quarta-feira, 4 de julho de 2012

4731 { Gênesis } => Fwd: Trabalhando a sombra interior


Foi seguindo os caminhos da Natureza que Jung descreveu este mesmo
jogo antagônico na psique humana.

Jung chama a atenção para o perigo de haver identificação com um dos
pólos, o que resultaria em doença psíquica. A unilateralidade romperia
a tensão necessária para manter o equilíbrio e a saúde psíquica.

O oposto da atitude consciente é a sombra, que, ao ser reprimida, faz
pressão para se manifestar. Daí a necessidade de se procurar conectar
a força oposta da consciência.

Como acredita Jung, "é no oposto que se acende a chama da vida".

Ele  alerta que o confronto com os opostos, e a sua integração, é
fundamental para o processo de individuação, para se alcançar a
Totalidade, para que o homem se torne um ser, não perfeito, mas mais
feliz.

Totalidade inclui reconhecer e aceitar em si, as qualidades que estão
em oposição "ao ideal do ego", as qualidades opostas aos valores
culturais e morais.

A integração dos opostos é um processo que começa pelo reconhecimento
da sombra, ou seja, da parte da personalidade que contém os aspectos
primitivos, reprimidos, inadequados aos padrões estéticos e morais de
uma cultura.

Tomar consciência da sua sombra é condição "sine qua non" para o
indivíduo começar o caminho rumo ao auto-conhecimento, rumo à
consciência.

O homem que não conhece sua face sombria, é um homem que só conhece
uma face de "sua moeda", é um ser unilateral, falsamente iludido sobre
sua natureza humana, e, por isso, presa fácil do mal, adepto do
recurso de projetar no outro, no mundo, as qualidades que não
reconhece em si.

Do ponto de vista conceitual, é Freud quem faz a análise mais profunda
da divisão entre o lado luz e o lado sombra da psique humana. Mas é
Jung quem dá à sombra uma abordagem mais ampliada.

Segundo Jung, Criador e criatura deveriam ser uma toalidade, mas
devido à cisão perpetuada pelo Cristianismo, surgiu o mundo de luz e o
mundo de trevas.

O Taoísmo afirma que tudo é criado pela integração dos opostos ( yin-
yang ) que representam a luz e a sombra, o positivo e o negativo, o
bem e o mal.

Estes pares de opostos são pares complementares da Natureza que nunca
podem ser separados. São princípios do Universo e toda a Criação está
sujeita a este contraponto.

A sombra não é basicamente má. Há grande energia e potencial na porção
reprimida. Esta energia precisa ser conectada e amalgamada à
personalidade, e não unilateralizada. Porque, tanto para o bem como
para o mal, não se deve sucumbir a nenhum dos opostos.

Sendo um arquétipo, a sombra tem conteúdos afetivos poderosos, com
capacidade de autonomia, obsessão e possessividade que lhe dão
capacidade de ascendência sobre a estrutura do ego.

A sombra representa o arquétipo do bode expiatório, do 'outro", sobre
o qual é lançada toda a culpa, toda a maldade do indivíduo que ele não
reconhece como sua.

Através do recurso do bode expiatório, o homem nega sua sombra. O bode
expiatório presta um serviço ao seu acusador, na medida em que ele
carrega para esse, o fardo de sua sombra feia, inadequada ao "padrão
de beleza" que o ego idealiza.

A sombra reprimida e relegada ao inconsciente, torna-se um potencial
de energia, energia essa que vem a tona sob a forma de projeção.

Na projeção a relação com o mundo externo é uma relação revestida de
ilusão.

O meio ambiente ganha a configuração que a sombra lhe dá: a maldade, a
feiúra que o homem não admite como sua, é lançada no ambiente, no
outro.

A metade bonita, perfeita, ele abraça como sua, o que resulta num ser
dividido, de ego inflado, pretensamente bom.

Um dos prejuízos que a projeção traz é que a pessoa reage ao ódio e
violência "que-lhe mandam" com mais ódio e violência e o círculo
vicioso se forma. A projeção faz surgir, literalmente, no outro e no
ambiente, as situações que o indivíduo projeta.

O perdão aos outros é um modo de dizer que já nos aceitamos
integralmente, com nossa sombra. O perdão é a própria aceitação da
vida como ela é.

Ana Maria Guardado- Psicóloga
Para atendimento:
Clínica EQPSI: (62) 3253-10-69

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