Blog Mais Nutrição |
Não desconte seu estresse na comida! Veja nossas dicas! Posted: 02 Jan 2013 04:50 AM PST Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o estresse afeta mais de 90% da população mundial, sendo considerado uma epidemia global. Uma carga mínima de estresse funciona como uma pequena dose de adrenalina, que naturalmente, coloca as coisas para funcionar, sendo importante para realizarmos nossas atividades cotidianas. Porém, em excesso, o estresse pode causar problemas emocionais e, até físicos graves, tais como ansiedade, tensões musculares, problemas digestivos, diminuição da concentração, chegando até a depressão. Diariamente, passamos por situações que são gatilhos para o estresse. O acúmulo de tarefas, trânsito congestionado, desentendimentos afetivos, entre outros, podem levar ao estresse. O corpo geralmente sinaliza, mostrando que as coisas não estão indo bem. Os sintomas são diferenciados, de acordo com a pressão vivida naquele momento. Acordar cansado e com dores no corpo, por mais de uma semana, mesmo tendo dormido o tempo habitual, por exemplo, e ter dificuldades com a memória, como esquecer coisas básicas são alguns dos sinais. Cada pessoa reage de forma diferente ao estresse, na maioria das vezes buscando um "antídoto" para amenizar a dor emocional. Muitas buscam alívio através da comida, aumentando a ingestão de alimentos, que na maioria das vezes não são saudáveis. Com essa compensação pode ocorrer ganho de peso, uma vez que as escolhas alimentares nem sempre são de baixo valor calórico e, ainda, são pobres em nutrientes. Com algumas mudanças nos hábitos diários podemos manter os hormônios do estresse o mais próximo possível dos níveis normais e evitar a compulsão alimentar, que também pode desencadear outras doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Veja como:
Outro aspecto relevante, antes do repouso, é evitar alimentos estimulantes, como café, chocolate e álcool, que inibem a produção do hormônio. Ao invés disso, consumir uma xícara de chá de camomila, melissa ou maracujá pode auxiliar no alívio a tensão.
Fonte: MidiaSport – Bruna Murta / Flavia Figueiredo – Nutricionistas da rede Mundo Verde |
You are subscribed to email updates from Mais NutriçãoMais Nutrição | Mais Nutrição To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
0 comentários:
Postar um comentário