sábado, 12 de março de 2011

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição



As lições de uma família saudável

Posted: 11 Mar 2011 03:00 AM PST

Com uma mistura de exemplo, disciplina e criatividade, o casal Zardetto conseguiu transmitir bons hábitos alimentares aos filhos. Descubra o que é possível aprender com eles.

Os irmãos Marco, de 11 anos, e Rafael Zardetto, de 7, são daquelas crianças que a professora pega como exemplo. Não pelas notas – apesar de elas estarem acima da média –, mas pelo que levam na mochila: tomate-cereja, cenouras cruas, sanduíches naturais, frutas e até salada. No almoço, comem uma variedade de verduras e legumes de dar inveja a professoras de ioga[bb]. Como os pais, Cristina, uma dentista de 39 anos, e Ruy Zardetto, de 46, dono de uma oficina mecânica, conseguiram a façanha?

Calma. Eles não são de outro planeta. A família Zardetto come carne, há cookies no armário da cozinha, ketchup na geladeira e sorvete no freezer. As crianças sabem o que é pizza e sanduíche do McDonald's – e adoram. Rafael gosta de bala. Marco não rejeita chocolate[bb]. O que os torna diferentes da maioria é a predileção por alimentos saudáveis. Marco já levou cenouras e salada de alface para a festa de Halloween da escola. Rafael, o mais novo, também se habituou aos comentários surpresos dos amigos. Ele devora ao menos quatro tipos de fruta por dia. "Acho gostoso e estou acostumado", afirma.

Na casa dos Zardettos, fritura é exceção. A mãe não compra biscoito recheado nem refrigerante. Evita embutidos, congelados e temperos prontos. Há opções de grãos integrais, frutas secas, tudo à mão. O exercício da alimentação saudável começou cedo. Cristina fazia a papinha dos meninos sem misturar os legumes. "Eu queria que eles sentissem o sabor de cada um", diz. Com pouco mais de 6 meses, Marco e Rafael eram estimulados a comer legumes e frutas com as mãos. Os meninos faziam sujeira, lembra a mãe, mas aprenderam a brincar e gostar dos alimentos. Até quando foi possível, Cristina evitou salgados fritos, balas e doces em geral. A exposição tardia a esses alimentos, acredita, pode ter influenciado o paladar dos filhos. Marco pediu refrigerante pela primeira vez aos 5 anos. Rafael provou o primeiro brigadeiro mais cedo, com 1,5 ano. Cristina nunca os proibiu de comer nada. Mas não ter esses alimentos em casa contribui para que sejam exceção na dieta.

Leia o restante da reportagem e os 10 bons hábitos da família no site da Época.
Imagem: wormis

Para ler mais:

Não deixe de visitar a Loja Mais Nutrição.Um site seguro onde você adquire seus produtos Herbalife parcelado em até 12x, frete grátis e acompanhamento personalizado!


0 comentários:

Postar um comentário