segunda-feira, 2 de julho de 2012

RE: 4700 { Gênesis } => Momento difícil

Estimado Felipe e demais Genesianos,
 
        Acredito que esta tenha sido a resposta para meus próprios momentos difíceis ..que tenho transitado há "eons" de tempo. A impressão que estas palavras de sabedoria causaram em mim nesta manhã de segunda feira foram de muita profundidade...Um grande pulsar em meu coração!
        Toda vez que precisamos tomar decisões e fazemos isto de instante a instante, havemos que tomá-las com nosso sagrado coração; isto é: colocando o Amor Incondicional na dianteira, pois como saber o certo ou errado perante uma consciência cósmica, senão através dos ensinamentos cristicos, budicos....ou do TAO..ou etc.
        Havemos que estar conscientes de que os seres humanos não são os nossos inimigos. Nosso inimigo é a violência, a ignorância e a injustiça que existe em nós e nos outros. Quando nossas armas são a compaixão e a compreensão, não lutamos contra outras pessoas, e sim contra a tendência de invadir, dominar e explorar que fazem parte de nossa natureza também...É óbvio que não desejamos "deletar" ninguém de nossos "arquivos" ,mas não deixaremos que nos dominem ou explorem. Precisamos nos proteger agindo com compaixão..o que significa usar nossa inteligência para impedir que as outras pessoas cometam violência contra si mesmas ou contra nós. A ação não violenta que emana do amor é uma ação inteligente.
        Sentir compaixão não significa sofrer desnecessariamente ou deixar de ter bom senso (equilíbrio). Sentir compaixão não significa deixar que os outros se aproveitem de você, permitindo que causem sua destruição. E não é necessário ser um monge ou monja para agir com compaixão e discernimento (sem julgar). Quando praticamos o viver consciente, ajudamos outras pessoas a agirem com compaixão também.
        O fato de sermos gentis e bondosos não quer dizer que somos passivos. Uma natureza compassiva trás os aspectos da compaixão e do discernimento, além da capacidade de expressar o amor e a aceitação em atitudes coerentes a cada situação que se nos apresenta. O amor está sempre em nós como a luz do sol que, mesmo quando chove, brilha acima das nuvens. Assim é que devemos dar ao amor a chance de manifestar-se enquanto pudermos. E para tanto, havemos que aprender a lidar com nossos sentimentos destrutivos, através do entendimento e da compaixão. A pessoa mais beneficiada somos nós mesmos.
        Te Vejo!
        Grande Abraço Cósmico
        Sol Cristal
         
       

ROSA MARIA
 

From: fdn_paulista@hotmail.com
To: genesis-br@googlegroups.com
Subject: RE: 4697 { Gênesis } => Momento difícil
Date: Mon, 2 Jul 2012 02:13:40 +0000

Ed,

Busquei a explicação através de texto, de Lao Tsé.

*** Síntese das* Antíteses ***

 
Só temos consciência do belo, quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom, quando conhecemos o mau.
Porquanto o Ser e o Existir se engendram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares,
O alto e o baixo formam um todo.
O som e o silêncio formam a harmonia.
O passado e o futuro geram o tempo.
Eis porque o sábio age pelo não-agir. E ensina sem falar.
Aceita tudo que lhe acontece.
Produz tudo e não fica com nada.
O sábio tudo realiza – e nada considera seu.
Tudo faz – e não se apega à sua obra.
Não se prende aos frutos da sua atividade.
Terminada a sua obra, e está sempre no princípio.
E por isso a sua obra prospera.
 
Encontrei também uma explicação razoável para quem quiser aprofundar no tema.

 

EXPLICAÇÃO (por Humberto Rohden):
Neste capítulo proclama Lao-Tse a grande lei da bipolaridade do Universo e de todas as coisas. Nada é somente o Uno, e nada é somente o Verso – tudo é Universo, unidade na diversidade, equilíbrio dinâmico, harmonia cósmica.


Não há círculos unicêntricos no Universo, há tão-somente elipses bicêntricas, quer no mundo dos átomos, quer no mundo dos astros.
E, como o anthropos é um microcosmo, feito à imagem e semelhança do grande kósmos, deve também o homem obedecer à mesma lei da bipolaridade, que rege o macrocosmo.


Quem só enxerga o belo no belo, e o bom no bom, é unicêntrico, monótono, acósmico, ou anticósmico, porque unipolarizado. Para ser bipolarizado, univérsico, como o cosmos, deve o homem ver o belo e o feio, o bom e o mau, como duas antíteses complementares, que se integram na grande síntese, sem se diluírem nela. Se o belo e o feio, o bom e o mau fossem duas antíteses contrárias, em vez de complementares, nunca poderiam integrar-se nunca síntese harmoniosa, feita de unidade na diversidade.


Esta bipolaridade univérsica rege o mundo infinitamente pequeno dos átomos, onde os eléctrons negativos giram elipticamente em torno do seu próton positivo; rege o mundo infinitamente grande dos astros, onde os planetas traçam a sua órbita elíptica em torno do seu sol; rege o mundo misterioso da eletricidade e da eletrônica, onde luz, calor, movimento, som e cores são produzidos por dois pólos, o ânodo (positivo) e o cátodo (negativo); rege o mundo de todos os seres vivos superiores, que só existem graças aos pólos masculino-dativo e feminino-receptivo.


O Ser Infinito, que se revela nos Existires Finitos; o Creador-Uno, que se manifesta nas Creaturas-Verso, Brahman, revelado e velado por Maya – são expressões da bipolaridade do Universo.


Quando então o homem possui a reta experiência cósmica do seu Ser, pratica ele a reta vivência ética no seu agir: age dinamicamente, sem ruído nem afobação; age extensamente em virtude da sua profunda intensidade. Ensina silenciosamente pelo que ele é internamente, e não pelo que diz ou faz externamente no plano do seu agir. Trabalha intensamente, como diz Krishna, mas renuncia a cada passo aos frutos do seu trabalho; depois de ter feito tudo o que fazer devia, o sábio diz, segundo as palavras do Cristo: agora sou servo inútil; cumpri a minha obrigação, nenhuma recompensa mereço por isto.


O sábio desaparece sempre por detrás das suas obras; ele é tão anônimo como Ta, cuja ausência invisível realiza todas as presenças visíveis. É ativo na passividade.


O sábio está invisivelmente presente em suas obras, e visivelmente ausente de toas elas, porque ele age pelo seu Ser, muito mais que pelo seu Fazer ou Dizer. Age sem Agir. É cosmo-agido, e não ego-agente.


Neste capítulo celebra Lao-Tse a apoteose do homem univérsico, cuja invisível Fonte "Eu", faz fluir as águas vivas através dos canais visíveis do seu "ego", assim como, no cosmos sideral, o Uno Infinito se revela em todos os versos Finitos.


Toda a sabedoria está em que o Verso (ego) se deixe sempre guiar pelo Uno (Eu) que este vá sempre na vanguarda, e aquele na retaguarda.


 Profano = verso sem Uno.
    Místico = Uno sem Verso.
         Cósmica = Uno e Verso.




> Subject: 4566 { Gênesis } => Momento difícil
> From: ed@genesisbr.com
> Date: Wed, 13 Jun 2012 15:07:04 -0300
> To: genesis-br@googlegroups.com
>
> Amados Genesianos, preciso de ajuda.
>
> Sabem qual minha sensação hoje? É a de ter nadado tanto para estar morrendo na praia.
>
> Porque tanta falsidade?
> Porque tanta mentira?
> Porque tanta maldade?
> Porque tanta gente má?
> E porque tanta gente acreditando no mal? o que é pior ainda!
>
> De onde vem tudo isso?
> Porque tem que existir tanta maldade e tanta gente envolvida por ela?
> Como conviver e como agir com tanta gente que ao invés de se entregar ao amor e a verdade não enxergam e se deixam envolver pelo mal, totalmente obscurecidos?
>
> Qual o propósito de tudo isso!
> Porque está cada vez mais intensa essa energia?
>
> Eu sempre soube essas respostas, ou pelo menos achava que sabia. Hoje questiono, estou inseguro e desmotivado na reta final.
>
> Enquanto na Gênesis, a proteção é total, mas porque fora dela esse turbilhão de maldade envolve tantos ao meu redor?
>
> Ajudem-me com as respostas que eu quase questiono. Meditem e busquem ajuda comigo.
>
> No amor, agradeço.
>
> Ed
>
> Enviado via iPhone por
>
> Edgar Aloise Cortez
>
> 11 9933-5466 - vivo
> 35 9967-7722 - vivo
> 35 9130-3032 - TIM
> Skype => ed.cortez05
> Viber => +551199335466
> WhatsApp => +551199335466
> MSN => edcortez05@hotmail.com
>
> --
> Você recebeu esta mensagem porque, para nossa alegria, está inscrito no Grupo "Gênesis-Br".
> .
> Para enviar um e-mail para o grupo envie para genesis-br@googlegroups.com e ficaremos mais felizes ainda com a sua participação.
> .
> Visite nossa página em: www.genesisbr.com e seja muito bem vinda(o).

--
Você recebeu esta mensagem porque, para nossa alegria, está inscrito no Grupo "Gênesis-Br".
.
Para enviar um e-mail para o grupo envie para genesis-br@googlegroups.com e ficaremos mais felizes ainda com a sua participação.
.
Visite nossa página em: www.genesisbr.com e seja muito bem vinda(o).

0 comentários:

Postar um comentário