terça-feira, 2 de outubro de 2012

5122 { Gênesis } => BOLA DE FOGO EM ALAGOAS E PERNAMBUCO

Maceió

Um "clarão" visto no céu de Alagoas na noite deste 
sábado (22), por volta das 19h30,intrigou internautas nas redes sociais. O objeto não identificado rasgou a atmosfera em chamas, causando espanto em quem presenciou o fenômeno.

Relatos no Facebook dão conta que o clarão foi visualizado em grande parte do litoral alagoano e de Pernambuco. Uma suposta foto do objeto, que já é considerado por muitos um meteorito, circula na rede social.

"Então... um objeto ainda não identificado rasgou o céu de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo e Matriz por volta das 19h38. Um clarão muito forte foi visto, seguido de um estrondo 30 segundos depois. Algo caiu no mar. Estão achando que foi um meteoro", disse a usuária Heverlane Carlos.

Alguns internautas contam ter visto a queda do objeto de perto. "Minha sogra viu um clarão azul no céu enquanto viajava pra maragogi. No momento do ocorrido ela estava em Peroba que é um povoado de maragogi, ela disse que passou em frente ao carro", afirmou Paulo, no site Clima Tempo.

Já o pernambucano Luiz Felipe, de Olinda (PE), diz que a "bola de fogo" irradiou tanta luminosidade que clareou os prédios da orla da Casa Caiada.

No Facebook, internautas dizem ter observado o fenômeno nas praias de Maragogi, Barra de São Miguel, Maceió, Recife e outros municípios. 
Alguns contam que tiveram medo de se tratar do fim do mundo, outros acreditaram ser um óvni.

A base do Corpo de Bombeiros em Maragogi afirma não ter feito buscas, mas diz ter recebido ligações de pessoas curiosas para saber do ocorrido. "Não fizemos buscas, porque muitos disseram que o objeto caiu em alto mar, e ninguém sabe identificar especificamente onde. Chegaram a pensar que foi a queda de um avião, o que não procede", disse o soldado Wellington Moura.

Chuva de meteoros ilumina céu do Reino Unido

Nessa sexta-feira (21), uma chuva de meteoros encantou centenas de pessoas no Reino Unido. Os "objetos luminosos" caíram do céu da Escócia e da Irlanda do Norte.

Apesar de alguns astronautas terem antecipado a possibilidade da ocorrência de chuva de meteoros, o fenômeno não havia sido previsto.


19:36:26

Clarão no céu continua intrigando pernambucanos e alagoanos


Registro supostamente feito por internautas circulou nas redes sociais. 
Ilusão de ótica, fragmentos de meteoros ou luzes de satélites. Essas são apenas três entre as várias explicações possíveis para o clarão visto na noite desse sábado (22) em vários municípios de Pernambuco e Alagoas. Pouco depois de rasgar o céu nos dois estados, por volta das 19h30, o objeto já era considerado por muitos no Facebook um meteorito. Alguns internautas até contaram ter visto a queda do objeto de perto.

A família do estudante pernambucano Guilherme Barros estava tomando banho de piscina no Cabanga, na Zona Sul, quando o primo de 1 ano, João Koury, apontou para o céu. Os parentes olharam e avistaram uma bola de luz esverdeada, segundo Guilherme. "Pensamos que eram fogos (de artifício). Era uma luz caindo, como se fosse um objeto muito leve", conta. O estudante não conseguiu distinguir a forma do suposto meteorito que caía ao sul. "Só dava para ver a luz. E que era muito grande", diz.

Apesar da polêmica nas redes sociais sobre o "meteorito", o astrônomo Antônio Carlos Miranda não acredita que o objeto foi um asteroide.
 "Há várias agências vigiando o céu e nenhuma delas registrou o fato", explica. Miranda alerta, entretanto, que ainda fará pesquisas sobre o episódio. As principais agências brasileiras a que se refere são o Observatório Nacional, Instituto de Astronomia e Geociências da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre as internacionais, está a Nasa.

Mesmo com tantas hipóteses, ainda não foi comprovado que o clarão não se tratou da queda de um meteoro. Se sim, várias pessoas podem ter visto a queda tanto no litoral alagoano quanto na Região Metropolitana do Recife. "Quando um meteoro cai, se fragmenta e pode se espalhar por vários lugares dentro de uma mesma região", afirma Pavão.

De: Olídia Queiroz- 24/09/2012 20:56 : 

Eu estava em minha casa de praia, em Maracaípe-PE no município de Ipojuca, quando vi esse fenômeno inexplicável. Eu estava sentada olhando para um pé de manga, localizado na parte detrás da minha casa, quando vi uma bola de fogo enorme que caiu sobre ela, demorou alguns segundos, mexendo as folhas, e em diagonal, saiu do pé de manga. Realmente não sei que fenômeno é esse, a única coisa que posso dizer é que fiquei com muito medo, porque caiu ha alguns metros de mim. Espero que meu depoimento ajude. Obrigada!

"Estava fazendo uma caminhada na Lagoa do Araçá-Imbiribeira, quando presenciei este fenômeno fabuloso. Duas coisas posso afirmar: 1-Além da luz branca azulada emitia som. O som me chamou primeiro a atenção. Assim duvido muito que tenha sido reflexo de algo. 2-Ficará marcada para sempre na minha memória... Malu afirmou que mora em Minas Gerais e também presenciou o fenômeno. João Paulo compartilhou um mapa feito por ele que mostra o que acreditava ser o local de queda do suposto meteorito. 


O astrônomo e matemático Antônio Carlos Miranda fez pesquisas junto com outros especialistas da área e também acredita que há grandes chances de o objeto ser parte de um satélite. O cientista tenta consultar a Agência Espacial Brasileira para saber se houve registros de episódios do tipo.

O objeto responsável pelo clarão em Pernambuco e Alagoas provavelmente não causou estragos. "Se fosse um meteorito, pelo tamanho e o provável peso, poderia ter provocado até abalos e, como caiu no mar, aumento das ondas", afirma o astrônomo, que acredita que um satélite teria massa menor e, por isso, acarretaria em menos danos. Miranda complementa afirmando que, dependendo do tamanho e do material, segundo Miranda, poderia, sim, causar danos. "Imagine um objeto do tamanho de uma geladeira pegando fogo e caindo no meio de uma cidade", exemplifica.

Um grupo de amigos se reuniu na noite do último sábado, no Marco Zero do Recife, para beber e tocar violão. Até que, por volta das 20h, todos viram um objeto redondo cruzando o céu. "Parecia uma estrela cadente, mas brilhava muito e deixava um rastro. Era impossível não ver. E estava caindo na direção oposta ao marco zero", afirma Ingrid Santos. De fato estava indo em direção ao sul e caiu em Alagoas.

Relatos no Facebook dão conta que o clarão foi visualizado em grande parte do litoral alagoano e de Pernambuco. Uma suposta foto do objeto, que já é considerado por muitos um meteorito, circula na rede social. No Facebook, internautas dizem ter observado o fenômeno nas praias de Maragogi, Barra de São Miguel, Maceió, Recife e outros municípios. Alguns contam que tiveram medo de se tratar do fim do mundo, outros acreditaram ser um óvni.

Apagão deixa mais de seis milhões de pessoas sem luz no Nordeste durante 20 minutos

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, convocou uma reunião geral do setor elétrico para identificar as causas do apagão que atingiu sete estados do Nordeste. Mais de seis milhões de pessoas ficaram sem energia. Uma falha na estação da Eletronorte, em Imperatriz, noMaranhão, pode ter sido a causa do apagão de sábado (22) que durou mais de uma hora no estado e atingiu 1,6 milhão pessoas em 53 cidades maranhenses.

"O problema aconteceu em Imperatriz e está sendo investigado a partir daí", diz o executivo de imprensa da CEMAR Luiz Carlos Cardoso. Como o sistema é interligado, qualquer problema que aconteça pode desencadear um efeito cascata, como ocorreu. O apagão atingiu outros seis estados.

No Ceará, 1,5 milhão de pessoas em 97 cidades ficaram sem luz. A interrupção no fornecimento durou 20 minutos. Na Paraíba moradores de 120 cidades ficaram no escuro por meia hora. Em Pernambuco
 , 1,4 milhão casas e lojas ficaram sem energia durante 22 minutos. É quase metade dos consumidores do estado. Em Alagoas , 61 municípios ficaram sem luz durante 20 minutos. Em Sergipe, faltou luz em mais de 80% dos municípios, mas a interrupção foi rápida : durou de dois a 13 minutos e 500 mil clientes foram atingidos. Já a Bahia teve o maior número de consumidores prejudicados: 1,8 milhão. Foram 20 minutos sem energia em 289 municípios.

Objeto não identificado visto em Alagoas e Pernambuco

Na noite de sábado, 22 de setembro, um objeto não identificado aparentemente em queda foi visto nos céus de diversas cidades do litoral de Alagoas e Pernambuco. O estranho fenômeno foi divulgado e intensamente debatido em redes sociais, causando apreensão em algumas pessoas, que já lançam as mais diversas teorias para explicá-lo.

Em sites como o Climatempo as testemunhas também repercutiram o fato. Suzilene Clemente, por exemplo, avistou o objeto as 20h00 na praia de Peroba, Alagoas, próxima a divisa com Pernambuco: "Foi observado uma bola brilhante semelhante a uma estrela cadente na direção norte /sul, desaparecendo rapidamente. Seguiu-se um forte estrondo! Estava ao celular com uma amiga em Pernambuco que presenciou o fato no mesmo instante, no município de Catende"

Mais uma testemunha, Heverlane Carlos, descreveu como o suposto UFO foi visto nas cidades de Japaratinga. Também no Recife o objeto foi visto por um grupo de amigos, reunidos no Marco Zero por volta das 20h00 do sábado. Descreveram-no como semelhante a uma estrela cadente, muito brilhante e deixando um rastro, seguindo em direção ao sul para Alagoas. Em Maragogi testemunhas se disseram assustadas com a bola de fogo, dizendo que caiu no mar com um estrondo. Pescadores no domingo afirmaram que ficariam atentos na tentativa de localizar vestígios do objeto.

Consultado, o astrônomo Antônio Carlos Miranda disse não acreditar que se trate de um asteróide, pois há várias agências monitorando os céus e nenhuma deu o alarme da aproximação de um desses corpos. Entre as possíveis explicações, mencionou uma ilusão causada por nuvens: "Há algumas muito finas que não podem ser vistas. Quando se posicionam na frente de algum astro que esteja brilhando, podem refletir a luz".


--
Você recebeu esta mensagem porque, para nossa alegria, está inscrito no Grupo "Gênesis-Br".
.
Para enviar um e-mail para o grupo envie para genesis-br@googlegroups.com e ficaremos mais felizes ainda com a sua participação.
.
Visite nossa página em: www.genesisbr.com e seja muito bem vinda(o).
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Gênesis-Br" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para genesis-br@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/genesis-br?hl=pt-BR.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário