com a alma, presos na escuridão, com medo da morte, fazemos de tudo para preservar nossas vidas na matéria, pois depois da morte nada sabemos – medo! A base de tudo é o Amor. O medo original teve que vir do medo de ficar sem amor. Medo de perder a vida e ficar sem amor. Esse medo de ficar sem amor, gera o medo de não ser aceito, impulsiona o ser a aceitar o que a maioria aceita (mesmo sabendo que a idéia da maioria é idiota). Esse medo proveniente do programa ego instalado em nós, nos impulsiona a desejar TER e esquecemos de SER. O medo é a fonte de toda dor e sofrimento humano.
.
Só existe uma forma de se livrar deste programa instalado em nós, chamado de ego. Uma vez que o ego já tenha feito seu trabalho de manter vida na matéria, para que nela possamos aprender o amor incondicional, o desejo deixa de existir e nos libertamos do medo e da ignorância. "É do lodo (ego) que nasce a Flor de Lótus".
.
O comodismo vem do programa ego – o desejo de receber cada vez mais com o menor trabalho possível. É natural do ser humano da Terra ( corpo mental inferior-ego) o comodismo. Sair do comodismo exige muito esforço. É como nadar contra a correnteza. Ir contra seus desejos não é fácil. Deixar o comodismo de lado é tão difícil quanto deixar um vício antigo muito forte.
.
É importante entender este fator da espiral do silencio. Só se derrota o "inimigo" quando se conhece bem ele. Importante ensinarmos nossos filhos (através do exemplo) a sair desta espiral do silencio e serem pessoas a fazer a diferença no mundo se libertando do vício da aceitação. A sabedoria leva a liberdade com responsabilidade. 


Melissa Tobias




Melissa Tobias

0 comentários:

Postar um comentário