quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


O Comportamento no Buffet – Tudo o Que Puder Comer ou Tudo o Que Deveria Comer

Posted: 22 Sep 2010 08:42 AM PDT

Tradução do texto do blog Discover Good Nutrition: Buffet Behavior – All You Can Eat or All You Should Eat?

O Comportamento no Buffet – Tudo o Que Puder Comer ou Tudo o Que Deveria Comer

Imagine-se num buffet “boca livre”. Você está sentado de frente ou de costas para ele? Você está num balcão ou numa mesa? Você primeiro olha todo o buffet antes de decidir o que comer, ou você apenas vai se servindo? Para o olho bem treinado, a forma como você se comporta na fila do buffet poderia dizer muito sobre você – e pode influenciar muito bem no quanto você come.

Alguns anos atrás, um artigo publicado na revista Obesity* revelou algumas descobertas de um estudo bem bolado. Um total de 22 “observadores treinados” foram espalhados entre os 11 buffets livres chineses em todo o país, onde eles observaram às escondidas mais de 200 pessoas.

Eles foram treinados para estimar bem o peso e a altura de cidadãos aleatoriamente e em seguida, usar essa informação para calcular seu índice de massa corporal (ou IMC) que é uma maneira simples de expressar o peso de uma pessoa em relação à sua altura. Depois disso, eles se sentavam, observavam e gravavam o que viam – e as descobertas foram notáveis.

Havia diferenças claras observadas no comportamento entre as pessoas com peso normal e as pessoas acima do peso. Aqueles com IMC na faixa normal eram mais propensas sentar-se num balcão, enquanto o pessoal do alto IMC eram muito mais propensos a sentar-se numa mesa. As pessoas mais pesadas também foram mais propensas a sentar-se de onde elas pudessem olhar a comida, ao invés de sentar de costas para ela.

Os observadores também notaram que os clientes com peso normal tendiam a dar uma olhada no buffet inteiro antes de decidir o que comer – e eles colocaram suas escolhas em pratos médios. A maioria dos clientes com excesso de peso apenas começou a se servir de uma vez, empilhando os alimentos – e usaram pratos maiores. Mesmo a escolha dos talheres foi diferente – a maioria das pessoas com peso normal optou por comer com pauzinhos, enquanto que os com excesso de peso optou por um garfo.

Agora, quem estiver tentando perder peso sabe que existem muitas dicas para mudar o comportamento alimentar – comer devagar, manter os alimentos tentadores fora de vista, praticar o controle de porção e planejar antecipadamente suas refeições. Então, o que fez este estudo tão interessante é que foi uma observação do mundo real destes princípios.

Quando os alimentos são fáceis de pegar e comer, tendemos a comer muito mais deles. Estamos muito adeptos de usar garfos e cavar nossa comida, por isso não surpreende que as pessoas mais pesadas prefiram este método, já que é a maneira mais fácil e rápida de fazer o trabalho. Também é muito mais fácil e mais rápido levantar de uma cadeira, em vez de um balcão, a fim de voltar ao buffet.

Dar uma volta pelo buffet primeiro – algo que clientes de peso normal tendem a fazer – diz que você está planejando com antecedência o que você vai comer. Clientes mais pesados pareciam ter apenas um plano – de comer, e comer muito. E jogaram pela janela o controle de porção quando optaram por pratos maiores. Manter alimentos tentadores fora do alcance de vista? Difícil de fazer quando você se senta de frente para o buffet.

Se você dá valor ao futuro, leve em consideração o valor nutritivo de sua refeição ao invés da quantidade de comida que você está recebendo para o dólar. Só porque a placa que diz “tudo o que você puder comer”, não significa que você deve.

* Wansink B and Payne CR. Eating Behavior and Obesity at Chinese Buffets. Obesity. 16(8):1957-60, 2008.

Escrito por Susan Bowerman. Susan é um consultora da Herbalife.

Para ler mais:

Não deixe de visitar a Loja Mais Nutrição.Um site seguro onde você adquire seus produtos Herbalife parcelado em até 12x, frete grátis e acompanhamento personalizado!


0 comentários:

Postar um comentário