Imagem: arinas74
Os mitos sobre saúde se espalham por todos os meios. Correntes de e-mail, amigas da avó, celebridades que tornam públicos seus métodos nada ortodoxos para perder peso (comer só papinha de bebê, tomar água quente com limão antes de dormir etc.).
O livro recém-lançado “Por Que Canja de Galinha Cura Resfriado“, do jornalista Anahad O’Connor, do “New York Times” é um antídoto contra essas lendas urbanas. Usando temas do livro como referência, a reportagem buscou respostas para dez questões controversas. E, a partir do próximo domingo, Saúde vai responder a uma pergunta dos leitores por semana.
1. COMER À NOITE ENGORDA MAIS?
Sim, quando se come muito carboidrato. Isso aumenta as chances da gordura ser armazenada, já que à noite o corpo gasta menos energia, diz o nutrólogo Celso Cukier. Mas não adianta só cortar massas do jantar para emagrecer. O que importa é o número de calorias ingeridas ao longo do dia.
2. ESQUENTAR ALIMENTOS EM EMBALAGEM DE PLÁSTICO TRAZ PROBLEMAS À SAÚDE?
Sim, especialmente para crianças. Segundo a endocrinologista Ieda Verreschi, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia não é recomendado aquecer ou congelar alimentos em potes de plástico porque pode ocorrer a liberação de bisfenol A, composto com propriedades semelhantes às de hormônios.
3. SABONETE GERMICIDA PROTEGE A SAÚDE?
Não. A pele já produz substâncias que a protege e a mantém em equilíbrio, diz o infectologista Marcos Antonio Cyrillo. O uso desses sabonetes facilita o aparecimento de bactérias mais resistentes a antibióticos. Use sabonete neutro.
4. EXISTE COMIDA COM CALORIAS NEGATIVAS?
Não, não há nenhuma comida que tire calorias do corpo. O que existem são alimentos que usam mais energia para serem digeridos e aumentam nosso gasto metabólico, como o café e o chá verde, mas isso não chega a influenciar na perda de peso, segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
5. CHURRASCO DÁ CÂNCER?
Assar a carne em altas temperaturas pode levar à formação de substâncias que causam mutações. E compostos tóxicos são formados quando a gordura respinga no carvão. Depois, unem-se à fumaça e à carne. Não há estudos conclusivos sobre o risco, diz Adriana Arisseto, do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Mas é bom não queimar demais a carne.
Leia as outras dúvidas no site da Folha.
Para ler mais:
Não deixe de visitar a Loja Mais Nutrição.Um site seguro onde você adquire seus produtos Herbalife parcelado em até 12x, frete grátis e acompanhamento personalizado!
0 comentários:
Postar um comentário